Lavar demais resseca? Não pode escovar? Veja mitos e verdades sobre os cabelos cacheados

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Em um momento em que muitas mulheres resolveram assumir seus cachos, surgem dúvidas sobre como tratar corretamente os cabelos com essa curvatura. O que, de fato, se pode ou não fazer nos fios? Qual é a melhor forma, por exemplo, de hidratar, pentear e secar?

Para esclarecer o assunto, uma equipe da Schwarzkopf Professional preparou uma lista com os principais mitos e verdades sobre cabelos cacheados.

Cortar o cabelo pode me fazer perder os cachos

Falso: ao cortar o cabelo, você apenas muda a forma dele, mas não a textura. Alguns fatores que podem alterar a textura dos fios são doenças, estresse, distúrbios hormonais ou produtos químicos. O que acontece é que ao cortar o cabelo, a certa altura, a impressão é de que os cachos mudaram, mas isso é apenas temporário e eles voltarão ao normal assim que o cabelo voltar a crescer.

Cabelo cacheado está sempre danificado

Falso: devido à sua estrutura, de fato, os cabelos cacheados costumam ficar mais secos ou quebradiços. Mas assim como qualquer outro tipo de cabelo, processos químicos em excesso ou uso errado de produtos também podem danificá-lo. Para evitar que isso aconteça, é preciso usar os produtos corretos para os seus cachos e utilizar técnicas de secagem específicas.

Alguns penteados, como tranças, causam queda de cabelo

Falso e verdadeiro: as tranças por si só não causam queda de cabelo, inclusive são utilizadas como um penteado “preventivo” contra a quebra dos fios. No entanto, se elas estiverem muito apertadas ou forem usadas por muito tempo, podem danificar o cabelo. É importante não apertar demais, além de tratar o couro cabeludo com regularidade e deixar o cabelo solto de vez em quando.

Lavar demais resseca o cabelo cacheado

Falso: lavar o cabelo com shampoo até três vezes por semana é bom para os cachos. O uso do produto ajuda a limpar o couro cabeludo e os fios de resíduos que podem dificultar o crescimento do cabelo e causar danos, além de ajuda a manter os óleos naturais do couro cabeludo, que têm a função de hidratar o cabelo.

Cabelo cacheado não pode ser escovado

Falso e verdadeiro: dizer que não se pode escovar cabelo cacheado é tão falso quanto dizer que tranças apertadas podem quebrar a forma natural dos cachos. Mas vale ressaltar que você deve usar uma escova macia. Para desembaraçar o cabelo molhado, use um pente de dentes largos e, quando estiver seco, molde novamente o cabelo.

Agitar o secador previne o superaquecimento

Falso: um mito muito comum entre as mulheres é agitar os secadores para prevenir o superaquecimento do cabelo. Para evitar danos causados pela secagem, a melhor maneira é segurá-lo à uma distância mínima de 20 centímetros da cabeça e não apontar o secador na mesma direção durante mais do que alguns segundos.

Mulheres com cachos nunca ficam com cabelo oleoso

Falso e verdadeiro: a textura do cabelo não impede a oleosidade no couro cabeludo. O que acontece é que os óleos naturais de um cabelo cacheado não são capazes de chegar à haste capilar, o que faz com que pareça que as mulheres com cachos nunca apresentam um couro cabeludo oleoso.

Mulheres com cabelo cacheado têm cabelo grosso

Falso e verdadeiro: o cabelo cacheado passa a impressão de ser mais grosso e volumoso do que o liso. Mas não é bem assim. A densidade média de um cabelo cacheado afro é de 295g/cm², enquanto que a de um cabelo ondulado caucasiano é de 330g/cm² e a de um cabelo liso asiático é de 175g/cm².

Leia mais:
:: Manual dos cachos: como lavar, hidratar, pentear e definir os fios
:: Franja em cachos? Inspire-se para um novo corte de cabelo

Leia mais
Comente

Hot no Donna