Miracle Touch: conheça a massagem criada por Renata França que reduz medidas em uma sessão

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ela é a maior referência quando se trata de estética de resultado imediato e conhecida como a “massagista das famosas”. Nos últimos anos, Renata França conquistou uma clientela do porte de Taís Araújo, Bruna Marquezine e Ivete Sangalo.

O segredo da esteticista é unir características de técnicas já difundidas como a drenagem linfática e a massagem modeladora. Dessa mistura, surgiu a Miracle Touch, criada por ela há mais de uma década.

O combo de manobras diminui o inchaço, provocado pela retenção de líquido no corpo, melhora a aparência da celulite, dá sensação de leveza e acredite: reduz alguns centímetros. Tudo isso em questão de uma hora.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A trajetória de Renata, 37 anos, começou quando ela tinha 20 e trabalhava no pequeno salão de bairro gerido pela mãe, em Ilhéus, onde nasceu. Não demorou para que o toque de sua mão chamasse atenção na cidade baiana. O talento a levou a trabalhar no spa da gigante de cosméticos francesa L’Occitane, situada no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba.

No entanto, ser massagista não estava nos planos da jovem que, na verdade, queria ser jornalista.

– Apresentadora do Fantástico – frisa Renata.

E ela confessa: tinha receio do que as pessoas pensariam da profissão de massagista.

– Era uma época que não existia esse negócio de estética de resultado imediato. Além disso, a massagem era desvalorizada e muito atrelada ao sexual. Minhas colegas tinham vergonha de dizer que eram massagistas, e os maridos delas também tinham vergonha das profissões das mulheres! Fiquei muito na dúvida porque não queria que as pessoas me julgassem por isso.

A coragem para seguir na carreira veio de um conselho da mãe.

– Ela sempre me disse: “Olha Renata, no que você escolher fazer na sua vida, seja a melhor. Não seja meia-boca, não”. E eu decidi ser a melhor – afirma.

Renata dedicou meses a aprender todos os detalhes dos protocolos realizados no spa francês. Mais do que ser boa em toques e manobras, a baiana tinha planos de fazer faculdade de Fisioterapia. Foi quando fez as malas e mudou-se para São Paulo, onde foi trabalhar em uma filial da L’Occitane, atendendo clientes exigentes e dispostas a desembolsar um bom valor para esse tipo de serviço.

– Queria estudar mais o corpo humano e entender o que eu estava fazendo, onde estava pegando, saber mais sobre fisiologia e anatomia. Sabia fazer massagem, mas não sabia termos técnicos, e comecei a sentir essa necessidade – observa.

Foto: Julia Rodrigues/Divulgação

Foto: Julia Rodrigues/Divulgação

Desistiu ao descobrir que teria que frequentar aulas em hospitais. Para se aprofundar no assunto sem precisar encarar a emergência, se matriculou em um curso de estética no Senac, no começo dos anos 2000. Em dois anos, tinha o certificado de esteticista em mãos e estava pronta para, de fato, seguir à risca o conselho da mãe.

– A estética no Brasil pregava que jamais a massagem modeladora podia ser anexada à drenagem linfática. Mas eu decidi sair e desenvolver uma massagem minha, juntando as duas técnicas. Pensei: “Vou drenar e modelar qualquer tipo de corpo que deitar na minha maca”.

O que é a Miracle Touch?

Renata França usa apenas as mãos para massagear o corpo das clientes. Nada de aparelhos. O creme ajuda a deslizar o toque. É técnica e precisão nos movimentos, segundo ela:

– A coisa mais importante que a gente tem é o toque. O que as minhas mãos fazem, aparelho nenhum faz em 10 minutos.

Com a experiência adquirida na L’Occitane, a esteticista fundiu drenagem, feita para desintoxicar o corpo, e massagem modeladora, usada para tornear mais, para criar a Miracle Touch, que drena e modela o corpo “instantaneamente”.

– Eu apenas potencializo aquilo que o seu corpo já faz lentamente.

Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução/Instagram

O resultado dura em média, de dois a três dias. Em 72 horas, o sistema linfático volta ao seu ritmo normal e o líquido, consequentemente, começa a ser retido novamente. Há mulheres que têm mais tendência do que outras – isso varia conforme alimentação e estilo de vida, além de predisposição genética.

A massagem mais famosa de Renata nem tinha esse nome quando ela atendeu a stylist Manu Carvalho, que se encantou com o trabalho da baiana e a indicou para Taís Araújo. A atriz se preparava para fotografar para uma capa de revista quando procurou a esteticista.

– Ela mesma me ligou no meu celular para marcar uma sessão, por indicação da Manu. Fui até ela, fiz a massagem e, quando terminei, ela perguntou: “O que você fez?’. E eu respondi: ‘Massagem, ué’”. Ela disse que nunca tinha recebido uma massagem com tanto efeito em tão pouco tempo. “Isso é milagre”, ela me falou.

Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução/Instagram

Foi nesse comentário de Taís que Renata se inspirou para batizar o trabalho que chama de filho.

– Quando montei meu spa, precisávamos montar um material de divulgação para enviar para a imprensa. A assessora perguntou qual era o nome dessa minha massagem e eu não tinha pensado nisso – comenta. – Lembrei da Taís e de como as pessoas começaram a chamar de massagem milagrosa. Eu só pedi para colocar algo que remetesse ao toque no nome e fechou todas.

Renata afirma que o boca a boca fez sua fama e que essa é a melhor propaganda. Com o tempo, ela deixou a L’Occitane e passou a atender somente em domicílio. O mailing só foi crescendo: Cássia Ávila, Lala Rudge, Marina Morena e Preta Gil são clientes assíduas.

– Patenteei o nome, mas não adiantou. Vários lugares usaram e usam derivados, com Magic Touch etc. Mas a verdadeira Miracle Touch é minha e é a primeira – orgulha-se.

Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução/Instagram

Onde fazer?

Há pouco mais de um ano, a baiana inaugurou seu próprio spa na capital paulista, onde trabalha com a irmã, Patrícia, e tem levado seu nome adiante dando cursos profissionalizantes a profissionais de estética e fisioterapia, a quem chama de pupilas. São elas que usam a hashtag #MetodoRenataFrança nas redes sociais como legenda de fotos de pernas e abdômens.

– A gente trabalha para chancelar as meninas que estão aptas a usar as minhas técnica de massagem corretamente. Não é todo mundo que faz, não! – alerta.

E também não são todas as pupilas que fazem a Miracle Touch. O pré-requisito é cumprir quatro cursos: drenagem, massagem modeladora, relaxante e Miracle Face. Só então a aluna ganha o certificado de 5 estrelas.

No Rio Grande do Sul, 261 profissionais já fizeram algum deles, sendo 65 em Porto Alegre. Mas apenas oito fazem a Miracle Touch no Estado.

– É quase um plano de carreira. A gente sabe que o mercado da estética cresceu e ainda cresce muito. E é a minha forma de passar meu conhecimento adiante.

No site Spa Renata França, é possível encontrar a fisioterapeuta que atua mais perto da sua casa. Dá pra filtrar por nome, região e tipo de atendimento (na clínica ou a domicílio).

Contraindicações

A Miracle Touch só não é indicada para pacientes em tratamento de doenças infecciosas ou inflamatórias, em caso de febre ou risco de trombose. Para as demais, está liberado.

– É importante dizer que gestantes deveriam fazer. A mulher grávida retém mais líquido.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 Sensação de bem-estar é mais impressionante

Donna testou a Miracle Touch: a repórter experimentou a 

massagem durante a vinda da equipe de Renata França a Porto Alegre.

Nunca tinha feito nenhum procedimento estético de resultado imediato. No máximo, fiz massagens relaxantes, daquelas que dá pra cair no sono. Para mim, portanto, era realmente uma novidade.

A Renata estava ministrando um dos cursos para 80 alunas em um hotel de Porto Alegre. Fui atendida em um dos quartos, logo após o café da manhã – o que não foi exatamente uma boa ideia e já vou contar o por quê. Quem me recebeu foi a esteticista Ari Pereira, que trabalha no spa em São Paulo.

De biquíni, deitei na maca de barriga pra cima. A Ari começou pelos pés da perna esquerda, dando uma sensação de relaxamento desde o início. Em movimentos ascendentes, subia as mãos até as coxas _ às vezes ela pressionava forte, mas não a ponto de causar dor.

Me senti uma massa de pão sendo sovada. O ritmo e a pressão eram sincronizados. Em seguida, a impressão que deu era de certo formigamento. Por dentro, parecia mesmo que meus vasos e nódulos linfáticos, de fato, aceleraram.

No antes e depois das pernas, foi possível ver uma diminuição na área do quadril (o famoso culote), na parte interna das coxas e na região dos joelhos. Foi uma afinada de uns 2 centímetros em 15 minutos.

Depois, a Ari migrou para o abdômen, e aí rolou um desconforto. Com as mãos pressionando a barriga, a omelete que eu recém havia comido pareceu reagir lá dentro.

– Não precisa ficar constrangida com os barulhos, é normal, tá? – me disse Ari.

E tem que relaxar mesmo. Ficar contraída não ajuda nos efeitos da massagem. E foi na barriga que eu mais senti diferença. Parece um balão que foi murchado. Sabe aquele incômodo do inchaço? Vai embora.

Por fim, Ari massageou os braços, a parte de trás das pernas, as panturrilhas e as costas. Tudo em uma hora. O creme usado, que leva a assinatura da Renata, é de rápida absorção. Toquei a pele e ela estava sequinha e macia.

Levantei da maca com a bexiga cheia e fui correndo ao banheiro.

– Também é normal. É fazendo xixi que você vai liberar as toxinas – afirmou Ari.

No dia seguinte, meu corpo parecia ainda mais leve. Claro que é ótimo ver uma mudança física assim, em poucos minutos, mas lembrei do que a Renata me disse no fim da entrevista e tive que concordar:

– A massagem em primeiro lugar traz saúde e sensação de bem-estar. O benefício secundário é estético.

Leia mais:
:: A massagem milagrosa aprovada por celebridades chegou em Porto Alegre

Leia mais
Comente

Hot no Donna