Pesquisa: mulheres brasileiras com mais de 45 anos têm autoestima alta, mas questionam preconceitos da sociedade

A atriz Bruna Lombardi foi apontada na pesquisa como a mulher que melhor representa o
A atriz Bruna Lombardi foi apontada na pesquisa como a mulher que melhor representa o "envelhecer bem"

Como as brasileiras enfrentam o processo de envelhecimento? A julgar por uma pesquisa divulgada na quinta-feira (5), em São Paulo, feita com mil mulheres de 45 a 65 anos, elas estão assumindo a idade com orgulho nessa faixa etária, mas questionam as limitações impostas pela sociedade.

Quase 68% das entrevistadas acreditam que as mulheres mais velhas são mais valorizadas hoje do que eram há 10 anos. E celebram sua aparência: 7 em cada 10 brasileiras se consideram bonitas, e 78% disseram que as pessoas as consideram mais jovens. A atriz Bruna Lombardi foi citada como o melhor exemplo feminino do que representa “envelhecer bem”.

Os dados compõem a Pesquisa Avon: A Mulher diante do Envelhecimento, realizada pelo Instituto FSB Pesquisa. A pesquisa foi respondida pela internet por mil mulheres de 45 a 65 anos de todas as regiões do país, durante o mês de abril de 2016.

Quando questionadas se mentem a idade, quase a totalidade (95%) das entrevistas respondeu que assume a idade. E 65% não se preocupa com a opinião de outras pessoas para se sentir feliz com sua aparência.

Outras conclusões da pesquisa:

* Para 2/3 das entrevistadas, a sociedade passou (ao longo do tempo) a valorizar mais a mulher acima dos 45 anos.

* Mas a sociedade ainda impõe limitações. Para 72,4% das mulheres declarou que se sente impactada em algum dos seguintes aspectos: carreira, relacionamentos e beleza, por exemplo, conforme o gráfico abaixo.

limitacoes

* A questão dos cabelos brancos foi abordada na pesquisa. A maioria das mulheres consultadas (58%) apoiam a ideia de assumir cabelos brancos, o que sugere “atitude” feminina, ainda que a maioria não tenha adotado o look com fios naturais depois dos 45 anos.

cabelosbrancosmais

* Já quando o assunto é pele, a vaidade é o item mais delicado. As rugas são o terceiro motivo mais citado para a insatisfação com a aparência, atrás do excesso de peso e flacidez.

* 67,4% das entrevistadas afirmaram que se incomodam com sinais de envelhecimento

* 27% das mulheres consultadas pela pesquisa já fizeram algum tratamento/ procedimento estético facial, sendo que os mais populares são peeling (53,9%), botox (18,2%) e 16,4% (cirurgia plástica)

tempo e produtos

* 68,5% das mulheres perceberam os primeiros sinais de envelhecimento no rosto após os 40 anos

tempopele

* 70,1% das mulheres têm algum cuidado com a pele do rosto

* 65,8% delas começaram a ter cuidados antes dos 41 anos

produtos

* Produtos anti-idade fazem parte da rotina de beleza de 60% das mulheres brasileiras

* Entre as que usam, 76,7% das mulheres que usam veem resultados no uso do creme anti-idade

* Destas, 81,1% estão satisfeitas com esses resultados

– A pesquisa mostrou também que as mulheres nessa faixa etária querem ver qualidade, tecnologia e resultados rápidos nestes produtos, e, se precisarem, pagam mais por isso – diz Ricardo Patrocínio, vice-presidente de Marketing da Avon. – Por isso, essa linha para mulheres mais velhas concentra os maiores esforços de pesquisa e tecnologia – explicou Ricardo no evento de lançamento de Renew Ultimate Supreme.

O novo produto é indicado para mulheres acima de 45 anos, que necessitam de um aumento da atividade celular da pele do rosto, colo e pescoço. Ajuda a reverter os múltiplos sinais da idade (linhas finas, flacidez no contorno do rosto, textura mais seca e sem viço), incluindo os mais avançados, que segundo a pesquisa, são os que mais incomodam essas mulheres.

A marca Renew é a mais usada pelas brasileiras na categoria de anti-idade. A cada minuto, são
vendidos 4,9 produtos Renew no país. Os produtos são desenvolvidos no Instituto Avon Skincare, em Suffern, nos Estados Unidos, dentro do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Avon.

Leia também
:: 12 erros que prejudicam sua aparência e você nem sabia
:: Os tratamentos de beleza mais indicados para o outono

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna