Modelo dá adeus à pinça e adota visual com “monocelha”. Será que a moda pega?

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Parece que a pinça está (cada vez mais) com os dias contados. Houve um tempo em que as sobrancelhas tinham o desenho de um arco muito fino acima dos olhos. Agora, porém, a tendência é outra: elas estão mais grossas, chegando o mais perto do natural possível.

Algumas mulheres nem tiram mais o excesso de pelos da região. É o caso da modelo grega Sophia Hadjipanteli, de 21 anos. Ela criou um movimento nas redes sociais chamado #unibrowmovement (#monocelha) e exibe com orgulho em fotos em sua conta no Instagram suas fartas sobrancelhas escuras.

São mais de 215 mil seguidores. Mas o visual de Sophia dividiu opiniões e despertou as mais diferentes reações nas redes sociais.

“Que aflição”, escreveu uma usuária. “Que vontade de pegar uma pinça e tirar tudo”, comentou outra.

“Está linda”, afirmou uma seguidora. Muitos a compararam com a pintora mexicana Frida Kahlo.

A modelo, porém, não se abala com os comentários. “Eu, pessoalmente, acho que meu rosto fica melhor dessa forma. Outros discordam, mas está tudo certo. Se eu gosto, me deixem gostar”, disse Sophia à revista Harper’s Bazaar.

Se a moda vai pegar ou não, talvez ainda seja cedo pra dizer. Mas que as sobrancelhas grossas estão em evidência, não há como negar.

– Acredito que essa nova tendência da monocelha esteja ligada às causas defendidas pelo feminismo e a rotina turbulenta e sem tempo que toma conta da vida das mulheres a cada dia – analisa a designer Ana Paula Oliveira.

Ela confirma que as clientes que a procuram têm retirado pouco pelo e mantido o desenho mais natural.

– Quem tem mais pelos, opta por retirar somente o excesso. Por notar que retirar demais os fios e de forma inadequada pode causar danos e falhas irreversíveis, as sobrancelhas grossas passaram a ser mais pedidas – completa Ana Paula.

É o caso da estudante Tali Bezerra, de 31 anos, que considera uma “tortura” remover os pelos e não se incomoda mais em mantê-los em excesso.

– Antes eu me sentia na obrigação de estar sempre com a sobrancelha desenhada. Dói demais! Já ouviu a expressão “dar uma limpadinha na sobrancelha?” Pois é! A impressão que dá é que com os pelos a nossa pele fica suja. Fui me questionando sobre tudo isso, principalmente sobre a dor, e como isso era, na verdade, desnecessário e até controlador. E hoje uso o desenho mais natural possível – diz.

Foto: Tali Bezerra

Foto: Tali Bezerra

Leia mais:
:: Tendência! Sobrancelha natural e levemente delineada é a favorita entre as mulheres
:: Qual o formato de sobrancelha ideal para cada tipo de rosto
:: Moda das sobrancelhas grossas faz mulheres recorrerem a implante

Por mais que o desejo de muitas mulheres seja preservar os pelos naturais, não é raro eles pararem de crescer ou caírem, por uma série de razões. Isso deixa falhas no desenho da sobrancelha. Mas existem alternativas para a reconstrução, quando tratamentos dermatológicos não forem capazes de resolver o problema.

– As pacientes com grande perda de pelos das sobrancelhas podem beneficiar-se de transplante folicular, reestruturando o desenho e o volume originais. As técnicas de desenho como a micropigmentação, por exemplo, quando realizadas por um profissional capacitado, também trazem resultados interessantes – explica a  dermatologista Clarissa Prati, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Sul.

A técnica mais procurada pelas mulheres é mesmo a micropigmentação, em que os pequenos espaços entre um fio e outro são tingidos. O procedimento é feito na camada mais superficial da pele e dura de seis meses a um ano.

– A técnica consiste em desenhar fios ultrafinos de forma totalmente manual e depositar pigmentos de cor semelhante à dos fios naturais – explica Ana Paula. Segundo ela, o objetivo é cobrir, preencher e dar volume às sobrancelhas, de uma forma natural e realista.

Leia mais:
:: 5 dicas para acertar na hora de fazer as sobrancelhas
:: Esqueça a cera, pegue a pinça: dicas para ter a sobrancelha perfeita
:: Micropigmentação, fio a fio, henna e microblading: as melhores técnicas para preencher e definir sobrancelhas

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna