Sonha em ter um cabelão comprido? Dicas práticas para deixar os fios crescerem

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Camila Maccari, Especial

Bom mesmo seria se ter cabelos longos e naturais fosse tão rápido quanto aderir às madeixas curtinhas. Basta decidir, ir até um cabeleireiro e pronto: em questão de minutos, você restaurou seu baita cabelo comprido, digno de comercial de xampu.

Quem já encarou a missão de deixar os fios crescerem sabe que a história não é bem assim. Restaurar um cabelo comprido exige uma dose de paciência. A dermatologista Gabrielle Adames e o tricologista Adriano Almeida explicam que um fio cresce, em média, um centímetro por mês – mas mesmo assim é preciso de certos cuidados para fazer com que esse crescimento apareça e, principalmente, seja saudável.

No entanto, sabe aquela impressão que você tem de que o cabelo da sua amiga cresce muito rápido? Adriano Almeida explica que o estilo de vida, o estado nutricional e os cuidados que a pessoa tem com os fios influenciam diretamente no resultado estético.
Por isso, reunimos dicas para quem está a fim de incentivar os fios a crescerem mais rápido.

Apare as pontas

A cada três meses, pelo menos, corte as pontas do seu cabelo. Isso não vai fazer com que seu fio cresça mais rápido, mas vai fazer com que ele mantenha o aspecto saudável – e isso importa, né?
– O corte remove as pontas danificadas e o seu afilamento. Quando você corta essas pontas, tem a sensação de que o cabelo está crescendo mais rápido, quando está, na verdade, apenas mais cheio e saudável – explica Gabrielle.
Mas Adriano alerta que, muitas vezes, existe uma boa parte do comprimento danificada – e tirar só as pontinhas não vai surtir muito efeito. Nesses casos, vale a pena cortar mais curto e deixar que as mechas cresçam saudáveis desde o começo.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Cuide da sua alimentação

O que você come também influencia na hora de exibir um cabelão por aí. Segundo Gabrielle, vitaminas como B6, selênio e zinco, vitamina C, vitamina E, ferro e biotina não podem ficar de fora do cardápio de quem deseja melhorar a aparência dos fios. Banana, castanha do pará, nozes, laranja, óleos vegetais e camarão, por exemplo, são uma ótima maneira de inserir as vitaminas através de uma alimentação saudável. Vale lembrar do que disse Adriano: seu estado nutricional influencia, também, na qualidade e crescimento dos seus fios.

Invista em vitaminas

Nem sempre a alimentação dá conta da quantidade ideal de vitaminas e nutrientes que seu corpo precisa – isso deve sempre ser avaliado com a ajuda de um médico. Nesses casos, apostar em nutricosméticos, nutracêuticos e vitaminas em cápsula pode ajudar na hora de fazer o fio crescer.
– É necessário dosar as vitaminas e verificar qual a necessidade específica de cada pessoa, para repor só o que ela realmente precisa – diz Adriano.
Outra dica é tomar um complexo vitamínico com múltiplas vitaminas em baixas dosagens, como a maioria dos nutracêuticos.

Abra mão do megahair

Às vezes a vontade de ter um cabelão é tão grande que a saída é apostar no megahair até o cabelo crescer. Especialista em cabelo, a dermatologista Gabrielle diz que isso resolve provisoriamente o seu problema, mas na verdade faz com que seu cabelo demore mais para crescer de verdade:
– O peso do mega induz a um trauma no couro cabeludo, causando alopecia de tração. O trauma, de início, é reversível e temporário e se apresenta no couro cabeludo por descamação, bolinhas de pus e vermelhidão ou encurtamento e afinamento dos fios. Com o passar do tempo, forma uma área em que nunca mais cresce cabelo.

Leia mais:
:: Reflexão: meu cabelo não é igual ao dela, mas está tudo bem
:: Exibidas, coloridas: inspire-se em fashionistas que usam o cabelo colorido
:: Franja em cachos? Inspire-se para um novo corte de cabelo

Leia mais
Comente

Hot no Donna