Nutrição, hidratação ou reconstrução? Entenda as diferenças e descubra o tratamento que seu cabelo realmente precisa

Levante a mão quem nunca experimentou aquele creme de cabelo in-crí-vel e correu para dividir a dica com a amiga? Por mais que a intenção seja boa, às vezes usar exatamente o mesmo produto que outra pessoa pode dar resultados bem diferentes em cada tipo de fio. Mais do que isso: há casos em que usar o tratamento errado pode até causar o efeito inverso nas madeixas.

— Cada fio precisa de um tratamento especifico e cada máscara oferece um tratamento diferente. É importante ler o rótulo para entender o que aquele produto oferece. Usar um hidratante que não é necessário pode até danificar os fios — explica Alisson Lima, terapeuta capilar do Instituto Embelleze.

:: 10 coisas que você provavelmente faz, mas que detonam seu cabelo

O especialista explica que estão disponíveis no mercado, basicamente, três tipos de máscaras: a que é somente hidratação, a nutritiva e a reconstrutiva. Para identificar o que as suas madeixas de fato precisam, vale sempre consultar o cabeleireiro de sua confiança – mas ajuda também avaliar os processos pelos quais o fio já passou.

— Se o cabelo tiver alisamento ou descoloração, certamente ele precisará de uma reconstrução, já que a química utilizada é muito forte. Porém, se ele for natural, irá precisar apenas de uma hidratação — sugere o profissional.

Mais para cuidar dos fios
:: Como cortar a franja de acordo com o formato do rosto
:: As tendências em cortes e cores para os cabelos em 2015

:: Cortar com frequência faz o cabelo crescer? 9 mitos e verdades sobre a saúde dos fios

A seguir, entenda as diferenças entre cada um dos tratamentos. Espia só:

Hidratação

É recomendada para todo o cabelo que não possui processo químico. Alisson sugere que esse tratamento seja feito uma vez por semana.

— Mesmo que o cabelo seja natural, ele precisa ser hidratado. Só o shampoo e o condicionador não dão conta, já que a hidratação deles não é de longa duração — ensina.

Uma dica é sempre procurar produtos que contém ingredientes como óleo de argan, aloe vera e minerais. Além disso, o cabelereiro recomenda uma reconstrução feita em salão de beleza uma vez por mês, para que o cabelo reponha os ingredientes que fortalecem a fibra capilar.

:: Água de coco é o segredo de loiras como Yasmin Brunet
:: Sem cor, com saúde! Como reverter os efeitos da descoloração

emma

Nutrição

A máscara nutritiva é indicada para cabelos com colorações clareadoras e suaves, para protegê-los de possíveis danos. Esse tipo de produto é feito para repor os lipídios do cabelo, ou seja, a oleosidade natural dos fios.

— A máscara nutritiva é muito indicada também para cabelos cacheados, já que as ondas do cabelo fazem com que a oleosidade do couro cabeludo não chegue até todo o comprimento —, explica o terapeuta capilar.

O ideal é que esse tipo de hidratante tenha na composição alguns dos seguintes ingredientes: óleo de amêndoas, manteiga de karité, aminoácidos, proteína da seda e óleo de argan.

:: Granny hair! Tire suas dúvidas sobre o cabelo cinza, a tendência da vez
:: 7 cuidados necessários na hora de mudar os cabelos

giphy (25)

Reconstrução

Quando o cabelo passa por um processo químico muito forte, como alisamento, permanente e descoloração, ele certamente irá precisar de um tratamento reconstrutor.

— Se os fios estão muito frágeis e quebradiços é sinal que o cabelo precisa ser reconstruído. O produto irá tratar as camadas externas, devolver o brilho, maciez e o balanço natural.

Para esse tipo de tratamento o indicado é fazer a primeira sessão no salão e depois continuar em casa. É possível ver grandes mudanças logo na primeira aplicação, pois os fios ficam mais fortes e resistentes. Na hora de comprar a máscara reconstrutora, recomenda-se produtos que possuam proteínas, ceramidas, arginina, soja e complexo de queratinas em sua composição.

:: Hidratação, força e brilho! 10 produtos para cuidar do seu cabelo 

giphy (26)

Leia mais
Comente

Hot no Donna