Saiba quais os cuidados básicos para ter pele e cabelos bonitos no inverno

Foto: Pexels, reprodução
Foto: Pexels, reprodução

Basta o inverno se aprochegar para que os efeitos do frio apareçam. Os lábios começam a rachar, o cabelo perde o viço e até as peles mais oleosas dão sinais de ressecamento. Outros hábitos que adotamos (ou deixamos de lado) durante a estação também contribuem para que a cútis fique prejudicada, como aquele banho quente demais ou a diminuição na quantidade de água que ingerimos ao longo do dia.

Perguntamos às leitoras do nosso Grupo da Beleza Donna no Facebook quais as principais dúvidas relacionadas à beauté nesta época do ano. Confira as respostas e as dicas das dermatologistas Ana Paula Manzoni e Clarissa Prati.

Pele

Ana Paula Manzoni responde

Tenho a pele seca. No inverno, minha boca racha sempre no frio, o que fazer?
De Juliana Masutti

Para quem tem tendência a pele seca, o ideal é usar sabonetes que façam a higienização, mas que não limpem em excesso. Procure produtos que tenham o pH mais próximo de 5, similares ao da nossa pele: a maioria dos que encontramos no supermercado, por exemplo, tem pH próximo de 7. Às vezes, optamos por loções de limpeza no lugar do sabonete, pois não precisa usar água para enxágue, somente a toalha ou papel. Sobre hidrantes, vale ficar de olho no teor lipídico do produto: em ordem decrescente estão os bálsamos, seguidos dos cremes e loções. Para as rachaduras nos lábios, a dica é abusar do uso de bastões ou cremes labiais, de preferência com protetor solar. Depois que os lábios racham, a cicatrização é mais difícil.

Foto: Pexels, reprodução

Foto: Pexels, reprodução

Como hidratar a pele oleosa no inverno? A minha fica ressecada, mas ao mesmo tempo é oleosa naturalmente. De Marina Bitencourt

Quem tem pele oleosa precisa cuidar para não lavar o rosto com água muito quente, porque tende a retirar, também, a gordura protetora. A pele responde a esta agressão produzindo ainda mais gordura – o chamado efeito rebote -, ou desencadeando uma resposta inflamatória como, por exemplo, a dermatite seborréica (doença que provoca vermelhidão e descamação na região do nariz, da bochecha e no entorno das sobrancelhas). Para hidratação da pele oleosa, existem produtos com veículos mais leves (loção, sérum, etc) que seu dermatologista pode orientar caso a caso.

Clarissa Prati responde

Como lidar com a pele descascada devido ao frio, principalmente quando é oleosa? De Priscila Lupion Swoboda

É preciso ter um cuidado extra com pele oleosa no inverno pois o excesso de água quente pode desencadear uma dermatite seborreica. Quando se trata apenas de um ressecamento, as peles oleosas respondem bem a produtos como gel em creme ou gel aquoso. Em peles ressecadas, o tratamento é de resgate: dois ou três dias com hidratantes potentes, ricos em óleos e manteigas para recuperar a região.

Foto: Pexels, reprodução

Foto: Pexels, reprodução

Quais são os tratamentos mais indicados para fazer nesta época do ano?
De Jiana Cristina

Todos os tratamentos podem ser realizados, como toxina botulínica e preenchimentos. Mas os que alteram a superfície da pele, como peelings, microagulhamentos e lasers são opções excelentes, pois expõem menos a pele por conta das temperaturas baixas. Isso favorece tanto a recuperação quanto o resultado, reduzindo o risco de manchas indesejáveis. Não significa que esse tipo de tratamento estético não possa ser feito no verão, mas já que temos essa vantagem de clima, por que não aproveitar? Depilação a laser, tratamentos para estrias e subcisão para celulite também podem ser indicados nesta época.

Como manter os lábios hidratados sem deixar de usar batom matte?
De Daniela Almeida Altamiranda

O segredo é aplicar um hidratante antes do batom. Pode ser um bastão labial ou hidratante para lábios. No mercado, existem opções mais ou menos potentes, a depender da sua necessidade.

Produtos

Clarissa Prati responde

Quais são os produtos de hidratação para usar no banho para substituir o creme por causa do frio? De Claudia Garcez Monteiro

Os hidratantes específicos para o banho, os chamados “in shower” são interessantes. Quando comparado aos produtos que usamos nos cabelos, eles funcionam como um condicionador. Porém, se a pele está muito ressecada ou tende ao ressecamento, como as peles alérgicas, você precisa de uma versão do hidratante convencional. Neste caso, a indicação é sempre aplicar o produto com a pele úmida, após o banho, ou levemente seca com a toalha.

Foto: Pexels, reprodução

Foto: Pexels, reprodução

Ana Paula Manzoni responde

No inverno, é melhor usar óleo ou cremes para hidratar o cropo? De Adriani Britto Vasconcelos

Sempre creme, pois somente este tipo de produto penetra através da pele. Quando você usa somente o óleo, cria uma película na pele que não deixa a água sair, mas esse efeito é pouco para quem quer uma hidratação real. Para as que não os dispensam, uma opção é buscar por cremes que tenham óleos na composição, pois o creme levará o óleo para dentro da pele. Existem versões comerciais prontas e também é possível manipular produtos a partir da receita do seu dermatologista.

Cabelos

Ana Paula Manzoni responde

Como tomar banho quente sem afetar os poros da nossa pele e deixar o cabelo oleoso? De Luane Abatti

Prefira xampus que limpem mais o couro cabeludo – aliás, na hora de lavar, é esta a área que deve receber o produto, e não o comprimento dos fios. O indicado é sempre colocar o xampu na ponta dos dedos e massagear o couro cabeludo. Na hora de enxaguar, tente diminuir a temperatura da água. Se o banho for muito quente, lave o rosto na pia, antes de entrar no banho.

Fique ligada!

  • Sabia que não é recomendado usar esponja no banho, principalmente no inverno? A dermatologista Ana Paula Manzoni explica que a esponja promove uma agressão mecânica da pele. O ideal é usar somente o sabonete e as mãos.
  • O mesmo vale para o esfoliante. Evite usá-lo mais de uma ou duas vezes por semana.
  • Não custa lembrar: mesmo nos dias de frio, beber muita água é fundamental para garantir a hidratação corporal.

Leia mais
:: Cores de esmalte para inverno, produtos em bastão, rímel 3 em 1: as novidades de beleza do mês
:: Dossiê do cabelo loiro: perguntas & respostas sobre os cuidados com a coloração mais pedida pelas gaúchas
:: Cabelo crespo: dicas de como iniciar os cuidados ao assumir os cachos

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna