Aprenda a fazer seis receitas de máscaras para pele com ingredientes caseiros

Por Camila Marccari

Você já pensou que o segredo para uma pele saudável e hidratada pode estar na sua cozinha? Vários alimentos que você consome no dia a dia podem se transformar em máscaras e trazer benefícios extras para corpo e rosto. A cosmetóloga Lucienne Souza destaca que um dos benefícios das receitas caseiras é não levar conservantes ou componentes químicos – ou seja, você estará fazendo uso de produtos mais naturais.

:: Dicas para escolher o melhor tipo de depilação para sua pele
:: Cara limpa: confira dicas para acertar no demaquilante e ter uma pele saudável

Vale lembrar que limpar e hidratar a cútis é essencial para mantê-la jovem, mesmo com o uso frequente de máscaras hidratantes, como explica a biomédica esteta Natalie Lucasech: – Lavar com água fria, sabonete adequado ao seu tipo de pele e usar um tônico com PH neutro são cuidados básicos. Quer se aventurar nas misturas caseiras? Donna reuniu receitas das duas especialistas, Lucienne e Natalie, para você testar e, de quebra, economizar nos gastos com a beleza.

erva-doce

HIDRATANTE DE ERVA-DOCE

INGREDIENTES

  • 1 xícara de iogurte natural
  • 1 colher de chá de sementes
    de erva-doce
  • 1 colher de folhas esmagadas
    de erva-doce

COMO PREPARAR
Misture todos os ingredientes e aplique homogeneamente o creme em todo o rosto. Deixe-o descansar por 20 minutos e retire-o com água morna.

RECOMENDAÇÃO
A biomédica Natalie Lucasech indica esta máscara contra as rugas para dar mais vitalidade à pele.

mamão

HIDRATANTE DE MAMÃO

INGREDIENTES

  • 1 mamão papaia meio
    verdinho
  • 3 colheres (sopa) de mel

COMO PREPARAR
Tire a casca e as sementes do mamão, aqueça levemente o mel e bata tudo no liquidificador. Aplique no rosto o hidratante ainda morno, deixe agir por 20 minutos e depois retire com água fria.

RECOMENDAÇÃO
Lucienne explica que o mamão papaia contém papaína, uma enzima com atividade queratolítica – ou seja, que retira as células velhas, afinando a pele. O creme age como um renovador celular, deixando a pele mais macia e naturalmente super-hidratada.

chocolate

MÁSCARA DE CHOCOLATE

INGREDIENTES

  • Manteiga derretida (o quanto
    baste para espalhar pelo rosto)
  • 1 barra de chocolate

COMO PREPARAR
Derreta os dois ingredientes e misture, deixando a consistência leve para espalhar facilmente sobre o rosto. Deixe agir por 15 minutos e lave com água morna.

RECOMENDAÇÃO
O chocolate e a manteiga são dois ingredientes bastante hidratantes, que vão devolver a oleosidade natural da pele, destaca Lucienne, que indica o uso sempre que sentir o rosto muito ressecado.

granola

ESFOLIANTE DE GRANOLA

INGREDIENTES

  • 1 xícara de chá de granola
    1 xícara de chá de água bem quente

COMO PREPARAR
Misture os dois ingredientes e espere até ficar morno. Enquanto isso, umedeça a pele do pescoço e rosto com qualquer hidratante de uso diário. Em seguida, aplique a mistura dando batidinhas na
pele, seguidas de movimentos circulares.

RECOMENDAÇÃO
Lucienne indica a receita para deixar a pele com aspecto renovado:
– Depois de enxaguar, você vê imediatamente o resultado. Esfolia a pele e tem a ação em conjunto do creme, com maior capacidade de absorção da hidratação.

Coconut oil and fresh coconut on white background

HIDRATANTE VEGETAL

INGREDIENTES

  • 100g de manteiga de karité
  • 100g de óleo de coco
  • 100g de manteiga de cacau
  • 100ml de óleo de amêndoas

COMO PREPARAR
Junte os ingredientes em um recipiente, de preferência de vidro. Derreta tudo em banho-maria até ficar uma mistura homogênea. Coloque na geladeira por cerca de cinco horas ou até endurecer. Bata a mistura com a batedeira.

RECOMENDAÇÃO
Natalie destaca que a mistura é ideal para peles secas: – Além do cheiro superagradável, é extremamente hidratante.

mel

ESFOLIANTE LINHAÇA E MEL

INGREDIENTES

  • 1 xícara de chá de mel
  • ½ xícara de água morna
  • 25g de linhaça

COMO PREPARAR
Misture o mel e a água e, depois, adicione a linhaça até formar uma pasta. Coloque no refrigerador por três horas para dar mais consistência.

RECOMENDAÇÃO
Este hidratante é ideal para as regiões menos sensíveis do corpo, como joelhos, pés, mãos e cotovelos. – A linhaça vira um poderoso esfoliante, e o mel é altamente hidratante – destaca Lucienne.

CARD BELEZA

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna