#Projeto Verão: Suco Verde x Suco Rosa

O suco verde reinava absoluto até a descoberta de um rival, o suco rosa. Mas será que são inimigos ou aliados? Fomos atrás de informações a respeitos dos dois sucos que sempre viram febre quando o verão se avizinha e apresentamos os benefícios dos dois. A conclusão? Não existe o melhor, existe o suco para o momento certo.

SUCO VERDE

Não basta abrir a geladeira, recolher todos os alimentos verdes e colocá-los no liquidificador: mais importante do que a cor do suco são os ingredientes e suas funções. É composto sempre por uma ou duas folhas verdes, como couve, espinafre, hortelã e salsinha.

A bebida é rica em polifenol e carotenoide, substâncias que combatem os radicais livres no organismo – grandes aliadas contra o envelhecimento. Além disso, possui alto poder desintoxicante, pois estimula o fígado e o intestino a eliminarem toxinas que seriam estocadas em células de gordura.

O suco verde também é recomendado para quem come alimentos ricos em sódio ou exagerou nas bebidas alcoólicas na noite anterior. Pacientes que sofrem com diabetes ou colesterol alto são outros que podem se beneficiar com a ingestão do líquido. “Se acrescentarmos fibras (presentes na maçã, na linhaça, na chia), o índice glicêmico dessas pessoas não aumenta tão cedo”, diz a nutricionista Fernanda Bortolon.

A melhor hora de ingeri-lo é pela manhã, ainda em jejum, pois é o horário mais propício para absorção e aproveitamento dos nutrientes. Mas atenção: nada impede que o suco verde seja tomado em outros períodos do dia, conforme o que a rotina de cada um permite.

suco-verde-emagreceO suco é composto sempre por uma ou duas folhas verdes, como couve, espinafre, hortelã e salsinha

NUNCA DEIXE DE FORA DO SUCO VERDE

Duas folhas de couve
Funções: energética e rica em cálcio

Três centímetros de gengibre
Funções: termogênico e anti-inflamatório

Duas frutas cítricas (limão, abacaxi, laranja ou bergamota)
Funções: diuréticas e ricas em vitamina C

Água de coco ou natural
Função: isotônica

Fatia de melão ou pepino
Função: diurética

Ramo de hortelã fresco
Função: ajuda na digestão

Talo de salsão, rúcula, agrião ou espinafre
Função: auxiliam na imunidade

 suco-de-beterrabaO suco rosa é rico em flavonoides, que tem ação diurética, e antocianinas, que são anti-inflamatórias

SUCO ROSA

É feito com beterraba – raiz que ganhou força depois da publicação de um estudo do professor Andy Jones, no Journal of Applied Physiology, sugerindo que ele melhora em até 10% a performance física, além de ajudar na recuperação dos músculos.

– São efeitos relacionados ao fato de a beterraba ser uma fonte de nutrientes precursores do óxido nítrico, substância que reduz a pressão arterial e reforça a resistência do organismo – explica Felipe Donatto, nutricionista esportivo e doutor em biologia celular pelo Instituto de Ciências Biomédicas, da Universidade de São Paulo. Apesar de docinha, ela não engorda: uma unidade grande (100 gramas) tem 43 calorias. Prefira consumi-la crua. “O calor do cozimento quebra as fibras e aumenta a concentração do açúcar natural.”

É rico em flavonoides, que tem ação diurética, e antocianinas, que são anti-inflamatórias e diminuem a retenção de líquidos. Estimula a produção de óxido nítrico, o que ajuda a diminuir o consumo de oxigênio do organismo durante a prática de exercícios e, consequentemente, melhora o desempenho. Turbina o sistema imunológico e estimula a formação de colágeno na pele, principalmente por ser rico em vitamina C.

O ideal é beber o suco rosa antes de qualquer exercício, para melhorar a performance muscular. A conclusão da batalha entre os dois sucos é simples: Você precisa desintoxicar? Vá de suco verde. Precisa de força na hora dos exercícios? Suco rosa.

RECEITA DE SUCO ROSA

1 beterraba pequena lavada e cru
½ pote de iogurte natural
½ copo de água gelada
Suco de 1 laranja
5 morangos grandes e vermelhos picados e lavados
1 rodela fina de gengibre lavada
2 folhas de hortelã

Leia mais
Comente

Hot no Donna