Olheiras, rugas, linhas de expressão, manchas e rosácea: os melhores tratamentos para o rosto

Foto: Diego Vara
Foto: Diego Vara

Para as olheiras

Quando nem compressas de camomila e camadas de corretivo resolvem as manchas escuras abaixo dos olhos, a solução pode estar no consultório médico.

— É preciso analisar cada caso para ver se o problema é escurecimento ou profundidade. Na maior parte dos casos, é necessário fazer as duas coisas. Se a olheira é mais profunda, primeiro preenchemos e depois clareamos — explica a clínico-geral Danuza Dias Alves.

Além do preenchimento e de cremes indicados por dermatologistas, outros procedimentos podem ajudar a suavizar o efeito panda. Veja:

Fototerapia

Por meio da aplicação do laser luz de led, a produção de colágeno é estimulada. Isso também ajuda nos pontos escurecidos da pele, clareando o local.

— É o chamado efeito Cinderela, que também hidrata a pele – diz a cirurgiã especialista em plástica facial Melissa Zandonai, do One Day Spa.

Cuidado: não é recomendado utilizar cremes que contenham ácido na fórmula enquanto você está em tratamento. Consulte seu dermatologista antes de combinar outros tratamentos a este.

Carboxiterapia

O objetivo é melhorar a circulação de sangue abaixo dos olhos e, assim como na fototerapia, estimular a produção de colágeno para deixar a pele mais clara. Como o próprio nome dá a entender, na carboxiterapia é realizada uma aplicação subcutânea de gás carbônico na pálpebra inferior. Este tipo de procedimento auxilia também a eliminar pigmentos e toxinas. O tratamento é indicado principalmente para os casos de olheira associados à flacidez na área dos olhos.

Especial Donna Beleza
:: Os melhores tratamentos para gordura localizada
:: Depilação para sempre: tire suas dúvidas sobre tratamentos definitivos
:: 6 tratamentos estéticos que te ajudam a combater a celulite

 

Para manchas

É difícil encontrar quem não se incomode com pelo menos uma manchinha na pele. Sejam os melasmas, que aparecem devido à exposição solar e a alterações hormonais, até aqueles sinais “café com leite”, as manchas podem ser tratadas com diferentes técnicas, de acordo com a intensidade.

Campeão entre os procedimentos mais pedidos do inverno, o peeling ajuda a melhorar a textura, clarear e suavizar manchas da pele.

— É uma forma acelerada de esfoliação com vários agentes, que resulta em uma destruição controlada com posterior regeneração dos tecidos — resume a cirurgiã Melissa Zandonai.

Há opções com resultados mais leves, como o peeling mecânico – de cristal e diamante – quanto o químico, feito com ácidos. Um dos mais eficazes é o peeling de fenol médio, que promove uma descamação profunda. Enquanto o mecânico pode ser feito semanalmente, o de fenol médio é recomendado uma vez a cada seis meses.

— Além de tratar manchas, também ajuda a uniformizar o tom da pele, além de devolver o brilho, remover células mortas e diminuir a oleosidade. No caso do fenol, também ajuda no combate às rugas e promove um rejuvenescimento em torno de cinco anos — garante a médica do One Day Spa.

peeling

 

Para rugas e linhas de expressão

Conforme os anos passam, as expressões deixam marcas na pele – que podem ser as chamadas linhas, mais leves, ou até rugas mais profundas. Entre as causas, estão tanto o movimento natural e repetitivo dos músculos do rosto quanto fatores externos, como estresse, má alimentação e exposição ao sol. Mas a principal razão do aparecimento das marcas é a perda de colágeno, responsável pela elasticidade da pele. Veja a seguir os tratamentos recomendados:

Botox

Para se livrar das rugas mais profundas, um dos tratamentos mais pedidos nos consultórios segue sendo a toxina botulínica, o popular botox.

— É o procedimento mais realizado no mundo, muito seguro — garante a dermatologista Karin Weiss. — Assim como os preenchimentos, o botox não tem época, mas vale a pena fazer no inverno pois o frio também é anti-inflamatório, o que ajuda a reduzir o inchaço e qualquer edema. É o preferido de quem quer um resultado bem natural.

A médica explica que o botox nada mais é do que o veneno retirado de uma bactéria, que promove uma paralisia quando aplicado na musculatura responsável pelas rugas de regiões como a sobrancelha ou a área ao redor dos olhos. Também ajuda quem quer atenuar marcas na testa, no nariz, canto da boca e até para melhorar o contorno do rosto ou do pescoço. O objetivo é repor a gordura da região malar, que perdemos com o tempo e que se acumula na parte inferior das bochechas, que confere aquele aspecto de flacidez no rosto.

botox1

Preenchimento

Quando se fala em linhas que ficam mais à superfície – os chamados “pés de galinha” –, a sugestão é aplicar substâncias exatamente no local afetado, que repõem o volume de gordura perdido com o tempo. Os preenchimentos mais comuns são o ácido hialurônico e o polilático, que ajudam a deixar as linhas de expressão mais suaves, além de melhorar o contorno facial.

— Com o preenchimento, é possível reverter cerca de 60% os efeitos do envelhecimento na pele — explica a médica Danuza Dias Alves, da Clínica Leger.

No bigode chinês, o efeito dura seis meses, enquanto nas maçãs do rosto pode chegar a dois anos. Mais: se a pessoa não gostar do resultado, é possível até reverter em cerca de duas horas.

Há também quem opte pela lipoenxertia, procedimento em que a própria gordura da paciente é aplicada no rosto. Feito no próprio consultório, o tratamento tem como vantagens os resultados rápidos, visíveis logo após a aplicação, e também a menor taxa de rejeição.

preenchi

Laser fracionado

Conhecido também como laser de C02, o procedimento promove uma espécie de queimadura na pele, que acaba por estimular a produção de colágeno nas áreas lesionadas.

Depois de uns três dias, a cútis se recupera e o resultado é um efeito mais liso.

— É um tratamento mais agressivo. Recomendamos para quem pode ficar afastado — indica Danuza Dias Alves.

Dermaroller

Assim como o laser, promove a produção de colágeno e elastina por meio de pequenas lesões, causadas por um instrumento de rolagem com agulhas.

A pele intacta ao redor do “furinho” reage para a cicatrização, que fica mais firme e renovada.

— O procedimento deixa a pele avermelhada por cerca de 72h, conforme a penetração das agulhas — alerta a fisioterapeuta Fernanda Brasil Bocca, da Clínica Bergmann.

dermaroller

 

Para as rosáceas

Sabe aquele efeito de pele ruborizada além da conta, principalmente no nariz, bochechas e testa? Trata-se da rosácea, doença inflamatória crônica que não tem cura, mas pode ser amenizada com remédios de uso tópico, prescritos pela dermatologista. Para diminuir a vermelhidão, outra alternativa são os tratamentos em laser, como a luz intensa pulsada.

— É uma luz que tem como objetivo apagar as veinhas do rosto. A pistola tem vários comprimentos de onda, que queimam manchas com melanina e a hemoglobina, os vasinhos vermelhos. Também melhora a produção de colágeno e suaviza manchas finas — explica a dermatologista Karin Weiss.

luz púlsada

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna