Esverdeou, e agora? Saiba o que fazer quando o cabelo fica verde após entrar na piscina

Sol, calor e piscina são uma combinação perfeita para uma tarde de verão, não é? Mas, se você é do time das loiras, já sabe: seu cabelo pode ganhar uma tonalidade esverdeada depois de alguns mergulhos. E não é somente o cloro que deixa as madeixas coloridas. Outro responsável é o sulfato de cobre, substância química azulada que combate as algas. Basta ligar os pontos: o ativo azul com os fios loiros resulta naquele tom esverdeado que é a praga capilar da estação.

Algumas loiras têm mais chance do que outras de enfrentar o “efeito Hulk” nos cabelos, como explica o hair stylist Jonathas Diniz, do salão Cubo, de Porto Alegre:

— Se o cabelo é quimicamente tratado, pode acabar ficando mais poroso, e isto faz com que o fio absorva mais os componentes externos. Quanto mais claro o fio, mais fácil do efeito aparecer.

Veja também
:: Os cortes e as cores de cabelo que serão tendência no verão 2016
:: Técnicas para aproveitar o verão sem comprometer a saúde e beleza dos cabelos
:: Passou a tesoura! Adele e outras 5 famosas que aderiram ao cabelo mais curto

E para prevenir?

Parece clichê, mas a recomendação básica é sempre manter os fios bem hidratados. Como o cabelo loiro é mais frágil por natureza – e, no caso dos descoloridos, com ainda mais danos por conta da química -, o ideal é preparar os fios para a temporada com uma hidratação feita com um profissional de sua preferência, que vai identificar exatamente o que você precisa.

— O tratamento inclui queratina, colágeno e elastina, que ajudam a reforçar a estrutura capilar — explica o cabeleireiro Dimi Raffaelli, da rede Hugo Beauty.

Durante a estação, a dica é reforçar a hidratação com máscaras em casa.

Leia mais
:: 4 produtos para conquistar o cabelo praiano de Gisele Bündchen
:: Cabelos sem vida? 4 tipos de danos que comprometem a beleza dos fios

Como desfazer?

Se você saiu da piscina e deparou com mechas esverdeadas, corra para o cabeleireiro. Há quem recomende passar leite gelado nos fios para tirar a cor, mas nem sempre tem o resultado desejado.

— Não recomendo nenhum tratamento caseiro. Quando isso acontece, provavelmente vai precisar de tonalizante e, em alguns casos, é preciso descolorir novamente — diz Jonathas.

:: 8 mitos e verdades sobre o crescimento dos cabelos
:: 6 coisas que você precisa saber para tratar a queda de fios

 

Antes

• Não esqueça de aplicar um protetor específico para o cabelo. Você pode optar por produtos como o leave-in ou óleos minutos antes de entrar na água, que ajudam a criar uma película protetora para o fio.

Depois

• Assim que sair da piscina, enxágue os cabelos com água fria para retirar resíduos. Logo depois, aplique uma máscara para reforçar a hidratação.

 

Para levar na bolsa

Os produtos indicados pelos cabeleireiros citados na reportagem:

Leia mais
Comente

Hot no Donna