Especial Beleza! Os tratamentos estéticos que você ainda pode fazer antes do verão chegar

Desde os primórdios das civilizações, prolongar a juventude tem sido um dos maiores desejos da humanidade. O sonho da beleza e do viço eternos deu origem às mais variadas lendas e histórias desde o início dos tempos. Uma das mais emblemáticas vem da tradição oral alemã e foi compilada, pela primeira vez, pelos Irmãos Grimm, no início do século 19: a linda princesa Branca de Neve enfrenta a fúria de uma rainha má que não admite, em todo o reino, outra mulher mais bela. No final do século 19, Oscar Wilde escandalizou a Inglaterra ao publicar a história de um jovem belíssimo que nunca envelhecia. Em O Retrato de Dorian Gray, a figura em um quadro é quem degenera-se, enquanto seu humano inspirador permanece imune ao passar dos anos.

 Especial Beleza!
:: De limpeza de pele a plástica, 15 tratamentos para fazer no rosto
:: De criolipólise a plástica, 10 tratamentos para queimar gordurinhas e cuidar do corpo
:: “É melhor usar um tratamento facial barato sempre do que cremes caros de vez em quando”, ensina farmacêutica

Impossível na época em que esses artistas produziram suas obras, a juventude eterna continua apenas um sonho. Mas também é verdade que nunca houve tantas possibilidades para, ao menos, postergar os sinais do envelhecimento. Postergar, aliás, é a palavra de ordem nas tendências mais atuais de tratamentos estéticos e cosméticos. Já que não é possível evitar o efeito dos anos, começa-se a agir cedo, muito antes dos sinais do tempo aparecerem, para que eles tardem.

Além de hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática frequente de exercícios físicos, há duas frentes de atuação para retardar ao máximo os efeitos do tempo – especialmente na pele do rosto. O primeiro deles é o uso de cosméticos. Sim, os creminhos funcionam. Quanto mais cedo investimos em produtos para o cuidado da pele, mais tarde aparecerão os primeiros efeitos do tempo. E, quando surgem as primeiras marcas, como manchas e linhas de expressão, é hora das intervenções estéticas. Danos recentes são facilmente neutralizados se o tratamento certo for aplicado precocemente.

— A maior tendência é a prevenção. Tudo o que se faz de forma preventiva tem um resultado mais eficaz, pois age na pele antes que rugas, flacidez ou perda de colágeno tornem-se definitivas — afirma a médica dermatologista Ana Scheibe, professora da Faculdade de Ciências da Saúde de Porto Alegre e parte do corpo clínico do Hospital Mãe de Deus.

— No caso específico do rosto, a chave é combater o envelhecimento por todos os lados: agir na flacidez, evitar as rugas de expressão, hidratar a pele e também atuar na volumização, preenchendo as áreas que perdem massa. E, claro, proteger do sol. Cobrir todos os lados e prevenir é bem mais eficiente do que tentar resolver tudo de uma maneira só, com procedimentos invasivos e radicais — destaca a dermatologista Fabiane Kumagai, do Hospital Moinhos de Vento.

Veja também
:: Por que as mulheres têm mais celulite do que os homens?
:: Tchau, ressecamento! A importância de redobrar a atenção à hidratação da pele no inverno

:: Do pescoço aos pés: como hidratar as diferentes áreas do corpo

00b05bf4

E a melhor notícia vem agora: segundo especialistas, a crença de que o inverno é a melhor época do ano para a maior parte das intervenções estéticas é pura verdade. Com menor incidência de raios solares, temperaturas mais baixas e menos horas de sol durante os dias, os meses frios são a época perfeita para os tratamentos estéticos, as cirurgias plásticas e até para o uso de alguns cosméticos específicos.

— O inverno é a época ideal para fazer a maior parte dos procedimentos. Desde a luz intensa pulsada e os lasers, passando pelos peelings até a depilação, tudo é mais indicado no período de menor exposição do corpo ao sol — reforça Fabiane.

Para ajudar você a driblar os efeitos do tempo ainda neste inverno, Donna ouviu dermatologistas e farmacêuticos em busca do segredo da juventude. Preparamos um guia completo com as novidades e tendências em tratamentos estéticos e cosméticos que prometem retardar o envelhecimento e manter a saúde da pele do rosto e do corpo por mais tempo. E já adiantamos o resumo dessa história toda: nunca é cedo demais para começar a se cuidar.

 

* Fotos: Ricardo Lage, Especial

Leia mais
Comente

Hot no Donna