Mulheres maduras podem disfarçar linhas de expressão com maquiagem

Confira as dicas de uma especialista para cuidar da pele para que o make não envelheça

O primer ajuda a minimizar linhas de expressão e a preparar a pele para receber a maquiagem
O primer ajuda a minimizar linhas de expressão e a preparar a pele para receber a maquiagem Foto: Diorgenes Pandini

Quando a idade vai chegando, a maquiagem ganha dupla função: mais do que uniformizar a pele, tem a missão de disfarçar as linhas de expressão. Parece que fica complicado conseguir um bom resultado sozinha, mas a verdade é que não há muitos segredos, basta tomar alguns cuidados para que a maquiagem favoreça e não envelheça a pele.

A maquiadora Katiane Marta, do salão Jack Simonéia Cabelo e Pele, de Joinville, reforça a importância de se cuidar. Quem trata da pele diariamente, com hidratantes específicos e proteção solar, vai conseguir um resultado melhor.

? Dormir de maquiagem, jamais ? ressalta.

Outra dica importante da especialista é em relação à preparação da pele antes da maquiagem.

? Importantíssimo caprichar na limpeza, passar um bom tônico, protetor solar e primer ? diz.

Aliás, o uso de um primer ajuda a minimizar linhas de expressão e preparar a pele para receber os produtos.

Finalizada a pré-maquiagem, é hora de aplicar corretivo, base e pó. E, nessa hora, o conhecido conceito minimalista  de moda cai como uma luva: menos é mais. Essa regra vale ouro e deve ser seguida à risca, garante Katiane.

? Quanto mais produtos forem aplicados nas linhas de expressões, mais elas ficam marcadas ? alerta.


1- Com a pele limpa, aplique corretivo para cobrir manchas, disfarçar linhas de expressões e olheiras. Não exagere para não obter o efeito contrário, pois pode acumular e destacar ainda mais as linhas de expressão. Coloque um pouco e espalhe bem, dando leves batidinhas com o pincel ou com os dedos.


2- O passo seguinte é aplicar a base, que vai dar um acabamento mais uniforme à pele. De novo, o velho lembrete: passe pouco produto e espalhe bem. Aplique com leves batidinhas. Depois, faça uma leve pressão com as mãos em cima da pele para que o produto assente melhor. Prefira usar base leve, líquida, de alta definição. Evite as em bastão ou com coberturas mais densas.


3- Aplique pouquíssimo pó e use somente na zona T. Evite a área dos olhos. Para o blush, não existe regra. O que vale é combinar o produto com o tom que melhor se adaptar ao tom da pele.


4- Para o dia ou para a noite, uma opção linda é usar uma maquiagem marrom nos olhos. Aplique uma sombra marrom opaca no canto externo dos olhos. Esfume o côncavo. Prefira sombras mate, sem brilho. Sombras cintilantes ou cremosas chamam
muito a atenção e realçam as rugas.


5- Na parte interna dos olhos, aplique uma sombra clara, quase no tom da pele, só para iluminar o olhar. Com o mesmo tom, ilumine também embaixo da sobrancelha.


6- Molhe levemente o pincel de delinear, pegue um pouco da mesma sombra marrom opaca e faça um delineado. A cor vai reforçar o olhar, mas manter o make leve. Na linha d’água, aplique lápis nude.


7- Capriche no rímel. Ele faz toda a diferença no visual. Passe em todo o cílio, da raiz até a ponta.


8- Nos lábios, opte por batons neutros, como os marrons ou variações do nude.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna