Sem oleosidade: saiba como curtir o verão com a pele sequinha e os cabelos com cara de recém-lavados

My healthy life, reprodução
My healthy life, reprodução

Rossana Silva, especial

No verão, é comum o aumento da oleosidade. A sensação é de que não só o sol brilha, mas a pele e os cabelos também.

— Nas altas temperaturas, as glândulas sebáceas estão em maior quantidade no rosto, no couro cabeludo, nas costas e no colo. São conectadas aos folículos (pelinhos) que produzem a substância oleaginosa, chamada de sebo. Ao alcançar a superfície, provoca o aspecto oleoso — explica a dermatologista Stela Cignachi.

Para completar, o aumento da transpiração dá a sensação de que a pele e o cabelo estão mais pesados. E aí, o que fazer? Confira as dicas das dermatologistas Stela e Fabiane Kumagai Lorenzini para controlar a oleosidade e desfilar nos dias quentes com a pele sequinha e os cabelos com cara de recém-lavados.

PELE
• Prefira os cosméticos oil free: chamados de não comedogênicos (que não produzem oleosidade), esses produtos são indicados para a pele com propensão ao aspecto brilhoso _ e ainda evitam o surgimento da acne, pois não bloqueiam os poros. Do filtro solar até a maquiagem, observe no rótulo para saber se o produto é livre de óleo.

• Não lave o rosto mais que duas vezes ao dia: o excesso de limpeza ou esfoliação da pele aumenta a produção de sebo. Por isso, a higienização do rosto deve ser feita no máximo duas vezes ao dia (de manhã e à noite), com sabonete específico para seu tipo de pele. Se for seca ou normal, mas fica oleosa no verão, você pode experimentar trocar o produto de costume para um específico para a pele oleosa durante a estação.

• Tenha os lenços umedecidos como aliados: práticos no dia a dia, lenços umedecidos como os das marcas Cetaphil, Dermotivin e Neutrogena retiram o excesso de oleosidade do rosto. Podem ser usados em ocasiões como antes da reaplicação do protetor solar ou da maquiagem. Mas a lavagem com água duas vezes ao dia deve ser mantida.

• Realize tratamentos noturnos: ainda que a oleosidade costume agir na camada mais externa da pele, é preciso considerar o organismo como um todo. Por isso a importância do cuidado noturno diário, usando compostos com substâncias específicas para o tratamento da oleosidade antes de dormir. Prefira fórmulas à base de amamélis, aloe vera e chá verde aliadas a ativos com ação rejuvenescedora e antioxidante, que restauram os danos provocados pelo sol e pela poluição.

:: Guia básico de cuidados da cabeça aos pés para enfrentar o calor numa boa

CABELOS
• Na sombra, tire o chapéu: o acessório que alia proteção e estilo também deve ser usado com cuidado. Usar o chapéu aumenta a produção do suor e prejudica a ventilação na cabeça, predispondo os fios à oleosidade. A regra é priorizar seu uso nos momentos de contato com o sol.

• Evite massagear demais o couro cabeludo: Ainda que seja relaxante, o contato dos dedos no couro cabeludo estimula a produção de óleo tanto durante o banho, enquanto você massageia com o xampu, quanto no dia a dia. Por isso, procure maneirar no toque na base da cabeça. Quando for aplicar o condicionador ou a máscara hidratante, tome cuidado para que não cheguem perto da raiz dos fios.

• Evite água muito quente no banho: a dermatologista Fabiane Kumagai Lorenzini afirma que os cabelos podem ser lavados diariamente, se necessário, desde que a água não seja muito quente. O ideal, para a médica Stela, é usar um xampu que cuide da raiz até o fio do cabelo, desobstruindo as partículas de gordura que são depositadas no fio, proporcionando limpeza sem agredir a estrutura capilar. Prefira produtos naturais com ingredientes como amamelis e zinco, além de adstringente tem PH neutro.

• Prefira produtos mais leves: no verão, deixe de lado cosméticos como o óleo de argan. A estação pede produtos de tratamento leves e que contenham filtro solar específico para o cabelo _ a recomendação é que sejam manipulados sob orientação de um dermatalogista. Entre os produtos liberados para a estação, a água termal é um dos mais recomendados, por seu efeito anti-inflamatório nos fios.

Leia mais:
:: Antes de pisar na areia: um guia de cuidados para deixar os pés prontos para o verão
:: Bronzeado seguro existe? Mitos e verdades sobre como ficar com aquela “corzinha” do verão
:: Maquiagem de verão – tutorial para peles bronzeadas!

Leia mais
Comente

Hot no Donna