Do pescoço aos pés: como hidratar as diferentes áreas do corpo

Nosso cartão de visitas oficial, é ao rosto que costumamos dedicar a maior parte dos procedimentos de beleza e cuidados estéticos diários. Mas não é apenas a pele do rosto que requer cuidados e, principalmente, hidratação específica. Cada parte do corpo também apresenta suas peculiaridades, com diferentes necessidades. Conheça as diversas características de algumas regiões específicas e aprenda como a hidratação correta pode deixar a cútis macia e bem tratada ao longo de todo o corpo.

:: Pele madura: como disfarçar as linhas de expressão
:: Vitamina C é aliada na hidratação e combate o envelhecimento da pele

Mãos

Sem a hidratação correta, as mãos podem sofrer, além da desagradável sensação de aspereza ao toque, com fissuras e até descamamentos na superfície da pele. Quem trabalha com componentes químicos, lava louça ou roupa à mão ou passa o dia digitando ao computador também precisa dedicar especial atenção em manter as mãos macias.

Para evitar a perda de água, não basta aplicar o hidratante apenas uma vez por dia: o ideal é besuntar as mãos ao menos cinco ou seis vezes diariamente para uma proteção eficaz. Quer fazer disso um hábito? A dica é investir em pequenas embalagens que possam ser levadas na bolsa, na mochila da academia e até mesmo guardadas na gaveta do escritório. E não esqueça de massagear ainda unhas e cutículas com o creme: elas também beneficiam-se da hidratação proporcionada pelo produto.

Pés

Com o início da temporada dos pezinhos de fora, lá vêm elas: as temidas rachaduras, que atingem em especial calcanhares e a parte inferior dos dedos. Quando desidratadas ao extremo, elas podem descascar e provocar fissuras profundas na pele. Na hora de escolher um hidratante, aposte nos específicos para os pés: eles costumam ser mais consistentes do que cremes corporais e com maior poder de penetração. Fórmulas contendo ureia ou ácido salicílico atacam ainda mais o problema e podem ser uma boa opção para quem prefere não utilizar lixa ou similares na remoção de células mortas.

O ideal é que a aplicação do hidratante seja feita logo após o banho, com a pele ainda úmida. No entanto, é preciso evitar a delicada área entre os dedos, que deve permanecer seca e livre de cremes para evitar a proliferação de bactérias, responsáveis por causar frieiras e outros problemas. Para quem tem agonia da sensação de ter os pés “escorregando” nos sapatos, a dica é abusar do hidratante antes de dormir: guarde o tubinho ao lado da cama, aplique o creme já deitada e acorde com pezinhos de cinderela.

Joelhos e cotovelos

Normalmente mais áspera e ressecada, a pele dos joelhos e dos cotovelos sofre do mesmo mal: é mais flexível, para permitir a movimentação, e também sofre maior atrito por recobrir regiões que servem de apoio ao corpo. No caso de um guarda-roupa repleto de peças em jeans ou materiais sintéticos mais grossos, o dano é ainda maior devido a um também excessivo atrito de cotovelos e joelhos com os tecidos.

Hidratar diariamente as regiões, de preferência após o banho (para evitar a perda de emolientes naturais), é o passo número 1 rumo a uma pele mais lisinha. Caso a aspereza tenha sido responsável por algum grau de escurecimento da epiderme nesses pontos, uma fórmula contendo ureia e lactato de amônia ou ácido salicílico, combinados a outros ácidos, contribui para deixar a pele macia e também mais clara. Por afinarem a pele, os ácidos são ótimos aliados de joelhos e cotovelos, especialmente cremes com ácido glicólico ou retinoico.

Colo e pescoço

Especialmente na primavera e no verão, a região do colo e do pescoço sofre com a agressão do sol, em especial para quem tem a pele muito clara – o que pode ocasionar, além de ressecamento, vermelhidão e o surgimento de sardas, manchas e sinais. Por isso, é fundamental aliar proteção solar à hidratação da pele dessas áreas – e quanto mais clara a pele, tanto mais alto deve ser o FPS. Um filtro com hidratante pela manhã diariamente é fundamental. À noite, um creme com agentes antioxidantes ajuda a hidratar ao mesmo tempo em que promove uma reparação dos danos provocados pelos raios solares durante o dia.

Nesta época de maior calor, o ideal é evitar loções e até mesmo perfumes que contenham extratos de frutas cítricas, que podem causar irritação e até queimaduras.

donnabrands

 

Sorbet Hidratante Corporal Vinoterapia

Para uma pele revitalizada

O Boticário

O tratamento supersensorial que renova a sua beleza

– Hidrata por até 30 horas sem deixar a pele oleosa.
– É rico em antioxidantes, que protegem a pele das agressões externas e da ação do tempo.
– Tem textura leve e fragrância duradoura.

Leia mais
Comente

Hot no Donna