Pele madura, oriental, negra e mais: os segredos da make perfeita para celebrar a diversidade

Orientais precisam disfarçar o formato dos olhos? Mulheres maduras devem evitar sombra colorida? Ruivas e negras têm que fugir do batom vermelho? Nem pensar! A única regra é valorizar quem você é

Foto: Maurício Rodrigues, especial
Foto: Maurício Rodrigues, especial

A beleza tem muitas cores, texturas e contornos. E cada vez mais gente inclusive as marcas de cosméticos tem descoberto que não há regras absolutas nem padrões definidos. O que vale é valorizar as suas características.

Máximas como disfarçar as sardas com camadas e mais camadas de base, por exemplo, viraram coisa do passado. Agora, o que vale é mostrar as características que te tornam única com orgulho, como reafirma o consultor de make de O Boticário, Sadi Consati:

– Hoje as sardas são um diferencial. Sou sempre a favor de não esconder, até porque se você cobrir, altera a imagem da mulher – explica.

Democratizar a beleza de cada uma (e cada um!), aliás, virou o mantra da vez. Não é à toa que gigantes internacionais da indústria cosmética, como a Avon, têm apostado tanto na diversidade em seus comerciais. Entre as mais recentes empreitadas da marca, estão campanhas que trazem nomes como as cantoras Karol Conka, Pabllo Vittar e Iza. Mas o investimento vem também em tecnologia: a diversidade proposta nos anúncios parece estar finalmente se refletindo na variedade de produtos. Uma das novidades da marca, por exemplo, se chama Cor Fiel, e traz uma fórmula que reúne ingredientes capazes de ajustar a maquiagem ao tom de pele. Outras grifes de beleza nacionais como a Vult Cosmética, por exemplo, também apostam em uma gama de cores capaz de atender a mais mulheres: a Base Líquida HD de Alta Cobertura, por exemplo, tem 16 opções de cores.

É justamente para atender ao anseio das consumidoras que não se viam representadas que as marcas têm ampliado seus portfólios. Uma das principais queixas, sobretudo das mulheres negras, é quanto à dificuldade de encontrar a base ideal para a sua cor de pele, como afirma a maquiadora Gisa Fernandes:

– Antigamente havia cores muito limitadas no mercado para a pele negra. Agora, as marcas finalmente estão evoluindo nisso.

É para ajudar as mulheres a encontrar sua própria beleza que Donna reuniu um time de especialistas em maquiagem. Sadi Consati, Gisa Fernandes e a nossa colunista de beauté Taís Andrade dão dicas e revelam truques de make para valorizar os traços e características de cada perfil de mulher. Nas páginas a seguir, você também confere um editorial de beleza no qual as modelos são leitoras como você, que se candidataram para participar em nosso Grupo da Beleza no Facebook. Descubra com qual delas você mais se identifica e aproveite nossas dicas para ficar ainda mais bonita.

Oriental

Maquiagem para o dia para rostos com traços orientais | Foto: Maurício Rodrigues

Maquiagem para o dia para rostos com traços orientais | Foto: Maurício Rodrigues

No dia a dia, a publicitária Patricia Sanae Tanabi, 25 anos, faz pelo menos uma make básica: pó, lápis, batom clarinho e rímel. Mas ainda tem dúvida de como aplicar a sombra em seu formato de olhos. Por ora, só arrisca mesmo no delineador preto:

– É difícil achar o côncavo. Como não tenho a dobrinha do olho, tenho medo de fazer algo maior e sair errado.

Nos olhos

A dúvida de Pati é a mais repetida pelas clientes orientais de Taís Andrade.

– Se a mulher gosta de marcar, precisa criar esse côncavo – diz a colunista de beauté de Donna.

Para obter o efeito, Sadi Consati ensina sua técnica preferida: começar com uma cor escura na base dos cílios e fazer um degradê de baixo para cima, até a sobrancelha, indo da sombra mais escura até a mais clara. Para abrir o olhar, a dica de Sadi é aplicar um lápis bege na linha d’água.

O rosto

Uma das dúvidas de Pati Tanabi é como iluminar o rosto sem perder a profundidade. Sadi destaca o efeito do contorno:

– É fundamental para reduzir e dar mais profundidade ao rosto. Espalhe o produto embaixo do queixo, nos cantos da testa e nas bochechas.

Maquiagem para a noite para rostos com traços orientais | Foto: Maurício Rodrigues

Maquiagem para a noite para rostos com traços orientais | Foto: Maurício Rodrigues

As cores

Uma sombra bronze esfumada leve é aposta certeira. Para ousar, Sadi indica os vermelhos e os alaranjados, principalmente com fundo dourado. Para além das cores, vale ficar atenta ao acabamento das sombras, explica Taís Andrade:

– A cintilante não favorece as orientais, destaca a pálpebra e faz com que pareça maior. Se for usar brilho, prefira sombra iluminadora no canto interno.

Por ter fundo amarelado, a pele das orientais é uma das mais democráticas: a aposta de Taís para blush são tons rosados e pêssego.

Três produtos

Quarteto de sombras Modern Asia, d’O Boticário, blush Gingerly, da M.A.C., e paleta de sombras Naked Basics, da Urban Decay.

 

Pele negra

Maquiagem para o dia para pessoas de pele negra| Foto: Maurício Rodrigues

Maquiagem para o dia para pessoas de pele negra| Foto: Maurício Rodrigues

A designer Marianne Gaspary, 26 anos, adora testar cores novas nos lábios: os tons mais escuros, como o vinho e o marrom, estão entre os preferidos. Mas, assim como muitas outras mulheres negras, tem dificuldade para encontrar a base ideal para seu tom de pele:

– Minha pele é mais amarelada, e as cores disponíveis para pele negra estão mais para o avermelhado.

Cores

Para a maquiadora Gisa Fernandes, as cores preferidas da Mari são justamente as mais indicadas para as mulheres de pele negra:

– Gosto muito de cobre, dourado, tons mais quentes. Já os mais claros, como prateado e branco, ficam acinzentados na mulher negra. Eu evitaria.

Para o blush, Gisa recomenda tons como pêssego, malva e vinho puxando para o roxo. Mas, se a pedida é ousar, o consultor de maquiagem de O Boticário, Sadi Consati, aposta em tons como o verde-musgo e azul-cobalto para os olhos.

Na boca

Não tenha medo de testar um batom vermelhão ou rosa – a cor forte ressalta seus lábios. Gisa recomenda ainda abusar dos nudes: 

– Mas lembre-se de que não são os nudes de pele branca, senão fica amarelado. O nosso nude é mais escuro, um marrom mesmo.

maritodabeleza

Maquiagem para a noite para pessoas de pele negra| Foto: Maurício Rodrigues

Base certa

A missão de encontrar a base perfeita para a pele negra ainda desafia muitas mulheres, inclusive a maquiadora Gisa Fernandes:

– Ainda é bem difícil. Mas agora as marcas estão prestando mais atenção na pele negra.

A sugestão da beauty artist é testar vários produtos na sua pele, até achar o ideal para você:

– Teste sempre no pescoço e no dorso da mão. E faça isso em um ambiente claro, onde você consiga se enxergar bem. Luz amarelada não funciona.

Três produtos

Base líquida HD alta cobertura da Vult, linha de bases Radiance Una, da Natura, e blush Stubborn, da M.A.C. Cosmetics.

 

Castanha

Maquiagem para o dia para pessoas de pele clara e cabelos castanhos | Foto: Maurício Rodrigues

Maquiagem para o dia para pessoas de pele clara e cabelos castanhos | Foto: Maurício Rodrigues

Estudante de Agronomia da UFRGS, Gabrielle Passos, 24 anos, acredita que a maquiagem é sinônimo de liberdade e diversão. Na correria habitual da faculdade, prefere apostar em poucos e bons produtos: protetor solar, pó e lip balm. A dúvida fica por conta da make de balada: pode misturar batom escuro com olho esfumado? Ou o look pode ficar carregado por conta dos cabelos castanhos?

A pele

Com frequência, as mulheres com cabelo escuro têm a pele mais amarelada. Neste caso, vale ficar atenta na hora de escolher a base: evite produtos que também sejam amarelados.

– A base precisa puxar mais para o bege. Pode até ter um fundo amarelado, mas o bege vai quebrar esse efeito – explica Sadi Consati.

Cores preferidas

Para a maquiadora Taís Andrade, o perfil da nossa leitora-modelo Gabi Passos – cabelos castanhos com a cútis amarelada – tem a ver com praticamente toda a paleta de cores.

– Só não aconselho tons que remetem ao cinza e ao prateado, que são muito frios – indica.

Se você prefere uma beleza mais clássica, vale investir em cores quentes, como o dourado, o ouro-velho e, claro, o clássico olho preto esfumado. Quer ousar? Taís indica o azul, aposta da estação.

Maquiagem para a noite para pessoas de pele clara e cabelos castanhos | Foto: Maurício Rodrigues

Maquiagem para a noite para pessoas de pele clara e cabelos castanhos | Foto: Maurício Rodrigues

Nos lábios

Aqui também, vale de tudo. No caso dos batons escuros, Sadi recomenda texturas mais cremosas.

– Sabe o batom matte vinho quase preto? Acho que pesa o visual. Pode usar batom escuro, claro, mas prefira produtos com fundo mais luminoso.

Três produtos

Batom Velvet Teddy, da M.A.C., base Fit Me, da Maybelline, e paleta de sombras Nude, da Contém 1g.

 

Madura

Maquiagem para a noite para pessoas de pele madura | Foto: Maurício Rodrigues

Maquiagem para o dia para pessoas de pele madura | Foto: Maurício Rodrigues

Maria Elisabet Goettems, 61 anos, é adepta de uma beleza clean. Não à toa, a analista de sistemas, que hoje atua como corretora de imóveis, nunca se submeteu a um procedimento estético. – Nem botox, nem nada! – afirma.

Mesmo básica, Bete tem dúvidas sobre como realçar os olhos e garantir aquele “ar de arrumada” para festas, por exemplo.

A pele

Nosso trio de especialistas é unânime: para a pele madura, o ideal é optar por produtos mais fluidos e leves.

– Prefira uma base que não seja matte, que se acumula nas linhas de expressão. Quanto mais líquida e luminosa, melhor – ensina Gisa Fernandes.

– Vale investir em make com tecnologia. Opte por bases fluidas, bem pigmentadas, com qualidade e até efeito lifting – sugere Tais Andrade.

Sadi Consati alerta para o efeito do pó compacto, que muitas vezes acaba craquelando na pele.

– Prefira usar nas regiões sem linhas de expressão, como bochecha e testa. Evite ao redor dos olhos e da boca.

Na boca

Com o passar dos anos, é comum que os lábios fiquem mais finos. Para dar um efeito mais carnudo, Tais aposta no contorno mais escuro.

– E, no centro, você preenche com um tom mais claro. Isso vai dar a impressão de lábios maiores.

Maquiagem para o dia para pessoas de pele madura | Foto: Maurício Rodrigues

Maquiagem para a noite para pessoas de pele madura | Foto: Maurício Rodrigues

E as cores?

Vinho e bordô estão entre os tons mais sofisticados para Sadi Consati, além do marrom, um clássico que sempre cai bem. Quanto às sombras, o maquiador quebra aquela regrinha de que pele madura não combina com brilho:

— Gosto de misturar a matte com a acetinada, que tem uma luminosidade muito fina.

Três produtos

Bases Teint Miracle, da Lancôme, e DiorSkin Star Fluid, da Dior, e Óleo Divino, da Caudalie.

 

Pele clara

Maquiagem para o dia para pessoas de pele clara | Foto: Maurício Rodrigues

Maquiagem para o dia para pessoas de pele clara | Foto: Maurício Rodrigues

Eduarda Prenicka, 18 anos, atua como modelo desde pequena e sempre foi fã de make: – Ajuda muito na autoestima.

De pele clara e dona de fios loiros que já foram ruivos (e que, nas fotos desta página, parecem escuros porque estavam molhados), ela gosta de explorar as possibilidades no universo de pós, pincéis e batons.

A pele

Foi-se o tempo em que se buscava uma pele com efeito bronzeado a todo custo. Sem falar no risco de ficar com cor alaranjada:

– Evite usar base mais escura para esse efeito, não fica bom. Só mesmo no verão, para igualar – ensina Taís Andrade.

A maquiadora também dá a dica sobre o corretivo ideal para cútis clarinha: se suas olheiras são escuras, escolha um produto com cor intermediária entre a da sua pele e a da olheira. Finalize com um corretivo mais claro para iluminar.

Nos lábios

Vermelho, rosa, vinho: vale tudo! – Para ousar, aposte em um batom mais chamativo, como o azul – diz Tais.

Para as fãs dos nudes, Sadi Consati dá a dica: – O segredo é encontrar um batom nude um tom acima da sua pele para os lábios ficarem naturais e a cor aparecer.

Maquiagem para a noite para pessoas de pele clara | Foto: Maurício Rodrigues

Maquiagem para a noite para pessoas de pele clara | Foto: Maurício Rodrigues

E os olhos?

Sabe aquele olhão esfumado bem escuro? Vale redobrar o cuidado se você tem a pele muito clara:

– O contraste é muito forte. Prefira usar tons de marrom, escurecendo aos poucos – afirma Tais.

Sadi aposta nos tons claros, como pérola e creme. – Mas o segredo é usar máscara preta, por causa dos cílios clarinhos – sugere o maquiador.

Três produtos

Batom Azul Poderoso, da Panvel, base Studio Fix Fluid, da M.A.C., e lápis para olhos Azul Royal, da Maybelline.

Leia mais
:: Tendência para os cabelos: saiba quais cortes e cores estão em alta na estação
:: Saiba quais os cuidados básicos para ter pele e cabelos bonitos no inverno
:: Dossiê do cabelo loiro: perguntas & respostas sobre os cuidados com a coloração mais pedida pelas gaúchas 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna