Escolha os produtos adequados para uma hidratação perfeita dos fios

Foto: Morgue File/Divulgação
Foto: Morgue File/Divulgação

Fios curtos, longos, coloridos, descoloridos, alisados ou relaxados. Independente do corte e da cor, a busca por cabelos hidratados é comum a todas nós. Nessa eterna busca, vale prestar atenção aos produtos utilizados na lavagem. Usar o xampu, o condicionador (ou máscara) e o leave in indicados para suas madeixas é uma das dicas mais preciosas. A máscara, por exemplo, tem um poder de nutrição intenso e jamais deve ser usada concomitante ao condicionador pois um tira o efeito do outro, aconselha o hair stylist Sheron Delcroix, de Florianópolis.

– Cada hidratação dura em média sete lavagens. Depois disso, é fundamental repetir o processo. E quanto mais longos, maior a necessidade de nutrição. O couro cabeludo lubrifica e nutre naturalmente os fios. Quando o cabelo é mais longo, essa nutrição natural não chega às pontas.

O leave in, que pode ser um creme ou óleo, é o queridinho do especialista:

– É um produto vital. Primeiro porque normalmente contém filtro solar. Além disso, ele disciplina, tira o aspecto seco e rebelde e, principalmente, nutre os fios. Se você não usa leave in, seu cabelo está desprotegido. Aplique após o banho, com os cabelos úmidos ou secos – explica o cabeleireiro.

Abaixo, Sheron dá dicas simples de nutrição para cada tipo de cabelo. Confira qual é o seu tipo e mãos à obra!

Cada cabelo, um tratamento:

Oleosos – use uma máscara leve, somente nas pontas.

Secos e ressecados – pedem uma nutrição mais reforçada. A máscara térmica, que age sob efeito do calor, é indicada.

Coloridos – importante usar um xampu específico para cabelos coloridos, que equilibra o PH da coloração e do couro cabeludo, com vitamina E, que é antioxidante.

Cabelo com mechas – um grande erro é aplicar máscara para cabelos coloridos. Os fios com mechas são descoloridos, por isso precisam de uma nutrição que feche as escamas, dê brilho e resistência.

Fios sob efeito de escova progressiva ou inteligente – use uma máscara que tenha na composição o produto com o qual é feita a escova inteligente. Isso ajudará a prolongar o efeito liso.

Cabelos com excesso de química – máscara reconstrutora das três camadas do fio. Por ser mais profunda, ela atinge as três camadas do fio a mais externa, a intermediária e o córtex do fio, camada mais difícil de atingir.

Fios com escova definitiva ou relaxados – a máscara com queratina evita que os fios se quebrem e ressequem e dá resistência. Importante: cabelos naturais não devem receber queratina, pois são fios que já contêm a queratina natural necessária.

Fios loiros quimicamente tratados – a máscara específica antiamarelo deixa o cabelo mais saudável e com efeito platinado.

Leia mais
Comente

Hot no Donna