Na hora do bisturi: o que há de (mais) novo na cirurgia plástica

Reprodução
Reprodução

A cirurgia plástica é uma área que está sempre em transformação: seja com novidades em procedimentos, melhorando aqueles já conhecidos, ou lançando novas tecnologias para facilitar o trabalho dos médicos e a recuperação dos pacientes. Conversamos com três cirurgiões plásticos que explicaram algumas das novidades mais atuais dessa área.

AGORA VOCÊ PODE…

Pré-visualizar o resultado do silicone

O tamanho do implante de próteses pode ser um ponto de insegurança entre as mulheres. Conseguir imaginar o resultado da cirurgia antes mesmo de ir para o hospital seria uma boa ideia. E isso já é possível por conta de um software. O programa reúne diferentes informações sobre a paciente e projeta um resultado em 3D. O médico fotografa partes do corpo da mulher, tira as medidas, indica o tamanho de implante desejado e, na simulação, calcula como ela vai ficar após o procedimento.

– É uma estimativa. Não fica exatamente igual ao resultado, mas é uma grande ajuda – explica o cirurgião plástico Guilherme Fritsch Nunes. – A ilustração dá uma segurança maior para a paciente e ajuda a excluir tamanhos que possam não ficar adequados. Com o desenho do software, é possível entender o processo, e isto dá mais tranquilidade.

Para completar o processo, Guilherme ainda conta que é possível repassar a imagem do software para óculos de realidade virtual, permitindo que a paciente se enxergue em diferentes ângulos, como se estivesse se olhando no espelho.

Foto: Pixabay / Reprodução

Foto: Pixabay / Reprodução

Melhorar o pós-operatório

Uma opção para facilitar a vida depois da cirurgia plástica é a cola cirúrgica. Usada como substituto do curativo no pós-operatório, dura em torno de 20 dias e não oferece problemas no manuseio – é tranquilo para tomar banho, por exemplo.  Além do tempo economizado por não precisar trocá-la diariamente, a cola também veda melhor os pontos da cirurgia.

– A cola cirúrgica não é a melhor opção para substituir os pontos, como era o objetivo inicial quando criaram a tecnologia, mas funciona muito bem no lugar do curativo – explica o cirurgião plástico Antônio Carlos Minuzzi Filho. – A única desvantagem é o custo mais alto, que acaba sendo agregado na cirurgia.

Reaproveitar a sua gordura

Utilizar a gordura retirada do próprio corpo é uma grande tendência. O que for retirado de uma lipoaspiração, por exemplo, pode ser usado para remodelamento corporal, preenchendo alguma área que precise de gordura ou até complementando próteses. A vantagem é que, por ser um tecido próprio do corpo e vivo, é baixo o risco de complicações.

– Há beneficios em usar a gordura retirada de onde está incomodando colocando-a no lugar certo – comenta Minuzzi.

Fazer uma lipo de alta definição

A lipo você já conhece. Mas já ouviu falar da Vaser? Trata-se de uma lipoaspiração de alta definição. Feito por ultrassom, o procedimento emulsifica a gordura, separando-a dos vasos sanguíneos, nervos e músculos. Com isso, o cirurgião consegue retirar camadas ainda mais finas de gordura do que a lipoaspiração tradicional, podendo deixar, em alguns casos, apenas a pele em cima do músculo. A cirurgiã plástica Kaísa Justo indica a Vaserlipo para quem pretende definir a musculatura, pois é um trabalho minucioso e demorado, com custo elevado. Para maiores porções de gordura, o processo acaba sendo longo demais e, por isto, nem sempre é a melhor opção.

Antes/depois - Foto: VaserLipo.com

Antes/depois – Foto: VaserLipo.com

Bumbum na nuca

As mulheres têm buscado cada vez mais aumentar substancialmente o tamanho dos glúteos. Em outros tempos, a procura nos consultórios médicos era por, no máximo, 200ml de prótese para diminuir a celulite ou redefinir a área. Agora, assim como nos seios, elas querem realmente aumentar o volume do bumbum.

– Antes, as mulheres queriam ficar magras, agora muitas pacientes nos procuram para ficar gostosas – comenta Kaísa. – Elas procuram cada vez mais pela definição e volume do corpo.

Leia também
:: 
Os melhores tratamentos para gordura localizada
:: Depilação para sempre: cansada de remover pelinhos todo mês no salão? Tire suas dúvidas sobre tratamentos definitivos

grupodabelezadonna

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna