7 regras básicas para ter um cabelo bonito e bem cuidado durante o inverno

Friozinho pode ser tudo de bom para ver um filminho, de preferência abraçadinho com quem gostamos. É nesta época também que as pessoas gostam de se produzir mais e ficar mais elegantes. Se por um lado a roupa sai do armário para desfilar pelas ruas, a temperatura mais baixa pode causar alguns prejuízos para os cabelos e isso exige mais cuidados.

:: 10 coisas que você provavelmente faz, mas que detonam seu cabelo

Assim como protegemos e redobramos os cuidados com a pele, é necessário dar uma atenção especial aos cabelos. Donna convidou o hairstylist do salão Monde K de São Paulo, Wagner Nascimento, para te ajudar a manter os fios impecáveis no inverno. Vem ver:

1. Evite usar água quente para lavar o cabelo

Pode parecer difícil, mas por mais frio que esteja, a temperatura ideal para lavar o cabelo é fria ou morna.

— O certo é lavar couro cabeludo e os cabelos evitando a água muito quente. Isso ameniza o excesso de escamação no couro cabeludo e a oleosidade —, ensina o profissional.

Veja também
:: Nutrição, hidratação ou reconstrução? Descubra o tratamento que seu cabelo realmente precisa

2. Invista em protetores térmicos

Nesta época, o efeito de escovas e chapinhas costumam durar menos por conta da umidade –  faz com que a gente exponha os fios a temperaturas muito altas. Por isso, é indispensável o uso de protetores térmicos, para moderar a sensibilidade dos fios a ferramentas térmicas  como secadores, pranchas, modeladores de cachos e afins.

3. Abuse de óleos e loções

É bem comum  que nos dias de frio as pessoas adotem o uso de toucas, gorros, echarpes, lenços e cachecóis. Devido ao atrito do cabelo com as fibras dos tecidos, cria-se uma sensação de aspereza nos fios. Por isso, outro produto que deve passar a fazer parte do dia a dia são os óleos e loções para desembaraçar os fios.

— O uso desses produtos ajudam a tirar aquela sensação de volume e toque áspero do cabelo —, afirma Wagner.

orig

4. Que tal testar um xampu seco?

Para quem sofre com a oleosidade dos fios, os xampus secos é são um grande auxílio nesse sentido. Eles evitam que seja necessário lavar o cabelo todos os dias e controlar o óleo da raiz. Mais: também amenizam possíveis odores dos fios e tiram o brilho excessivo.

Mais para cuidar dos fios
:: Como cortar a franja de acordo com o formato do rosto
:: As tendências em cortes e cores para os cabelos em 2015

:: Cortar com frequência faz o cabelo crescer? 9 mitos e verdades sobre a saúde dos fios

5. Jamais esfregue o couro cabeludo

Nos dias frios, é comum que as pessoas esfreguem os fios e o couro cabeludo com a toalha para retirar a umidade excessiva do cabelo antes de partir para o secador. Mas fricções muito fortes são prejudiciais, pois afetam a cutícula da fibra capilar. Evite!

hair-care-tips-02

6.Atenção com o que você come!

Independente da época do ano, os cabelos precisam receber nutrientes essenciais, assim como o corpo, para brilhar e ter força. Por isso, redobrar os cuidados com a alimentação é indispensável! Inclua na dieta alimentos com ferro, zinco, magnésio, potássio, cobre, cálcio e vitaminas C e E. E não esqueça de manter a garrafinha de água sempre por perto.

 

7. Que tal escurecer os fios?

A sétima regrinha é mais uma dica para quem está querendo escurecer o cabelo. Para o hairstylist Wagner Nascimento, essa é a melhor época do ano para quem quer mudar  o visual, pois no inverno é mais fácil de se adaptar a tons mais escuros.

— Quem está há tempos querendo escurecer os fios esse é o momento certo, sem sombra de dúvida. É hora de tomar coragem, jogar-se e encarar a transformação —, completa.

:: 7 cuidados necessários na hora de mudar a cor do cabelo

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna