Polêmica! Samara Felippo critica forma com que youtuber Kéfera aborda transição capilar

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

A atriz e youtuber Samara Felippo usou o Instagram Stories nesta segunda-feira, 4, para se manifestar sobre um vídeo em que a também youtuber Kéfera explica como está sendo sua transição capilar. Mãe de duas cacheadas – Alicia, 8, e Lara, 5 –, a atriz ficou incomodada pela influenciadora digital não falar no vídeo sobre o racismo tão atrelado ao processo de transição capilar e, claro, de aceitação.

Leia mais:
:: Beyoncé, Viola Davis e mais: 6 famosas que passaram por transição capilar e arrasam nos cachos
:: Dicas para disfarçar a diferença de texturas na transição capilar
:: Viralizou: mãe envia bilhete para a escola pedindo que cabelo black power da filha não seja preso
:
Por que a família é tão importante para a autoestima de uma criança negra

Começando uma etapa muito linda de aprendizagem… 👊🏻 O Kumon é uma metodologia que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. Criado por um professor de matemática e pai, preocupado com o processo de aprendizagem do filho, o método estimula o aluno a gostar de aprender e a se sentir seguro no processo de aprendizagem. O objetivo é desenvolver a autoconfiança, o interesse em estudar e aprender por si até que consiga chegar ao seu desempenho máximo. Assim, em cada estudo realizado, ele poderá sentir a satisfação e dizer para si mesmo: “Eu consegui!”, experimentando a alegria de aprender e de expandir, cada vez mais, sua própria capacidade. #EuFaçoKumon #EuAcreditoNoFuturo #publi Acesse: kumon.com.br e no Face: facebook.com/kumonBR

Uma publicação compartilhada por Samara Felippo (@sfelippo) em

– Eu, sem querer, fui parar num vídeo da Kéfera hoje falando sobre transição capilar e me vieram muitas coisas à cabeça. (…) Mas o que me incomodou não foi o que a Kéfera falou.

Samara conta que a youtuber trata no vídeo sobre o que ela passou com o cabelo rebelde e bagunçado na escola e o bullying que ela sofreu.

– Mas o que ela não fala é o porquê deste cabelo bagunçado ser tão rejeitado. Por que quando ela começou a postar os vídeos com o cabelo natural dela, ela foi tão criticada? Porque existe no nosso país o racismo estrutural, gravíssimo, fortíssimo. Então o cabelo liso é o cabelo bonito, é o cabelo padrão – disse a atriz.

Veja o vídeo completo com os Stories da Samara:

ei domingo, acaba não meu anjo

Uma publicação compartilhada por KÉFERA (@kefera) em

– Só estou aqui para dizer que ela podia… Aliás, podia não, ela pode ir nisso mais profundamente. Tem muita youtuber negra que fala sobre isso com propriedade, do que ela já passou. Para encerrar, a Kéfera não tem cabelo cacheado. A Kéfera tem o cabelo ondulado e fazia progressiva. Eu fazia progressiva! (risos) Olha que loucura! É uma coisa mais absurda que a outra. Só me faltou ela, além de contar a história dela, que eu não estou menosprezando, contar a história das meninas que passam por isso de uma forma muito agressiva e cruel: as meninas negras. Ela precisa falar também disso – concluiu.

Kéfera se defendeu nos Stories comentando o desabafo de Samara Felippo. Sobre a atriz ter dito que ela deveria falar sobre racismo e de onde surgiu esse preconceito, a influencer digital justificou:

– Seria muito hipócrita eu como branca, tendo os privilégios que nós sabemos que o branco tem, estando dentro do padrão, vou levantar a bandeira do racismo, que é uma coisa que eu não sofro. Eu não tenho voz ativa, eu não sofro racismo, como eu vou me apropriar de um discurso que não é meu e tirar o destaque de quem realmente sofre, as blogueiras negras? – questionou.

A youtuber comenta que é “obviamente contra o racismo”, mas que o assunto “tem que ser falado especialmente pelas negras”, e é preciso “dar apoio a essas mulheres”. Ela ainda contou que já teve uma conversa com as meninas do canal Papo de Preta – que também se posicionaram criticamente sobre os tópicos que Kéfera não havia tratado – para gravarem juntas um vídeo sobre o assunto.

Para finalizar, Kéfera também comentou a polêmica de Samara ter dito que ela não tinha cabelo cacheado.

– Existem tipos de cacho (…) obviamente meu cabelo não é crespo, mas meu cabelo fica ali entre um 2C e 3A – explicou

Veja o vídeo completo com os Stories da Kefera:

Leia mais
Comente

Hot no Donna