Em que ordem eu vou? Siga a sequência correta para aplicar os cosméticos no rosto e otimize o efeito de cada um

Primer, sérum, BB cream, corretivo, protetor solar. É tanta coisa para aplicar no rosto que a cabeça fica cheia de dúvidas. O que vai primeiro? Se eu passar tudo isso a pele vai pesar? O que é preciso reaplicar ao longo do dia? 

— A primeira medida é a higienização — esclarece a dermatologista Cristhiane Likes Mischiatti Sontoura.

— Dependendo do rosto da paciente, se não há excesso de oleosidade, espinhas ou alguma doença, basta lavar com água e o mesmo sabonete de uso diário para banho, desde que ele não seja muito abrasivo.

:: Especial Beleza! De limpeza de pele a plástica, 15 tratamentos para fazer no rosto
:: Por que quem tem acne precisa ter mais cuidados com a pele no inverno?

Caso a pele seja oleosa ou existam outras particularidades, o ideal é usar o produto indicado pelo seu dermatologista. Depois de limpar, é hora de hidratar com uma loção ou creme específico para seu tipo de pele.

— Séruns com vitamina C e E cumprem a função do hidratante para mulheres até a faixa dos 30 anos — lembra a dermatologista.

Para quem tem a pele mais oleosa, é possível pular a etapa da hidratação e ir direto para a seguinte: a proteção contra os raios nocivos do sol.

— O uso diário de filtro solar é indispensável, e o fator de proteção solar (FPS) deve ser, no mínimo, 30 — enfatiza Cristhiane.

Após esse passo, a pele estará pronta para receber o primer, caso você faça uso desse produto: ele disfarça o aspecto dos poros, preenche linhas finas de expressão e prolonga a duração dos outros cosméticos.

00b03dbb

 

Na hora do make

O processo de maquiagem começa com a base, responsável por uniformizar o tom da pele.

— Há filtros solares que têm base combinada, e alguns BB creams vêm com proteção solar. Dá para substituir o protetor e a base por esses produtos que cumprem duas finalidades — sugere a especialista.

:: As diferenças e cuidados específicos para cada tipo de pele da face
:: Por que é importante redobrar a atenção à hidratação da pele no inverno?

Esses cosméticos “dois em um” são adequados para especialmente para quem prefere uma maquiagens mais leve ou quer passar uma quantidade menor de produtos no rosto.

— Ainda assim, segue a recomendação de um FPS de no mínimo 30, de marca confiável, indicada por um dermatologista — reforça Cristhiane.

Em seguida, vem a aplicação do corretivo, que disfarçará olheiras e pequenas imperfeições remanescentes. Depois. é só passar pó compacto nas áreas de maior oleosidade. A partir daí, o rosto estará preparado para blush, lápis de olho, sombra e o que mais você desejar.

00b03dbc

E a reaplicação?

Make pronto, você sai para o trabalho. O filtro solar tem duração de três horas e, antes do almoço, é preciso reaplicá-lo. E agora?

— Passe o protetor por cima de toda a maquiagem, não é necessário removê-la com demaquilante nem lavar o rosto. Depois, finalize com o pó compacto nas áreas de mais brilho — ensina Cristhiane.

:: #DonnaIndica: 13 opções para manter os lábios hidratados no inverno
:: 4 truques para fazer o batom durar mais na boca

00b03dbe

Porém, se a ideia de reaplicar creme ou loção por cima de todo o make não agrada, é possível substituir o filtro por um pó compacto com proteção solar. A reaplicação precisa ser repetida de três em três horas para garantir que sua pele esteja protegida.

— Não é somente o sol que faz mal. Há estudos mostrando que as luzes frias dos escritórios também provocam melasmas, manchas de coloração marrom mais comuns em mulheres — explica a dermatologista.

Depois de passar tudo isso, a pele não vai ficar pesada?

— Tudo depende do rosto de cada uma. Se forem utilizados produtos adequados para o tipo específico de pele, não haverá problemas — garante a médica.

Por isso, consulte um especialista antes de eleger os cosméticos para sua nécessaire.

 

* Gazeta do Povo

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna