Economize! Saiba usar soluções caseiras e ingredientes naturais para cuidar da pele do rosto

Para muitas de nos, o inverno é sinônimo de uma temporada de sofrimento com pele seca ou sensível. Para combater os efeitos colaterais da estação, que agridem demais o rosto, uma boa ideia é apostar em ingredientes naturais para fazer compressas e máscaras caseiras.

– Existem alguns elementos que todos temos em casa e que podem ser usados para hidratar e acalmar a pele. Eles não têm contraindicações e podem ser usados de forma geral por todo mundo – explica o dermatologista Luiz Carlos Pereira.

:: De limpeza de pele a plástica, 15 tratamentos para fazer no rosto
:: Por que produtos de bebê não devem ser usados indiscriminadamente na pele dos adultos

Entre estes ingredientes estão os chás, como os de camomila e o verde, que podem ser usados para fazer compressas e diminuir a vermelhidão da pele irritada ou ressecada. O médico alerta, porém, para o fato de que esse efeito é superficial, ou seja, não trata a pele em longo prazo. Outra velha conhecida, quando o assunto é solução caseira para uma pele mais bonita é a aveia, que é fonte de vitaminas. A substância diminui a ação inflamatória de outros tratamentos que possam ter deixado a pele fragilizada.

01tftpelecare07052015_al

Para o dermatologista Lincoln Fabrício, as máscaras e as compressas funcionam, mas atuam mais como complementos para os tratamentos dermatológicos convencionais.

– São ótimas opções para momentos de relaxamento em casa, proporcionam conforto, em especial para quem está passando por procedimentos como peeling, por exemplo – explica ele.

:: Alerta! Sete erros que cometemos nos cuidados com a pele
:: Empresa britânica emprega teste de DNA para definir tratamento de pele personalizado

Esse também é o caso das rodelas de pepino sobre os olhos – uma boa ideia é deixar o vegetal na geladeira antes, para que o efeito gelado ajude a acalmar a pele e diminuir o inchaço provocado por olheiras, por exemplo. E quem está com a pele muito ressecada pode apostar ainda nas máscaras de mel, que têm efeito hidratante – para isso, é só deixar uma camada do produto sobre a pele por alguns minutos e depois enxaguar bem. O mel também é amplamente usado para fazer esfoliações caseiras, misturado com açúcar.

– Nesse caso, é bom ter cuidado e não esfoliar a pele mais de uma vez por semana, ou você acaba retirando a camada de proteção natural, o que torna a pele mais propensa a inflamações e eczemas – complementa Fabrício.

De olho na despensa

Para ação calmante e refrescante sobre a pele, o dermatologista Luiz Carlos Pereira dá uma receita simples: coloque quatro colheres de sopa de aveia dentro de um saquinho de pano fechado e jogue em meio litro de água fervente por 40 minutos. Depois que a água esfriar, use a água para lavar o rosto (ou mesmo o restante do corpo).

Para conseguir um efeito de pele lisinha, misture um pouco de açúcar a duas colheres de mel (quanto mais natural, melhor) e passe no rosto úmido, fazendo uma leve massagem. O efeito esfoliante dos grãos de açúcar retira as células mortas e deixa a pele mais luminosa.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna