Diminuir as rugas, clarear manchas da pele, combater radicais livres: os benefícios de usar produtos com vitamina C

Foto: Adriana Franciosi
Foto: Adriana Franciosi

Por Laryssa Araújo, especial

Os efeitos da vitamina C na pele são quase como um truque de mágica. A vitamina é capaz de aumentar a produção de colágeno, clarear as manchas da pele, proteger contra os danos da exposição solar, cicatrizar feridas e minimizar os efeitos nocivos dos radicais livres. Sim, isso quer dizer uma pele mais firme, radiante e com menos linhas de expressão e rugas. Não há contraindicação: a substância pode ser usada como efeito preventivo em todos os tipos de pele. A vitamina C tópica, encontrada em cremes, loções e géis, mantém uma concentração maior na pele do que quando ingerida por via oral. Elencamos alguns motivos para você incluir formulações com vitamina C nos seus cuidados estéticos.

Combate as rugas…

A vitamina C é um dos fatores essenciais para a produção e estabilização do colágeno, explica o dermatologista Tiago Recena, especialmente dos colágenos I e III, os principais do nosso corpo. O colágeno mantém mais água e elasticidade em suas fibras, prevenindo o surgimento de rugas. Além da pele, o colágeno também ajuda a deixar cabelos e unhas mais bonitos.

:: 10 produtos e tratamentos de beleza com chocolate para cuidar da pele e dos cabelos

Reduz danos do sol…

A ação antioxidante da vitamina C protege a pele dos raios solares e reduz os efeitos provocados pelo sol, explica a dermatologista Juliana Fonte:

– Isso ocorre tanto para o envelhecimento quanto para o surgimento do câncer de pele, agindo em parceria com os filtros solares.

Isso não quer dizer que a vitamina C seja substituta do protetor solar, porque funciona para outros propósitos.

– A vitamina C não protege de queimaduras solares, mas da liberação de radicais livres pelos raios ultravioletas – esclarece Tiago Recena.

É um poderoso antioxidante…

Os radicais livres são substâncias tóxicas produzidas pelo próprio organismo ou por fatores externos como sol, cigarro, estresse e poluição – que, em condições normais, nosso corpo se encarrega de neutralizar naturalmente. As substâncias antioxidantes são as responsáveis por reagir e neutralizar os níveis de radicais livres no organismo. E a notícia boa? A vitamina C é rica em antioxidantes e neutraliza os radicais livres pelas reações químicas.

– Além disso, a vitamina C tem efeito clareador e melhora a imunidade.

É fundamental no processo de cicatrização e produção de colágeno, previne doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, catarata, melhora a fertilidade masculina e a absorção de ferro – explica Juliana Fonte.

Quer mais? Reponha sua reserva diária

A vitamina C está presente em vários alimentos, principalmente nas frutas cítricas, como kiwi, acerola, caju e morango. Os legumes verde- escuros são ricos em vitamina C: brócolis, couve e agrião, por exemplo. É possível encontrá-la também em alguns alimentos de origem animal, como o leite de vaca e de cabra e os fígados, tanto do boi quanto de porco ou de frango.

– O corpo costuma trabalhar com uma reserva de 1500mg de vitamina C, que rapidamente se degrada perante o sol e o oxigênio, por isso precisamos repor diariamente. Em alguns casos, é preciso complementar com vitamina C em forma de suplementos em cápsulas – explica o dermatologista Tiago Recena.

Leia também
:: Acne na idade adulta: conheça as causas e saiba como tratar
:: Com que frequência e como se deve lavar os cabelos?

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna