Os melhores tratamentos para gordura localizada

Foto: FreeImages.com
Foto: FreeImages.com

Por mais que você malhe e se alimente corretamente, elas ainda permanecem lá. Para diminuir as gordurinhas localizadas, há diferentes tipos de técnicas não invasivas. Saiba, porém, que eliminar tudo não é um objetivo viável.

– A gordura é necessária para o funcionamento do metabolismo. Os tratamentos são indicados apenas para melhorar a estética de quem está mais próximo do peso ideal. Não é recomendado como alternativa ao emagrecimento – explica Geraldo Calleya, especialista em medicina estética do Vitta Centro de Bem-Estar Físico.

A indicação do procedimento indicado será feita em consultório de acordo com o percentual de gordura.

Donna visitou clínicas de estética em Porto Alegre para descobrir as principais novidades em tratamentos para diminuir gordurinhas.

ESCULPINDO A FRIO

O que promete: uma das mais festejadas invenções dos últimos tempos, o COOLSCUPTING – desenvolvido em Harvard – tem resultados comprovados pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador dos Estados Unidos, e está disponível em duas clínicas em Porto Alegre. Consegue eliminar de 20% a 30% das células de gordura de uma parte do corpo em uma única aplicação. O Coolsculpting foi eleito pelo terceiro ano consecutivo pela revista New Beauty Magazine o melhor tratamento para gordura localizada: 95% dos pacientes acompanhados se dizem satisfeitos com o resultado.

Fotos: Adriana Franciosi

Fotos: Adriana Franciosi

Como funciona: o aparelho trabalha com resfriamento controlado nas células de gordura localizada. A temperatura baixa para -8ºC. A área, que é “sugada” para dentro de um ou dois aplicadores a vácuo – por exemplo, um em cada lateral da perna – sofre um processo de inflamação por apoptose, isto é, aos poucos vai morrendo e se degradando. A partir do terceiro dia, começam a ser expelidas naturalmente pelo organismo, processo que é finalizado em até 90 dias.
– O corpo fica mais modelado porque as células inflamadas que passam pelo procedimento vão ser eliminadas. Se a pessoa engordar depois da sessão, a gordura será distribuída nas células restantes, em outras áreas, portanto – afirma a fisioterapeuta Luma Kiyoko Caldeira Ono, da clínica Zafine, na Capital.
Onde aplicar: em qualquer parte do corpo com gordura localizada. As ponteiras têm diferentes formatos para cada área. As mais pedidas são barriga, costas, braços, pneuzinhos (flancos) e culotes. Cada sessão dura uma hora.

CONGELANDO A GORDURA

O que promete: toda mulher antenada no universo da estética já ouviu falar do sucesso da CRIOLIPÓLISE, a técnica que diminui as gordurinhas em apenas uma sessão. Trata-se, na prática, da mesma tecnologia do Coolsculpting, isto é, os aparelhos de criolipólise no Brasil replicam o funcionamento da pioneira máquina americana. Com diferentes nomes no mercado, você pode se certificar da segurança do equipamento e da manta na clínica verificando se está registrado na Anvisa. A “crio”, como é chamada, também reduz de 20% a 30% de gordura da área após a primeira sessão.

GORDURA crio adriana
Como funciona: assim como no Coolsculpting, os aparelhos promovem a redução da gordura por meio do resfriamento das células. A aplicação pode ser repetida após três meses no mesmo local. Um exemplo: aplicando no braço, em local com 400g de gordura, a primeira aplicação elimina de 80g a 120g em uma hora. A redução ocorre através do dano térmico provocado na célula que carrega a gordura.
– A célula estica e sua membrana se rompe, liberando a gordura que estava dentro dela para o organismo. A partir daí, essa gordura pode ser metabolizada pelo corpo ou mesmo eliminada, mas não estará mais localizada em uma área específica – explica Geraldo Calleya, médico do Vitta Centro de Bem-Estar Físico.
Onde aplicar: em qualquer parte do corpo com gordura localizada. Barriga, flancos, culotes e pernas estão entre os mais pedidos.

PULSOS DE ONDAS ULTRA-SÔNICAS

O que promete: o procedimento batizado de ULTRACAVITAÇÃO tem como meta diminuir 10% da gordura da área tratada já na primeira sessão.
Como funciona: o aparelho faz com que a célula de gordura seja destruída através de pulsos de ondas sonoras de alta frequência. Essas ondas, focadas em uma área específica de gordura, produzem bolhas dentro da célula, que a explodem, também liberando a gordura para ser metabolizada em outra parte do organismo. Na comparação com outras técnicas, como a criolipólise, por exemplo, seriam necessárias seis sessões para atingir o resultado de uma crio, compara o médico Geraldo Calleya.

ULTRAVAITA
Onde aplicar: qualquer parte do corpo pode receber a aplicação. A sessão dura cerca de 20 minutos. É possível repetir de duas a três sessões por semana.

SUCÇÃO COM DRENAGEM E ENERGIA

O que promete: POWERSHAPE é um equipamento que associa três tecnologias – sistema de sucção, luz de led e radiofrequência. Tem como objetivo aumentar o metabolismo da gordura e estimular o colágeno, melhorando a aparência da pele e o contorno corporal. Funciona também para celulite e no combate à flacidez.
Como funciona: a radiofrequência combinada com laser de baixa energia aquece o tecido numa profundidade de 5 a 10mm. O sistema de sucção associado a drenagem por roletes torna a pele lisa para maior penetração da energia do laser e aumento da circulação sanguínea. Isso reduz o volume da célula de gordura na hipoderme (camada de gordura) e deixa o tecido mais uniforme.
– O aparelho produz calor na derme. A temperatura é controlada de forma a tornar a fibra de colágeno mais firme e tensionada. Grosso modo, é como se fosse um exercício físico: estará sendo feito um condicionamento da pele com essa estimulação – explica a fisioterapeuta dermatofuncional Paula Reali, da Onodera.

GORDURA powershape adriana
Onde aplicar: abdômen, panturrilha, flancos, pernas, glúteos. É indicado de oito a 10 sessões. Cada aplicação dura 20 minutos.

OUTROS TRATAMENTOS PARA GORDURA LOCALIZADA:
Endermoterapia, manthus, trilipo, ultrassom localizado, lipolaser, radiofrequência, infravermelho.

Leia também
:: Depilação para sempre: cansada de remover pelinhos todo mês no salão? Tire suas dúvidas sobre tratamentos definitivos

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna