Nutricosméticos são apostas para deixar cabelos, unhas e pele mais bonitos

As cápsulas têm composições variadas que prometem repor o que está faltando

Foto: Divulgação

Se a alimentação está equilibrada e a rotina de exercícios em dia, mas mesmo assim a celulite não dá trégua e a pele segue sem viço, o problema pode estar na deficiência de nutrientes. De olho na questão, o mercado foi invadido pelos chamados nutricosméticos, cápsulas com composições variadas que prometem repor o que está faltando e garantir que a beleza brote de dentro para fora.

As pílulas oferecem doses de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas. Em níveis muito baixos no corpo, elas contribuem para o surgimento de linhas de expressão, cabelo e unhas fracas e flacidez, dilemas de beleza que às vezes teimam em não desaparecer apesar do uso de cosméticos tópicos e vida regrada.

A promessa de resultados é boa, mas é preciso controlar a ansiedade de ver logo os efeitos. Um hidratante amacia a pele instantaneamente, mas a pílula vai trabalhar aos pouquinhos para regular o organismo. As mudanças começam a aparecer, em média, depois de dois a três meses de uso.

? O nutricosmético é a solução balanceada para a manutenção de taxas adequadas de minerais e vitaminas necessários para o bem-estar do corpo. Os resultados não são imediatos, mas percebidos com a continuação do tratamento, sempre associado a hábitos de vida saudáveis. E os resultados variam com a faixa etária e estilo de vida ? alerta a dermatologista Samantha Kelmann.

A composição e as indicações do nutricosmético variam bastante. Apesar de a maioria dos produtos não exigir receita médica para a venda, o ideal é que um dermatologista ou nutricionista prescreva o uso.

? Quem compra sem ajuda médica deve observar, antes de tudo, a procedência do produto, sua fabricação, seu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, história da marca e a posologia. Os compostos nem sempre estarão todos descritos na embalagem, por isso fique atenta para a inclusão de vitaminas e oligoelementos. Eles são base para a eficácia de um nutricosmético ? indica Samantha.

O que eles prometem

* IMEDEEN TAN OPTIMIZER: Preparar a pele para o bronzeado, deixando a cor mais uniforme
* INNÉOV FERMETÉ: Reduzir rugas e deixar a pele mais firme
* OENOBIOL: Estimular a regeneração das células do cabelo

O nutricosmético tem contraindicações?

Sim, especialmente para pessoas alérgicas. Alguns produtos contêm elementos marinhos, que podem afetar a saúde de quem é alérgico a frutos do mar.

Eles substituem o creme hidratante ou os produtos que combatem o envelhecimento?

Não. O nutricosmético complementa os cuidados de beleza, que incluem alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e o eventual uso de cremes.

É possível tomar mais de um tipo de nutricosmético ao mesmo tempo?

É bem comum a associação de mais de um tipo (um para a pele, outro para celulite, por exemplo), mas eles podem sobrecarregar o organismo, causando mal-estar. Isso só reforça a necessidade de consultar um médico para descobrir o melhor produto para seu caso e a posologia adequada.

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna