Nada de chapinha! A tendência para o verão é assumir os cabelos cacheados com personalidade

Marisa Meltzer, The New York Times Service  

Bem-vindo, visual encaracolado – a um só tempo natural e moderno. Para a nova estação, deixar secar naturalmente é a nova escova, segundo reportagem da revista Harpers Bazaar que elogiava o cabelo desgrenhado, acrescentando que as escovas perfeitas com pontas voltadas para dentro e elasticidade balançante saíram da preferência das garotas antenadas por enquanto.

:: Cores e cortes: as tendências em cabelos para o verão 2015
:: 40 anos, e agora? É hora de cortar o cabelo ou assumir madeixas longas?

Os sinais estão por toda a parte. Artistas no topo como Lorde, St. Vincent e Rita Ora fizeram dos cachos parte de seu estilo. O visual tem bossa, mas é meio bagunçado, chegando mesmo a aceitar um pouquinho de… frizz! Sim, frizz, os temidos fios arrepiados.

— Estou tentando fazer meus clientes aceitarem não um halo em forma de pufe, mas um pouco de cachos. É um visual realista e sensual — adianta Laura Connors, cabeleireira do Seagull, salão de beleza de Nova York especializado em cabelo crespo.

Taylor Swift

Pouco ajuda que celebridades que usam cabelo cacheado (como Taylor Swift ou Sarah Jessica Parker, na época de Sex and the City) tenham um visual cuidadosamente penteado e de alta manutenção que é quase impossível de reproduzir em casa. Na verdade, existe um consenso geral de que os cachos têm vida própria.

— Eles vão se mexer, sim, cada dia ficando de um jeito, e é preciso levar em consideração a umidade – explica Morgan Willhite, diretor criativo do Ouidad, outro salão dedicado à beleza dos caracóis, com unidades em Nova York e Santa Monica, na Califórnia. — É preciso ter o olho treinado para ver isso.

Mais para mudar – e cuidar! – dos fios
:: Como cortar a franja de acordo com o formato de seu rosto
:: Água de coco é o segredo de loiras como Yasmin Brunet
:: Sem cor, com saúde! Como reverter os efeitos da descoloração

E aí pode chegar mais uma dificuldade para quem quer ostentar seus cachos soltos ao vento no verão: encontrar um profissional que cuide do cabelo encaracolado, com todas as suas características específicas.

— A maioria das escolas de formação de cabeleireiros é muito antiquada, pouco ensinando sobre cachos a não ser fazer escova ou usar babyliss — diz a cabeleireira Casey Heatherley, para quem cabelo crespo é “todo um aprendizado”. — Tem mais a ver com o formato e podar feito uma planta do que com linhas e ângulos.

Sarah-Jessica-Parker-Medium-Long-Curly-Ombre-Layers

Casey estudou na Devachan, que conta com salões e uma linha de produtos para cabelos ondulados. Sua fundadora, Lorraine Massey, é dona de um culto de seguidores na comunidade dos cachos. Em livro publicado em 2006, ela aconselhava a evitar os xampus tradicionais e incentivava a dar estilo com os próprios dedos.

Mãos de tesoura

Se encontrar um cabeleireiro que cuide dos crespos também pode ser um desafio, algumas mulheres preferem fazer justiça com as próprias mãos. Por meio de muita tentativa e erro, Caitlin Roper, editora da Wired, estabeleceu uma rotina que funciona para ela, incluindo escovar os cachos com condicionador e pente garfo uma vez por semana e depois aplicar um creme para cabelos crespos. Ela sempre deixa secar naturalmente, o que é complicado quando tem compromissos logo pela manhã:

— Uma vez, acordei às quatro da madrugada por causa de uma reunião às sete da manhã.

Se existe pouco consenso entre cabeleireiros e mulheres crespas quanto a cortar as mechas secas ou molhadas, deixar secar naturalmente ou usar difusor, passar mousse ou gel, todos parecem concordar que existem mais e melhores produtos para cachos no mercado.

Xampus sem sulfato, menos agressivos, estão disponíveis em todo lugar. E linhas de produtos amaciantes deixaram de ser exclusividade da comunidade negra, que tem seu próprio movimento de cabelo natural em florescimento.

pretty-beyonce-curly-brown-hairstyle

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna