Pele, unhas e cabelos ficam mais bonitos com a nutrição adequada

Nutricionista dá dicas para quem quer reequilibrar o organismo

Foto: Júlio Cordeiro

Com a correria do dia-a-dia, muitas mulheres acabam deixando um pouco de lado o cuidado com a alimentação. Por isso, buscam receitas rápidas para conseguir cabelos sedosos e brilhantes, pele macia e hidratada, unhas fortalecidas, um corpo harmônico e peso ideal. Um passo importante, porém, para conseguir atingir este objetivo é ter uma alimentação equilibrada e balanceada para nutrir corretamente o organismo.
 
? Muitas pessoas focam nas calorias consumidas, e não no valor nutricional dos alimentos, como uma tentativa de manter o peso ideal. Em muitos casos, isso acaba resultando em uma maior queda de cabelos, unhas fracas, mais acne, ou seja, o terror de qualquer pessoa que busca estar em equilíbrio e de bem com o espelho ? afirma a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo, de Goiânia.
 
Com um pouco de empenho e disciplina, qualquer pessoa consegue ter uma alimentação balanceada e equilibrada.

? Além de uma alimentação saudável, é importante praticar exercícios físicos regulares que serão essenciais dar mais pique para o dia a dia e ajudar a reduzir as gordurinhas, deixando cabelos e unhas bem nutridos ? ressalta.
 
Dicas da nutricionista

? Aqui listamos alguns nutrientes importantes para ajudar o organismo a ficar em equilíbrio, mas é muito importante também lembrar-se da individualidade bioquímica de cada pessoa. Ou seja, cada indivíduo deve ter um plano alimentar individualizado respeitando as suas necessidades e limitações ? afirma Flávia.
 
UNHAS
Fracas: Ferro, cálcio, zinco, ácido linoléico
Manchas Brancas: Magnésio, silício e ferro
Amareladas: Distúrbios no sistema linfático, infecção por fungos e diabetes
Alimentos Indicados:Castanha do Pará, amêndoas, nozes, aveia, cevada,vegetais verde escuros, frutas em geral, semente de linhaça, frutos do mar e carnes.

CABELOS
Queda e opacidade: Proteínas, biotina, vitamina D, cobre, zinco, cálcio, ácido pantotênico, magnésio, ferro
Alimentos Indicados:Gema de ovo,aveia, cevada, salsa, carnes vermelhas, peixes, aves e leguminosas.

PELE
Acne: Zinco, vitamina C, vitamina A e E
Alimentos Indicados: Cenoura, mamão, pimentão, tomate, frutas cítricas, abóbora, carnes, peixes, aves, gérmen de trigo.
Manchas: Distúrbios hormonais, vitamina A, C e E
Alimentos Indicados: Soja e derivados, hortaliças verde escuras , frutas cítricas vegetais amareladas e óleos vegetais.
Flacidez Cutânea: Alto consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e açúcares; deficiências de vitaminas e minerais antioxidantes
Alimentos Indicados: Arroz integral, pães integrais, massas integrais, abacate, abóbora, frutas vermelhas.
Pele Seca: Vitamina A, biotina, cálcio, ácidos graxos, vitamina B2
Alimentos Indicados: Soja, amêndoas, feijão, lentilha, grão-de-bico, nozes, castanha do Pará, linhaça, laranja, morango, limão, acerola.
Celulite: Iodo, selênio, ômega 3, vitamina C, isoflavonas, clorofila. Disfunções hormonais, deficiências nutricionais, problemas circulatórios e má hidratação
Alimentos Indicados: Azeite de oliva, algas marinhas, castanha do Pará, soja, aveia, peixes de água fria, frutas cítricas e água
Olheiras: Alergias, disbiose, problemas circulatórios
Alimentos Indicados: Folhas verdes e sementes, suco de clorofila, probióticos, Coenzima Q-10, óleo de peixe, vitamina E, chá verde, própolis, suco de uva, semente de linhaça.

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