Saiba como se livrar das manchas causadas pela depilação

Elas surgem devido ao atrito da lâmina e ao uso de ceras, mas podem ser eliminadas

Foto: Stock Images

A primavera e o verão são as temporadas de agenda mais cheia nas clínicas estéticas e nos consultórios de dermatologistas. Além de tratamentos para derreter gordurinhas e do bronzeamento a jato, desponta na lista de mais procedimentos mais procurados aqueles voltados para o clareamento de manchas resultantes da depilação. As áreas onde o problema é mais comum são axila e virilhas.

– As manchas ou escurecimento surgem devido ao atrito das lâminas ou pela irritação ocasionada pelo o uso de ceras quentes e frias. A pele, para se proteger da agressão, cria um mecanismo de defesa, gerando uma inflamação local,  que com o passar do tempo tende a ficar escura – explica o dermatologista Anderson Bertolini.

As mulheres também costumam se queixar de pelos inflamados e pequenas bolinhas avermelhadas nas áreas depiladas. Segundo Anderson Bertolini, isso ocorre porque a depilação constante faz com que a pele engrosse, tornando mais difícil para os pelos emergirem normalmente.

Se você sofre com algum destes problemas, veja abaixo duas perguntas e respostas frequentes sobre o assunto.  

O que fazer para acabar com os pelos encravados sem prejudicar a pele? A melhor alternativa ainda é a depilação a laser. A depilação a laser deixa a pessoa livre dos pelos por períodos que podem chegar a até mais de dois anos. O laser também é indicado para tratar a foliculite e redução dos pelos indesejáveis nas axilas, virilha, pernas, abdômen e na demais região do corpo, alerta o dermatologista Anderson Bertolini.

Posso fazer clareamento dos pelos? Alguns cremes e tratamentos específicos para quem sofrem dessas manchas podem ser eficientes. Consulte o seu dermatologista antes de comprar qualquer creme e para receber orientação de uso. O tratamento com laser também é uma opção. Já os peelings superficiais não agridem a pele e ajudam na remoção de células mortas.

Leia mais
Comente

Hot no Donna