Max Factor: o cientista da maquiagem

Biografia revela os bastidores da vida e da obra de um dos maiores nomes da cosmética

Max com a máquina que inventou para analisar a simetria do rosto das clientes
Max com a máquina que inventou para analisar a simetria do rosto das clientes Foto: Reprodução

Antes do batom com hidratante e da base com filtro solar, a maquiagem era pesada, grudenta e voltada mais para disfarçar defeitos do que para realçar traços do rosto. Um dos responsáveis por modernizar produtos e trabalhar incansavelmente por texturas mais leves e cores mais glamourosas foi Max Factor, um polonês humilde que revolucionou a maquiagem para o cinema e agora tem sua história contada em livro. Escrita por Fred E. Basten, a biografia narra a trajetória do jovem nascido em 1877 que, décadas mais tarde, emprestava o nome a uma das maiores companhias de cosméticos do mundo.

Max Factor começou no ramo da beleza trabalhando para a família real russa. Criava perucas e cremes faciais tão bons que os poderosos o mantinham quase prisioneiro.Escapou da Rússia numa fuga arriscada ao lado da mulher e dos filhos.

Em 1904, chegou aos Estados Unidos, onde abriu um salão e começou a fornecer maquiagem para atores do cinema mudo. Com a ajuda dos filhos, foi aprimorando produtos e fazendo experiências no porão de casa. Foi lá que criou os então revolucionários pancake e batom em bastão.

O livro revela, entre um êxito e outro da companhia, o glamour, os romances e a rivalidade nos bastidores da Era de Ouro do cinema (Katharine Hepburn e Rita Hayworth sentavam-se na cadeira de maquiagem e desatavam a falar da vida).

O sucesso no universo dos filmes levou a família a expandir negócios e vender produtos em farmácias e lojas de departamentos.

Hoje, a empresa Max Factor coleciona belas como Gisele Bündchen e Gwyneth Paltrow na lista de garotas-propaganda e tem o nome de seu fundador estampado na calçada da fama de Hollywood, bem perto dos clientes que o tornaram famoso.

MAX FACTOR – O HOMEM QUE MUDOU AS FACES DO MUNDO
R$ 39,90
Editora Matrix

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna