Especialistas em beleza dão dicas para organizar a maquiagem

Levar uma dúzia de apetrechos na bolsa não é nada prático

Foto: Tony Cenicola

Para muitos de nós, um novo ano quando começa traz um caminhão de resoluções de agilizar e organizar a rotina ? e aí se inclui a nécessaire ou, mais especificamente, a maquiagem que vai nela.

“Quando consegue encontrar o que precisa de olhos fechados, seja batom ou creme para as mãos, você se sente satisfeita e de bem consigo mesma”, diz Julie Morgenstern, uma organizadora profissional de Nova York. “É inevitável se sentir poderosa.”

Julie divide a organização da maquiagem em três componentes básicos: o que se guarda em casa (onde recomenda “uma gaveta bem funda” dedicada a todos os itens que vai levar a algum lugar e que inclui cosméticos), o que você leva e como leva.

“É preciso se perguntar: ‘O que é essencial para mim? Se ficasse sem nada, o que me deixaria desesperada?'”, ela ensina.

A maioria dos especialistas em maquiagem sugere aplicar os cosméticos em casa e deixar os itens de uso menos frequente por ali mesmo, como base e pincel; só vão para a bolsa os produtos de retoque de áreas importantes. O problema é que essas áreas variam dependendo do profissional.

Para Emily Weiss, fundadora do blog de beleza Into the Gloss, a boca é o mais importante.

Tanto que, numa festa recente, acabou se surpreendendo ao notar que havia cinco produtos diferentes para os lábios em sua bolsa clutch.

“Sabe como é, caso eu quisesse mudar, no meio da noite, e passar de um visual vermelho fosco para um clarinho brilhante”.

Emily tem a desculpa de ter que experimentar novos produtos o tempo todo por causa do blog e de que “produtos para os lábios são os mais fáceis, é só passar e tirar”. Além dos cinco produtos de boca, que estão todos “em permanente rodízio”, como ela diz, há também o essencial: um lip balm Avene Cold Cream hidratante.

Como regra, porém, Emily diz que cuida do rosto e dos olhos em casa para não ter que carregar esses produtos consigo.

“Os lábios, sem dúvida, são a única área que precisa de retoque”, ela garante.

Entretanto, outros especialistas se preocupam com as manchas e o excesso de brilho. Pati Dubroff, a maquiadora das celebridades da Clarins, certamente levaria um lip balm colorido e o “batom do dia” na bolsa, como ela mesma diz, mas também incluiria o Clarins Instant Light Brush-On Perfector (para dar luminosidade às olheiras ou círculos escuros ao redor dos olhos), um corretivo (como Cle de Peau Beaute) e lenços absorventes.

Jessica Harlow, do YouTube, também é fã desses últimos (de preferência da Shiseido), além de um corretivo (Kat Von D Tattoo Concealer) e pó compacto (Lancome Dual Finish).

“Lenço absorvente cabe em qualquer clutch”, Jessica afirma, dizendo que três itens sempre cabem em sua bolsa de noite (os lenços, o pó e um batom), enquanto que na bolsa do dia também incluiria o corretivo e o lip balm.

Ann Orcutt, maquiadora de Nova York, concorda com Emily: para ela, quase todo o rosto e os olhos podem ser feitos em casa, mas. como Pati e Jessica, ela se preocupa em manter uma aparência refrescada e a pele sem brilho o dia todo.

“Se eu saio de casa sem corretivo, pó compacto ou alguma coisa para absorver a oleosidade da pele, dou meia-volta, sim”, diz Ann, que gosta das marcas Make Up For Ever, Face Stockholm e MAC.

Ela completa a lista de sua nécessaire com um batom “coringa” e cotonetes pequeninos.

Para o maquiador das celebridades Scott Barnes, o foco são os olhos. Seus cinco itens essenciais para a bolsa de qualquer mulher incluem rímel (Eyes to Kill, de Armani); curvador de cílios Japonesque e o seu favorito: o colírio Naphcon (“Deixa os olhos brilhantes e com aspecto descansado”, ele diz). E finaliza com o Cremesheen Glass da MAC (híbrido de batom e gloss) Boy Bait e bronzer da Guerlain.

Emily Eddington, âncora de um programa de notícias na TV em Illinois e criadora do popular Beauty Broadcast do YouTube, também acha que o curvador de cílios é essencial.

“Se o seu penteado cai, os cílios também”, ela afirma.

Apesar disso, na bolsa ela não leva maquiagem para os olhos, só cotonetes. “Às vezes, é uma questão de tirar as coisas só para os retoques”, ela explica.

Emily concorda e sempre tenta levar o demaquilante Almay Oil-Free Makeup Eraser tanto na nécessaire como na clutch de noite.

Depois que você decidir quais são os seus itens básicos, é hora de organizá-los.

Julie percebe que muitas mulheres preferem usar bolsas grandes, que ela considera totalmente impraticáveis em termos de organização. Para evitar que a bolsa do dia se transforme num grande buraco negro, sugere um sistema de bolsinhas de vários tamanhos, cada uma destinada para uma única categoria de itens (como maquiagem), que pode ter uma etiqueta ou cor específica, e aí sim colocada dentro da bolsa maior (ou guardada na “gaveta funda” quando não estiver em uso).

No OpenSky.com, onde ela recomenda produtos que ajudam na organização, Julie se diz fã das bolsas Baggu ? que são de náilon, tem zíper, variam de tamanho e praticamente somem quando dobradas.

“Essa empresa sabe que a gente precisa de bolsinhas pequenas para levar itens como cotonetes”, ela diz.

Ela também gosta do Purse Perfector, uma bolsa dividida em duas com zíperes. Assim, o material de escritório (caneta, óculos de leitura) pode ir de um lado e a maquiagem do outro.

“Se você for sair à noite, é só abrir e levar a maquiagem com você”, ela ensina.

Ann prefere as Walker Mesh Bags (walkerbags.com) porque são resistentes e transparentes.

“Quando fica suja, é só jogar na máquina e deixar secar ao natural depois”, ela recomenda.

Jessica confessa que, às vezes, usa os saquinhos de sanduíche Ziploc.

Não importa o método; a verdade é que até os profissionais têm dificuldade em enxugar a nécessaire.

“É fácil deixar a nécessaire das clientes levinha e organizada, mas não consigo fazer o mesmo com a minha”, Ann confessa. “Nem me incomodo de ficar com dor no ombro por andar com bolsa pesada e levar alguns produtos a mais, se eles me deixam mais bonita. Às vezes, para ficar bela é preciso sofrer.”

The New York Times News Service/Syndicate

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna