Os cuidados básicos para não prejudicar a saúde dos olhos com a maquiagem

Não é só da pele que precisamos cuidar quando se trata de maquiagem. Os olhos também merecem atenção, principalmente porque o mau contato com cosméticos pode trazer problemas para a saúde ocular.

A oftalmologista Rachel Gomes alerta para uma série sinais que indicam que você não está usando os cosméticos de forma adequada. Os problemas mais comuns são visão embaçada, vermelhidão, coceira, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, fotofobia, inchaço das pálpebras e secreção.

— Grande parte das alergias, contaminações da córnea e conjuntiva acontece por causa de maquiagens vencidas e compartilhamento com as amigas — afirma a oftalmologista.

Conheça alguns cuidados básicos para evitar estes sintomas.

Remoção

Uma dica para manter a saúde dos olhos entre mulheres que têm o hábito de se maquiar é fazer a remoção cuidadosa toda noite. “Mesmo cansada, não é recomendável dormir maquiada para evitar o risco de que o cosmético irrite os olhos”, relata a médica.

pincéis

Pincéis

Os cosméticos e pincéis não devem ser compartilhados entre diferentes pessoas. “Há doenças contagiosas da superfície ocular e pálpebras que podem ser transmitidas dessa forma. Se possível, quando for a um salão, leve os seus pincéis e lápis”, recomenda Rachel.

Movimentos

Independente do tipo de produto aplicado na remoção, os movimentos devem ser feitos sempre em direção ao nariz. Isso porque movimentos no sentido contrário podem abrir a pálpebra inferior do globo ocular, facilitando a penetração de impurezas nos olhos.

Leia mais:
:: 5 dicas para protejer seus olhos na frente do computador
:: Aprenda a remover corretamente a maquiagem dos olhos

Lentes de contato

Outra recomendação é colocar as lentes de contato somente após terminar a maquiagem para diminuir os riscos de contaminação. Além disso, o produto não deve ser usado na parte interna dos olhos, e sim, dos cílios para fora. Ao final, é importante lavar pincéis e esponjas. Se houver irritação ou coceira na área dos olhos, é recomendável suspender o uso e procurar um oftalmologista.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna