Nada de água quente e muita hidratação: veja dicas para manter o cabelo saudável no inverno

Foto: Pixabay, Divulgação
Foto: Pixabay, Divulgação

Quem nunca acordou com os fios frisados ou mais oleosos do que o habitual nos dias frios de inverno? Manter o cabelo bonito nesta estação requer ainda mais cuidados, tudo por conta do combo baixas temperaturas, vento e, claro, aquela água pelando do banho superquentinho de que é difícil abrir mão: essa combinação pode provocar ressecamento e oleosidade dos fios.

Veja também
:: Como fazer exercícios no frio: veja dicas para praticar atividades físicas no inverno
:: Inverno em cores! Como fugir do tradicional preto e transformar seus looks
:: Estudo comprova que a pele fica mais seca no inverno: veja como prevenir e também remediar
:
Mais cuidado e menos make: pele mais natural é tendência de beleza

Confira as dicas de Cátia Meurer, hair stilist do Rhedco, para manter os fios saudáveis:

1. Não lave o cabelo com água muito quente

A maior vilã do cabelo no inverno é a água quente, que resseca os fios – pode também deixá-los mais oleosos por conta do efeito rebote. Sua ação no couro cabeludo provoca o aumento da oleosidade como resposta à agressão de um banho em altas temperaturas. A dica? Aqueça o banheiro e tente tomar um banho morno. Ou primeiro lave o corpo com água quente e deixe para lavar os cabelos ao final, com água morna.

2. Cuide ainda mais dos fios com química

Outro efeito da água quente éa perda de nutrientes: deixando a ponta dos fios mais ressecada, especialmente . cabelos coloridos ou com mechas, que ficam mais porosos. Então, vale investir em live-in e hidratação extra, especialmente para as pontas.

3. Use protetor térmico

No inverno, a gente tende a usar mais o secador do cabelo, que também pode ressecar os fios. A dica é usar protetor térmico – específico para seu tipo de cabelo -, que protege os fios da agressão do calor. E vale repetir: chapinha e modelador nunca devem ser usados sem proteção térmica!

4. Não aplique xampu a seco dois dias seguidos

Curinga para os dias em que o cabelo está um pouco mais oleoso e você não tem tempo para lavar os fios, o xampu a seco não deve ser usado mais do que dois dias seguidos. Este produto tem um tipo de amido na composição que, quando usado com frequência pode ocasionar queda ou o ressecamento dos fios.

5. Use máscara capilar uma vez por semana

Nada como uma hidratação feita no salão, com produtos com maior concentração de ativos. Mas também é importante complementar esses cuidados em casa. A máscara é uma boa solução, e você pode aumentar a frequência no inverno, principalmente se perceber o ressecamento dos fios: se você costuma usar uma vez por semana, passe para duas, por exemplo.

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna