Guia da barba: dicas para um resultado perfeito

Em homenagem ao Dia do Homem, comemorado no fim de semana, Donna responde dúvidas frequentes deles

Foto: Divulgação

Fazer a barba com frequência castiga a pele do homem e obriga que eles procurem cuidados específicos. Estes cuidados passam pelos produtos usados para o barbear e pelo respeito aos processos do antes, durante e depois de fazer a barba. Donna, em homenagem ao Dia do Homem, comemorado neste fim de semana, conversou com especialistas das marcas Natura e Panvel para tirar dúvidas que a maioria dos homens têm quando o assunto é pele.

A pele do homem é mesmo diferente da pele da mulher?

A pele masculina normalmente é mais oleosa que a da mulher. As áreas barbeadas, mesmo de quem tem pele oleosa, ficam ressecadas e o uso de produtos inadequados agrava ainda mais o quadro.

– Após o barbear, é importante manter os cuidados com produtos pós-barba e hidratantes, que auxiliam na proteção e recuperação da pele – explica Pâmela Maiuolo, gerente de desenvolvimento de produtos da Natura.

Como escolher os produtos?

O primeiro passo é saber qual é seu tipo de pele: oleosa, normal ou seca. A partir daí, compre produtos que correspondem a ele. Se tiver pele sensível, fique alerta a produtos especiais.

– No caso das peles sensíveis, o ideal é procurar por produtos que contenham ativos calmantes, como azuleno, alfabisabolol e extrato de camomila. É bom evitar o uso de produtos que contenham álcool em sua fórmula, que pode causar irritações na pele – explica Lúcia Helena Vaquero, farmacêutica responsável pelo P&D Cosmético (Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos) do laboratório Lifar, que fabrica os produtos da Panvel. Ela alerta:

– O álcool remove o manto hidrolipidico que forma um filme protetor na pele, promovendo assim o ressecamento.

Qual a importância da loção pós-barba?

As loções, principalmente aquelas com aloe vera, ajudam a refrescar, limpar a pele e ajudar a curar.

Preciso preparar a pele antes de começar a me barbear?

– Alguns cuidados também ajudam a preparar a pele para o barbear. O primeiro passo é limpar a pele. É importante usar um gel, espuma ou creme espumante, produtos que facilitam o barbear e protegem a pele contra irritações. Em caso de cortes, o ideal é higienizar bem o local, com sabonetes antissépticos e usar cremes com antibiótico para evitar infecções – alerta Pâmela Maiuolo.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna