Psicóloga Lais Quintana sugere etiqueta para reuniões de negócios fora do escritório

A consultora de RH responde questões como quem deve pagar a conta ou o traje ideal

Foto: Marcelo Oliveira

Marcar uma reunião fora da empresa é uma opção acertada quando a ideia é otimizar o tempo e estreitar relacionamentos com clientes. No entanto, os encontros em lugares que fogem do convencional podem trazer dúvidas pertinentes quanto ao comportamento correto nestas ocasiões.

Pensando nisso, a a psicóloga e consultora de Recursos Humanos Lais Quintana respondeu algumas destas questões. Acompanhe:

– > Cumpra com o horário marcado. Esse é um compromisso profissional, onde tempo é um item indispensável para um bom negócio.

– > Foco na pauta da reunião. Temos a tendência em conversar amenidades em locais mais informais. Isso não é problema como forma de descontrair e deixar a reunião mais leve, desde que o objetivo da reunião não se perca na informalidade. Quebrar o gelo, sem comprometer com a imagem profissional.

– > Alguns locais são próprios para esse tipo de negócio, mas muitas vezes são lugares comuns a outras finalidades, por exemplo, cafés dentro de shoppings. Apesar de o lugar ser aparentemente informal, discrição no traje é fundamental, pois não se trata de um encontro social entre amigos.

– > Se for você a escolher o lugar, prefira um local que já conheça o atendimento para tornar a reunião mais tranquila possível. Além disso, lugares com menos barulho facilitam que os assuntos a serem discutidos sejam feitos em bom tom.

– > Mesmo em um local mais descontraído, lembre-se que está em horário de trabalho e o convite é para um café, portanto bebidas alcoólicas não são aconselháveis.Caso a reunião tenha sido marcada para as primeiras horas do dia, nada demais pedir o que um café da manhã comporta.

– > Celular desligado ou no silencioso (sem vibracall) é o mais indicado, pois trata-se de uma reunião.

– > Quem convida paga a conta. Caso seja você o convidado é educado oferecer-se para pagar ou dividir a conta.

– > Além dessas dicas, o seu bom senso e a clareza em seus propósitos são a chave para o sucesso.

 

 

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna