Edu Tattoo conta como se tornou um dos tatuadores mais famosos do RS

Saiba os cuidados necessários antes e depois de fazer uma tattoo

Foto: Adriana Franciosi

Quando tinha cinco anos, Eduardo De Mingo Schettert vivia com a boca cheia de chiclete. Não era o sabor doce que o atraía, mas os desenhos que vinham enrolados dentro das embalagens e que, com a ajuda da saliva, tornavam-se tatuagens no corpo. Cresceu alertando os pais: “Vou ser tatuador e ter um dente de ouro”.

A mãe achava graça, o pai nem tanto. Era repetitivo em dizer que o jovem deveria estudar e procurar um “trabalho de verdade”. Hoje, aos 51 anos, Eduardo é um dos tatuadores mais conhecidos de Porto Alegre ? a ponto de seu sobrenome ter praticamente virado Tattoo ? e, sim, tem um dente de ouro. De temperamento calmo, diz compreender o tabu que o desenho na pele significava na época:

? Na década de 40, a tatuagem era quase uma atração de circo. Só era encontrada em piratas, marinheiros e prostitutas. Já a partir dos anos 1970, com Caetano, os Novos Baianos e o questionamento sobre o que estava acontecendo politicamente no país, veio o cabelo black power, o modo diferente de se vestir e as atitudes fora dos padrões da sociedade. E a tatuagem foi o elemento perfeito para isso. Eu estava dentro desse grupo, era um adolescente rebelde e queria transgredir, queria um ritual de passagem na minha vida. O fato de ser algo proibido naquele tempo contribuiu para o preconceito.

De agulha em punho desde os 15 anos, Edu Tattoo aprendeu a marcar a pele alheia copiando desenhos de revistas, e se tornou um profissional experiente a ponto de ensinar aprendizes no casarão da Ramiro Barcelos, que abriga seu estúdio.

Conta que com a popularização da tatuagem, a partir do ano 2000, vieram problemas para o mercado, como desenhos mal feitos e contaminação cruzada, decorrentes da inexperiência de alguns profissionais. Aproveita para recomendar que as condições de higiene do estúdios sejam sempre avaliadas.

E, apesar de na adolescência ter profetizado que os tatuados de ontem seriam os empregadores de hoje, só teve a certeza de que estava no caminho certo em 1990. Foi quando saiu para tomar uma cerveja com o pai e o ouviu dizer:

? Parabéns, você tem um belo de um negócio.

Assista ao vídeo em que Edu dá dicas para a primeira tatuagem:

O #ficadica do Edu

> O dia da tatuagem no Brasil é comemorado em 21 de julho.

> Tatuagem vicia. Edu garante que quem faz a primeira já sai da cadeira do profissional pensando no próximo desenho.

> Fazer tatuagens em número ímpar é superstição, não existe nenhuma lenda ou história que confirme a teoria.

> Tomar banho antes de fazer a tatuagem ajuda a evitar possíveis infecções.

> Mulheres devem evitar fazer tatuagens durante o período pré-menstrual por causa da sensibilidade.

> Antes de fazer uma tatuagem a pessoa precisa pensar em suportar: a dor, o preconceito e o próprio desenho pela vida toda.

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna