Os dias estão mais longos e convidam: exercite-se ao ar livre neste verão

Por Laryssa Araujo, Especial

O verão é a melhor época para começar uma atividade física no parque ou na praia. Para fugir do ambiente fechado da academia, a prática de exercícios ao ar livre é cada vez mais popular. Treino funcional suspenso, corda e vôlei de praia são algumas sugestões de educadores físicos e fisioterapeuta para sair da rotina. Sem contar um benefício extra: atividades físicas à luz do sol promovem o bem-estar físico e emocional e ainda aumentam os índices de vitamina D no organismo.

– O sol é a fonte mais importante de vitamina D. Com a exposição adequada, cerca de 15 ou 20 minutos, é possível suprir os níveis da vitamina no organismo. Isso ajuda a diminuir a incidência de depressão – explica Fernando Gerchman, professor de endocrinologia da UFRGS e doutor em endocrinologia e metabolismo.

:: Leia também
Magic Touch Detox, a massagem que te ajuda a eliminar até 1,5kg em uma sessão

Mas fique atenta: é sempre bom lembrar que a supervisão ou instrução de um profissional da área é recomendada.

– O ideal é receber a orientação de um especialista antes de iniciar qualquer atividade física, pois cada um apresenta sua individualidade, sua postura, seu padrão de movimento e tudo isso influência no desempenho dos exercícios e ocorrência de lesões – explica Diogo Scalon, fisioterapeuta do Hospital Moinhos de Vento.

tre00b4f138

FUNCIONAL
Devido à correria do dia a dia, quanto mais descomplicada for a prática de atividades, mais chances de você não abandoná-la no meio do caminho.

Com criatividade, os treinos funcionais podem ser reinventados e adaptados para ambientes externos com a mesma eficácia – ou maior porque a temperatura, o vento ou a condição do solo interferem na execução. A prática tem como base os movimentos naturais do corpo: pular, correr, puxar e agachar. A ideia é sair dos movimentos mecânicos que são característicos da musculação.

– Pratique uma corrida leve, polichinelos, apoio no solo ou subidas e descidas nos bancos dos parques. É só usar a imaginação para criar muitos outros exercícios – afirma André Mallmann, personal trainer e consultor fitness.

Outra modalidade que está entre as favoritas é o treino funcional suspenso. A atividade é uma emagrecedora potente com alto gasto calórico: em 40 minutos você pode queimar até 500 calorias. Com o apoio de um profissional, os exercícios são feitos com determinadas partes do corpo suspensas com o auxílio de uma fita. Adotado por famosas como Sabrina Sato e Juliana Paes, o método usa a gravidade a favor dos movimentos e estimula a resistência do corpo. E sabe qual é a melhor parte? É necessária apenas uma base alta para prender a fita de suspensão (TRX Suspension Training é a mais popular). Ou seja, uma árvore já é o suficiente. Por trabalhar apenas com o peso do próprio corpo é uma prática segura para iniciantes – e desafiadora para os mais treinados, desde que os movimentos sejam executados com maior amplitude.

trei00b4f132

CAMINHE, CORRA E PULE
Caminhadas ou corridas estão entre os exercícios mais fáceis para praticar ao ar livre. Para caminhar é preciso apenas de disposição. Para quem não pratica nenhuma atividade periodicamente, o hábito fazer uma caminhada já desperta efeitos positivos no corpo.
– Procure um ambiente em que você se sinta bem e motive a sensação de relaxamento. A caminhada otimiza o sistema cardiovascular e diminui a incidência de câncer e diabetes – diz Gerchman.

Para as mais preparadas, vale a pena investir na corrida. Correr por 30 minutos pode promover um gasto de até 600 calorias. Reduz a flacidez e melhora o tônus muscular, proporcionando redução de gordura nos culotes e nas coxas.

Pular corda também é exercício e dos bons: Mais: em 30 minutos, você elimina até 400 calorias.

– A corda pode ser levada para qualquer lugar com facilidade e propicia resultados surpreendentes. Tonifica a musculatura das pernas e de toda a parte inferior do corpo, melhora o equilíbrio, a coordenação motora e a saúde dos ossos. Faz bem à saúde e a praticante se diverte – conta Gabriela Timmers, educadora física.

Exercícios em equipe

Bike: Para quem ainda precisa de um empurrãozinho extra, exercícios coletivos podem ser o incentivo que faltava. Reunir os amigos para andar de bicicleta ou entrar para uma turma de ciclistas é motivador. O grupo PedAlegre, na capital, se reúne duas vezes por semana no velódromo para pedalar, não precisa de convite. A atividade desenvolve a capacidade cardiorrespiratória, melhora o tônus muscular de pernas e glúteos. Uma hora de bike leva à perda de, em média, 700 calorias, superando caminhada, natação e dança.

– A bicicleta é um ótimo meio de transporte e uma excelente atividade aeróbica. Esse exercício é indicado para a maioria das pessoas por ser de baixo impacto, o que significa que não sobrecarrega nenhuma parte do corpo, principalmente as articulações das pernas, assim trabalha os músculos inferiores de uma forma agradável – explica Gabriela.

Slackline: O slackline também entra na categoria de exercícios em grupo. Quem nunca viu aquela fita de nylon esticada entre duas árvores em praças e parques? Muito mais do que lazer, o slack trabalha a concentração e a consciência corporal. A atividade exige equilíbrio, e, para isso, toda a força deve se concentrar no abdome e pernas. Um treino de 45 minutos pode queimar até 600 calorias, dependendo dos movimentos. Comece nivelando a corda a 30 centímetros do chão, o pé deve ser colocado inteiro em cima da fita, não de lado. Para se equilibrar com mais facilidade, deixe os joelhos semiflexionados e mantenha os braços abertos com a palma da mão virada para cima.

Na areia: Ir para a praia, não é desculpa, mas incentivo para a prática de exercícios ao ar livre.
– À beira mar, atividades como frescobol ou vôlei praticados na areia fofa intensificam os resultados nas pernas, abdome e glúteos, pois essa condição oferece uma resistência a mais durante a execução. Além de divertidas, movimentam o corpo todo – diz Gabriela.
Uma horinha de jogo despretensioso de vôlei pode queimar até 600 calorias.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna