Frizz no cabelo: veja truques para dominar os fios em dias de tempo úmido

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Cabelos finos, grossos, cacheados, lisos, curtos, longos. Nenhum tipo é imune ao frizz. Em dias de chuva ou de muita umidade, é normal ter dificuldade para se arrumar para sair de casa. Aqueles fiozinhos rebeldes insistem em aparecer e parecem impossíveis de controlar.

Mas nada de desespero ou vontade de raspar a cabeça.

– O frizz não é uma coisa só do cabelo grosso ou fino. Diferente do que pensam, o fio fino pode ter frizz, sim, e o grosso não tanto, por exemplo. Isso é muito relativo – diz a hair stilist Cátia Meurer do Rhedco, em Porto Alegre.

A profissional listou algumas dicas para manter os fios no lugar em dias assim ou ainda tirar vantagem dessa situação, por que não?

Veja:

Elimine o frizz no banho

Se a previsão indicou tempo úmido ou chuvoso, prepare-se antes. Lave o seu cabelo com xampu e condicionador anti-frizz. Caso você molhe os fios na chuva, eles não irão arrepiar tanto devido à proteção dos produtos.

– Eles diminuem a porosidade e deixam o cabelo um pouco mais comportado, digamos assim – explica a hair stilist.

Outro lembrete importante é: evite água quente. Além de ressecar os fios, pode deixá-los ainda mais oleosos e fragilizados.

– A água quente deixa o cabelo mais poroso e tende a estimular o frizz – ressalta Cátia.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Prepare o cabelo

Além do xampu e condicionador, use produtos para selar as cutículas após a lavagem e antes de secar o cabelo.

– É importante usar um protetor térmico. Não é que o cabelo não vai absorver nada de umidade, mas ele vai estar mais bem preparado.

Para obter um resultado ainda melhor, você pode finalizar com um spray à prova de umidade.

– É legal carregar um produto desses na bolsa – sugere Cátia.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Cuidado na hora de secar

Evite pressionar a toalha no cabelo ou secar os fios de forma agitada.

–  Seque o seu cabelo de um jeito mais carinhoso. Por mais que seja uma toalha de algodão, vai haver uma fricção ali. Com isso, a cutícula se abre e a tendência é que o cabelo absorva ainda mais umidade – explica a profissional.

Secador e difusor para as cacheadas

A profissional indica ainda o uso do secador, para eliminar a umidade. Mas não posicione o equipamento muito perto dos fios, por causa do calor excessivo. As cacheadas podem usar o difusor.

– É um equipamento que conecta na ponta do secador. É importante também usar um produto antes, um protetor térmico ou um leave-in. Depois de tirar esse excesso de água, você consegue proteger o cabelo dessa umidade externa. E automaticamente vai ter um cacho mais bonito e sem frizz.

E caso você molhe os fios na chuva, você pode secar o cabelo delicadamente com uma toalha de papel, com batidinhas, por exemplo. É uma forma de ajudar a absorver a umidade.

Use a criatividade

Não quer usar os fios soltos? Use o clima a seu favor!

Abuse dos acessórios, como lenços, boinas e toucas, se tiver frio, ou crie penteados.

– Acho que dá pra tirar vantagem desses dias. O rabo de cavalo é sempre elegante, mais alto, mais baixo, e é uma forma de domar esse cabelo e de fazer um penteado estiloso.  Assim como o coque mais bagunçado. Outra coisa que é legal também é fazer tranças. O tramado da trança deixa o cabelo mais unido e absorve menos umidade – comenta Cátia.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Prevenção no salão e em casa

Além das dicas, a hair stilist reforça a importância de manter uma rotina frequente no salão, para manter os fios hidratados e fortes.

– É bacana sempre manter um tratamento no salão. É primordial. Aqui na RhedCo, a gente tem cronogramas capilares e a cliente pode fazer uma manutenção semanal no cabelo, que é o mais indicado no inverno. E claro, manter também uma linha de manutenção em casa – afirma Cátia.

Leia mais:
:: Nada de água quente e muita hidratação: veja dicas para manter o cabelo saudável no inverno

Leia mais
Comente

Hot no Donna