Saiba as diferenças entre ofurô e banheira de hidromassagem

Prepare banhos caprichados para relaxar depois de um dia de tensão

Banhos curam a TPM e aliviam o estresse
Banhos curam a TPM e aliviam o estresse Foto: nao se aplica

Primeiro, fez-se a integração de ambientes. Sala íntima de TV é banida e entra em cena o living amplo, um family room com equipamentos de home theater. Cozinha passa a atender pelo nome de gourmeteria e se torna súper equipada, com eletrodomésticos exibidos.

Nesse contexto de plantas com luxos contemporâneos, o banheiro para dois resgatou a tradicional banheira, agora reestilizada tanto pelo design quanto pela tecnologia da hidromassagem com a opção da coluna com jatos e cromoterapia. E que tal um ofurô para deleite nos momentos de lazer ? Como escolher entre ofurô e spa? E dispor em ambiente interno ou externo?

As respostas passam pela tradução da filosofia de vida da família em projeto. Se a questão for seguir à risca os preceitos orientais, lugar de ofurô é a céu aberto, para desfrutar do equipamento mesmo no inverno _ com direito a choque térmico entre a temperatura do ambiente e a da água _ mas brasileiro resiste a adotar essa tradição e propõe recantos protegidos.

Ofurô de um metro de diâmetro, em formato oval, acolhe uma pessoa em momento de meditação ou até leitura dentro de casa onde a criatividade sugerir. A arquiteta Ingrid Stemmer que o diga _ o dela fica em ambiente interno, com deque e iluminação zenital, na vizinhança da biblioteca.

Ofurô com um pouco mais de espaço, de 1,20cm de diâmetro, comporta um casal e pode integrar o ambiente de descanso na suíte. Nesse quesito área o ofurô ganha do spa, por não necessitar de motor. Mas consome mais água e não pretende substituir o tradicional banho higienizador, ao contrário da banheira de hidromassagem ou spa. Depois do uso _ sem a presença de produtos químicos, apenas ervas e sais são bem-vindos como companhia aos usuários _, a água do ofurô deve ser mantida para conservar a madeira inchada. A hora de trocar a água do tanque é antes de desfrutar do ofurô.

Para um banho especial, a hidromassagem na suíte do casal tem a vantagem óbvia do clima de romantismo para colocar os assuntos em dia e relaxar a dois. Mas um spa de dimensões maiores dá conta do recado e integra a família em convívio terapêutico e descontraído, enquanto oferece a terapia dos jatos quentes.

Naturalmente a hidromassagem substitui com vantagens uma piscina pequena, mas demanda mais espaço em relação a um ofurô _ a estrutura para a instalação só spa requer um deque para o motor ser colocado abaixo do nível da água e com acesso para manutenção. Mas vale ressaltar que o tanque de fibra do spa permite a delícia do uso de óleos de beleza, porque a estrutura pode ser higienizada, ao contrário da madeira. E a água, tratada e reutilizada como a da piscina, evita o desperdício. Cada equipamento tem a sua hora, função e atrativos no uso. Difícil escolher apenas um.

Sais e essências

Óleos essenciais, sais de banho, ervas e pétalas de flores são os “ingredientes” mais utilizados. Confira qual combina mais com seu estilo e seu objetivo na busca pelo bem-estar na hora do banho:

– Leite de cabra, flor de cerejeira ou algas marinhas: alto poder hidratante.
– Eucalipto: ajuda no sistema respiratório.
– Essência de laranja: excelente para pessoas estressadas, ansiosas, apáticas ou melancólicas porque é tonificante, refrescante e rejuvenescedora, além de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a circulação.
– Sais de maracujá: proporciona efeito relaxante e purificante.

Banho antiestresse
Na água com temperatura em torno de 35°C, são misturadas três colheres de sopa de camomila desidratada, duas gotas de óleo essencial de lavanda e duas gotas de óleo essencial de laranja com mel. A imersão age proporcionando mais energia ao corpo e reduzindo os efeitos do estresse na musculatura.

Banho contra TPM
Na água com a temperatura a 37°C, misturam-se três colheres de sopa de erva-doce, gotas de óleo essencial de lavanda, duas gotas de óleo essencial de gerânio em uma colher de leite em pó de soja. Ajuda a diminuir as cólicas e o inchaço do período pré-menstrual.

Banho dos Deuses
Mistura-se um copo e meio de leite integral, três colheres de aveia em pó e uma dúzia de pétalas de rosas vermelhas. A mistura tem o objetivo de hidratar e acalmar a pele, além de perfumar o corpo. Se quiser incrementar ainda mais, acrescente seis gotas de óleo essencial de rosa misturadas a uma colher de sopa de mel.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna