Maquiagem para pele negra: veja truques e dicas para não errar no tom da base

Foto: Nappy/Olegmani
Foto: Nappy/Olegmani

Se você é negra, é provável que já tenha tido problemas na hora de se maquiar. Existem alguns truques para ressaltar os pontos fortes e é preciso cuidado para não errar no tom da base.

Reuni dicas de quatro maquiadores gaúchos para enaltecer a beleza negra. Mas lembre sempre que cada um é livre na hora de maquiar. Maquiagem é criação, não existe certo ou errado. Essas sugestões são apenas para te inspirar, tá?


 Sandra Porto, maquiadora especialista em pele negra e influenciadora digital

A Sandra me deu dicas para as regiões dos olhos. Ela diz que aplica corretivo nas pálpebras antes de passar a sombra e mistura um pouco da base do tom de sua pele. Assim, segundo ela, a região abaixo da sobrancelha ganha uma iluminação mais natural. Sandra evita pigmentos com fundo branco, como sombras brancas, cinzas ou metalizadas.

Aposte: corretivo com a base do tom da pele ideal abaixo da sobrancelha, como iluminação mais suave.

Evite: pigmentos com fundo branco.

Maiderson Chrischon, maquiador e influenciador digital

O Maiderson é fã de uma pele iluminada e por isso indica iluminadores de cor bronze para peles negras. Ele alerta para produtos importados, principalmente bases. Segundo ele, alguns produtos feitos para negras no exterior tem subtons diferentes das brasileiras. Errar no tom da base pode resultar em uma pele acinzentada.

Aposte: iluminador bronze.

Evite: cuidado com subtons das bases importadas.

Gabih Machado, maquiadora e influenciadora digital

A Gabih já me maquiou várias vezes e a cada nova vez me apaixono ainda mais pelo trabalho dela. Ela chama atenção para a hora de identificar o fundo de pele da pessoa, tanto para a base, corretivo ou iluminador. A Gabih também adora uma pele iluminada e indica o bronze como favorito, mas só se a pessoa não tiver fundo oliva. Nesse caso, para ela, um tom rosado é o ideal. Uma coisa que ela não gosta muio na hora da maquiagem em pele negra é a cor branca nos olhos, pois apaga e acinzenta o rosto.

Aposte: atenção com subtom de pele.

Evite: pigmento branco.

Dada Mitinguel, maquiadora especialista em campanhas publicitárias e influenciadora digital

Enquanto conversamos, Dada Mitinguel ressaltou a importância do cuidado com a pele. Mesmo a pele negra sendo mais oleosa, ela destaca a necessidade da hidratação. Sobre a base, ela evita as que possuem subtom branco, para não deixar o rosto acinzentado. Após o uso do produto, ela reforça o cuidado na hora de selar a pele, principalmente na região T (nariz e testa), área onde a oleosidade é maior. A Dada também valoriza o iluminador dourado.

Aposte: hidrtação da pele, selar região oleosa e uso de iluminador dourado.

Evite: bases com subtom branco.

Leia mais:
:: Pele madura, oriental, negra e mais: os segredos da make perfeita para celebrar a diversidade
:: Divas Bllack: conheça a história da marca de maquiagens gaúcha voltada para a mulher negra
:: Saiba quem são as 13 mulheres negras na lista de pessoas mais influentes do mundo

Leia mais
Comente

Hot no Donna