Antes de pisar na areia: um guia de cuidados para deixar os pés prontos para o verão

Pxabay, Divulgação
Pxabay, Divulgação

Rossana Silva, especial

Com a chegada do calor, os pés começam a dar o ar da graça fora dos sapatos fechados. Exibi-los em sandálias e rasteirinhas nem sempre é possível assim, de cara: então, este momento do ano é para tratar o que ficou escondido. Ficam mais aparentes calos, calcanhares rachados e outros reflexos de falta de cuidados no inverno _ a desidratação é o principal sintoma. E para quem transpira muito, é recomendado fazer uso de antissépticos e caprichar na higienização dos sapatos fechados — e até mesmo dos abertos —, variando os modelos calçados e deixando-os ao sol sempre que possível. Mas nada de ficar descalça achando que está tudo certo:

— No verão, usar sandálias é importante, pois ajuda também a evitar infecções como a micose, que proliferam mais facilmente com as temperaturas elevadas — explica a dermatologista Paula Belotti.

Paula e a professora de Podologia do Senac Kelly Cristina Gomes Oliveira esclarecem as principais dúvidas de quem quer deixar os pés à mostra na piscina, na praia e no dia a dia na cidade.

Usar sempre esmalte nas unhas do pé pode ser ruim?
Não necessariamente. De acordo com a dermatologista Paula Belotti, não há contraindicações se a mulher não tem alergias. É importante retirar as cutículas com muito cuidado, pois elas tendem a ser mais sensíveis nos dedos dos pés. Peça à manicure para hidratar as unhas antes da aplicação do esmalte. Em casa, além do creme, também é recomendável usar produtos à base de formaldeído (disponíveis em farmácias de manipulação) ao redor das unhas.

Lixar deixa a sola mais grossa?
Depende. A podóloga Kelly Oliveira explica que o solado grosso pode ser o resultado de uma pisada errada ou da pele ressecada. Ainda que o lixamento realizado por um profissional resolva o problema temporariamente, a camada espessa vai voltar _ nesse caso, um ortopedista pode indicar o uso de uma palmilha ou tratamentos específicos. Fique atenta: a lixa costuma ser um foco de contaminação, especialmente se a pessoa estiver com uma micose.

Calcanhar rachado tem solução?
Sim, mas exige muita hidratação. Por isso, tente manter uma rotina para passar o creme várias vezes ao dia. A dica da dermatologista Paula Belotti para o verão é misturar óleo de coco no hidratante. Para potencializar o efeito, aplique antes de dormir, cobrindo os pés com meias ou papel filme até a manhã seguinte _ para maior absorção da pele, seja generosa na quantidade do produto.

Existe jeito de remover calos para sempre?
Não. E, segundo a dermatologista, um dos erros mais comuns é raspar o pé com frequência para tentar se livrar das calosidades. A solução mais eficaz é procurar a origem da questão, que pode ser um sapato apertado ou algum problema na pisada. Para não agravar a situação, evite andar descalça _ mesmo em casa, mantenha os pés sempre em um chinelo ou em uma sandalinha.

Sapato de bico fino dá joanete?
Nem sempre. O bico fino pode até colaborar, mas, sozinho, não provoca o desenvolvimento da joanete, que pode ser hereditário ou provocado por um problema de estrutura óssea. Uma doença na coluna, por exemplo, pode alterar a estrutura do pé e causar o desenvolvimento da joanete. Aí o bico fino colabora nesse processo.

ACERTE NO CORTE
Unhas quadradas ou redondas? Nenhuma delas. A podóloga Kelly Oliveira afirma que o corte ideal é reto, com as pontas levemente arredondadas, de forma que não encravem e respeitem o formato e a a estrutura de cada dedo: se ele é arredondado, não dá para fazer um corte completamente reto.

Na prateleira – Veja produtos para ajudar a deixar os pés em dia para o verão

Footner Exfoliating Socks (MIP Brasil)
Meia esfoliante para pés ásperos: promove em uma hora um peeling com a remoção das células mortas acumuladas e recupera a maciez da pele. Nos dias seguintes, ocorre a renovação natural das células.

footnerPink Reparador de calcanhares danificados 20g (Granado)
Hidratação intensa para recuperar as áreas mais ressecadas dos pés, deixando-as macias e suaves.

pink

Amopé Pedi Perfect – Sérum para os Pés 30ml (AmoPé)
Meia esfoliante para aspereza: promove um peeling com a remoção das células mortas acumuladas e recupera a maciez da pele em poucos dias.

amope

Creme de hidratação intensa para os pés hortelã 100ml (The Body Shop)
Creme hidratante com manteiga de cacau, ideal para pés muito ressecados. Derrete à temperatura
corporal, deixando a pele suave, macia e sedosa. Indicado para ser usado à noite, antes de dormir.

peppermint

Leia mais:

:: Os melhores tratamentos para a gordura localizada
:: Depilação para sempre: tire suas dúvidas sobre tratamentos definitivos
:: 10 produtos multifuncionais para cuidar do rosto, corpo e dos cabelos ao mesmo tempo

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna