Os cortes e as cores de cabelo que serão tendência no verão 2017

Rafaela Pfeifer 
(LOV Mgmt), no salão Cubo
Rafaela Pfeifer (LOV Mgmt), no salão Cubo

Ano-novo, vida nova e… cabelo novo. Passar a tesoura nos fios ou render-se à coloração faz parte do ritual feminino para renovar o look de tempos em tempos. A cada troca de estação, dá aquela coceirinha de sair marcando horário no salão para atualizar o visual – ainda mais no fim do ano. Curtinhos ou longos, descoloridos ou vibrantes, cheio de ondas ou lisos: levando em conta seu estilo, tom de pele e comprimento dos fios, é possível fazer uma mudança mais radical ou mesmo adicionar toques de luz e cor. Nas páginas a seguir, Donna pesquisou em seis salões de beleza de Porto Alegre as tendências que os profissionais apontam para a estação: escolha a sua!

EXPLOSÃO DE CORES

Nem é preciso ser tão ousada assim para apostar em uma cor megamarcante. Uma nova tecnologia, que já é sucesso no Exterior, desembarca com força nesta estação no Brasil para permitir propostas pouco tradicionais – e, ao mesmo tempo, desbotar aos pouquinhos para quem quiser deixar o look para trás. A novidade se chama Color Craving: um condicionador com pigmentos de ação instantânea, disponível em quatro tons pastel e quatro intensos, com durabilidade de até 10 lavagens, ou seja, semipermanente. Partiu pintar?

Marcantes e cheios de personalidade: os fios não se prendem mais a uma cartela de cores tradicionais. O ruivo se atualiza para ficar mais vibrante. Na foto ao alto, Jonathas Diniz (Cubo) mesclou tons para criar diferentes intensidades, do castanho ao vermelho. Artur Lopes (Cubo) assina o corte, com forte inspiração nos anos 1970, especialmente a franja à la Jane Birkin. O comprimento dos fios tem divisões conforme a altura: o objetivo é garantir mais peso no contorno do cabelo, com ar jovem e contemporâneo, como define Artur.

00c0a5f2

Francine Prigol (Kapo)

Azul é a cor quente da estação: o look assinado por Alexandre Paranhos (Kapo Cabelos) usa a tecnologia chamada Color Craving, que virou hit na Europa. A pintura começa com o cabelo já descolorido. No look acima, Paranhos usou a opção Powder Blue.

00c0a5f9

Savana Sá (Kapo)

Como no look em azul, a coloração também foi aplicada nos cabelos originalmente loiros superclaros: o tom de base recebeu por cima o tom Peach Mist (pêssego). Para quem gosta da cor sempre intensa, Alexandre Paranhos dá a dica: a coloração pode ser retocada em casa.

00c0aa21

Taynan Dutra (Visualitté Pedro Ivo)

O tom rosa-claro aparece de forma pincelada no look feito por Leo Wichrowski (Visualitté Pedro Ivo): a aplicação segue o corte repicado nas pontas. Para dar o efeito “bagunçadinho”, o babyliss tem que ser feito com o modelo de cachos largos, deixando a ponta reta para fora.

00c0aa2c

Marília Paim (Visualitté Pedro Ivo)

Uma graduação de três tons do rosa foi usada por Leo Wichrowski em base de fios castanho-claro. O resultado é a cor um pouco mais fechada, clareando ao longo do comprimento. A franja é mais asssimétrica em volta do rosto, com camadas desconectadas, valorizando as cores.

BLONDS MARCANTES

Esqueça a ideia de que platinar completamente os fios irá detonar o cabelo: para aderir à tendência dos loiríssimos, aposte no uso de produtos de descoloração que vão manter a integridade dos fios durante os processos químicos. A indústria de cosméticos tem investido em soluções menos agressivas, que deixam o resultado com aparência saudável. Xô, amarelão-palha!

_ET_9230

Carla Alessi Diaz (RhedCo)

Sabe a tendência do contour (contorno) na maquiagem, aquela que as Kardashians apresentaram ao mundo para iluminar determinados pontos do rosto e “apagar” outros? Pois a mesma lógica é aplicada aos cabelos na hora de escolher como deixar os fios loiros. A hair contour mescla mechas de vários tons, sempre respeitando o formato do rosto da mulher, como destaca a especialista em cor Roberta Antunes (RhedCo). O corte assinado por William Teixeira propõe um long bob mais curto, cortado um pouco abaixo do queixo (veja a seguir na parte sobre tendência em cortes).

00c0a801

Adele Haas (Sexton)

Um cabelo “quase branco”, com diferentes nuances: para a colorista Fran Olegário (Sexton), que assina os looks acima e ao lado, a tendência acompanha justamente o comportamento de mulheres de mais de 40 anos que assumem os fios grisalhos. Ou seja, desde os 20 ou 30 já é possível desfilar muita atitude com o blond claríssimo. E uma opção para quem não quer platinar muito é apostar em loiros mais neutros ou beges.

00c0a7fe

Vivian Victoria Geweher (Sexton)

TESOURA NELES

Não que o long bob tenha saído de cena, mas seus derivados é que seguem mais em alta – e são superpráticos para o dia a dia. Se nas temporadas anteriores a aposta era o cabelo tocando no ombro, a tendência do verão é subir um pouco mais a tesoura. Nos cacheados e crespos, o curto dá volume tanto a fios mais finos quanto nos mais encorpados.

00c0aa09

Lízia Bueno (Joy Models) – Cubo

Artur Lopes (Cubo) assina o look que tem inspiração no corte classic bob: pense no corte clássico de Anna Wintour, porém aqui adaptado a um estilo despojado e urbano, com direito a franja mais lisa.

_MG_0447

Simone Dias (Studio Leo Zamper)

Aposta da hair designer Kerols Uszacki (Studio Leo Zamper), o crespo é valorizado pela técnica do ombré hair, com mix de tons bronze, marrom e cobre próximo à raiz, boa opção para comprimento médio.

LONGO PRAIANO

Tem cabelo liso e não abre mão do comprimento? Ok, mas abandone os fios superlongos e continue com a chapinha aposentada. A dupla corte repicado + mechas de distintos tons de uma ampla gama do loiro escuro ao castanho-claro confere um ar descontraído que combina com o verão tanto na cidade quanto na praia.

_ET_9015

Luísa Jardim (RhedCo)

Iluminar os contornos do rosto em tons mel e dourado: a coloração feita por Bruno Siebel (Rhedco) se soma ao corte de base reta e camadas nas pontas. Veja como desta forma se ressalta o efeito de mais volume para quem tem fios finos.

_ET_8951

Victoria de Moraes (RhedCo)

Gisele, a Bündchen, é sempre trend: esta técnica é a surfblond, que reproduz um cabelo pós mergulho. A raiz é natural, pontas são clareadas em tom dourado. Aprenda a usar o babyliss para dar um clima de despojamento, indica Bruno Siebel.

Leia também
:: Corte pixie: saiba tudo sobre o cabelo curtinho do momento
:: Cabelos superiluminados e que brilham no escuro fazem a cabeça das fashionistas

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna