Pés lindos para o verão: aprenda os cuidados básicos

Muita hidratação e o corte correto das unhas garantem pés macios, saudáveis e bonitos

Dicas simples para colocar os dedinho sde fora sem vergonha
Dicas simples para colocar os dedinho sde fora sem vergonha

Após meses fechados em botas e sapatos, seus pés precisam de cuidados especiais com a chegada do calor para desfilarem em sandálias e chinelinhos por aí. E nada de ter preguiça: lixar, esfoliar, hidratar e cuidar da saúde dos pés em geral é muito menos trabalhoso do que parece.

:: Do branco ao metalizado: 7 cores de esmaltes para usar no verão 2015
:: Serviço de Disque Manicure chega a Porto Alegre
:: Exercício certo e cosméticos ajudam a ter pernas impecáveis

Confira dicas com os cuidados básicos para se ter pés saudáveis e lindos – e esteja pronta para colocar os dedinhos de fora!

:: Atenção ao corte das unhas

O mais importante é a forma de cortar as unhas, que deverá ser reta e nunca invadir os cantinhos, para evitar que elas encravem.

A frequência do corte é de acordo com o crescimento das unhas, e isso varia um pouco de pessoa para pessoa, além da preferência de cada um (algumas pessoas gostam das unhas mais curtas e outras preferem um pouco mais compridas).

:: Sem medo de lixar

O lixamento tanto das unhas quanto da sola dos pés deve ser feito uma vez ao mês. Pode ser em casa ou no salão. O lixamento realizado por um profissional habilitado é realizado com lixa que vai no chamado “micromotor”, tornando o acabamento mais eficiente.

Cremes à base de ureia ou silicone devem ser aplicados diariamente

Cremes à base de ureia ou silicone devem ser aplicados diariamente

:: Abuse da hidratação

Manter pés sempre bonitos passa obrigatoriamente por hidratá-los diariamente com um creme com alto poder de hidratação, além de realizar pelo menos uma vez ao mês uma hidratação mais profunda. Uma vez por semana, é possível usar um creme à base de silicone ou ureia, aplicar papel filme e deixar agir por 20 minutos.

:: Intervalo entre uma esmaltação e outra

As unhas dos pés podem ser esmaltadas normalmente, desde que não apresentem nenhuma patologia, como micose, por exemplo. O ideal é que entre uma esmaltação e outra deixemos as unhas pelo menos dois dias ao natural para que elas possam “respirar”.

:: Alerta aos sinais de micoses

A micose é causada por fungos e pode ser contraída na praia, sauna, piscina e até pelo uso do calçado de alguém que tenha micose. Para preveni-la, é importante tomar cuidados como sempre secar bem os pés após o banho, principalmente no meio dos dedos; usar sempre meias de algodão, que absorvem a transpiração; alternar os calçados e, após o seu uso, deixá-los arejando antes de guardá-los.

Preste atenção aos sinais que os próprios pés dão de que há algo errado

Preste atenção aos sinais que os próprios pés dão de que há algo errado

:: Atenção a eventuais alterações

Se os pés apresentarem qualquer alteração, seja na coloração das unhas ou em termos de descamação e coceira, o ideal é que se procure um dermatologista para realizar o diagnóstico e indicar tratamento, se necessário.

Fonte: podóloga e coordenadora técnica da rede Doctor Feet, Cristina Lopes.

Leia mais
Comente

Hot no Donna