Esfoliação ajuda a potencializar tratamentos de beleza

Parece que basta a temperatura começar a cair lá fora para que a pele mostre os primeiros sinais de ressecamento. Mas isso não é motivo para deixar a esfoliação fora da rotina semanal de beleza. Além de diminuir o acúmulo de células mortas, que deixam aquele aspecto craquelado, o procedimento também ajuda a tornar a pele mais receptiva aos tratamentos aplicados em seguida como o hidratante, um dos itens preferidos da nécessaire na estação.

– Para o inverno, o ideal é optar por esfoliantes mais suaves e com ativos hidratantes, deixando de lado os secativos. É importante lembrar que quem faz uso de ácidos (glicólico, retinoico etc.) já garante uma microesfoliação da pele constantemente, o que dispensa a esfoliação semanal – ensina a dermatologista Fernanda Casagrande.

Mais para cuidar da pele
:: Cápsulas da beleza! Nutricosméticos prometem reduzir rugas
:: Aproveite o inverno para investir em tratamentos para a pele
:: Sem ressecar! 10 cuidados para manter a cútis hidratada no inverno

Antes de se render ao tratamento, vale ficar atenta para escolher o produto adequado a cada cútis. Quem tem pele muito seca, por exemplo, pode optar pelos esfoliantes em creme, que hidratam e aprimoram a renovação celular natural ao mesmo tempo. E cuidado para não exagerar na dose – a médica aconselha repetir o procedimento apenas uma vez por semana. Em caso de acne, duas vezes ao mês é o suficiente.

– Quem segue direitinho a rotina de esfoliação garante uma pele mais iluminada e hidratada, independente da estação. A longo prazo, os benefícios se estendem para redução dos poros dilatados e cravinhos – explica a dermatologista.

00961444

 

Cuidados básicos para revigorar e hidratar

• É possível escolher entre dois tipos de esfoliantes: os físicos, que contêm grânulos sintéticos ou naturais (como semente de pêssego triturada); ou os químicos, como os ácidos, que fazem uma microesfoliação, normalmente imperceptível, acelerando o processo de renovação celular.

• Atenção ao rótulo: opte pelo produto específico para o seu tipo de pele.

• Evite esfoliar a pele no chuveiro com a água muito quente. O ideal é que o processo seja feito logo depois do banho. Se a sua pele for muito sensível, o recomendado é aplicar o produto antes de entrar no box.

• O melhor horário para a esfoliação é à noite, pois a pele já fica limpa e preparada para receber o hidratante noturno.

 

box em pauta

Foto: Andréa Graiz, BD

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna