Sono de beleza: a importância de dormir bem para ter mais saúde

Sono ativa hormônio responsável pela sensação de prazer e disposição

Foto: Divulgação

Estudos já comprovaram que pessoas mais descansadas têm aparência mais atraente, o que significa que o sono de beleza funciona mesmo. Essa descoberta é muito importante para a atual “sociedade 24 horas”, em que estão cada vez mais comuns as pessoas que sofrem com distúrbios do sono.

As noites mal dormidas podem trazer consequências prejudiciais à saúde como cansaço durante o dia, sonolência e até a redução da memória. Quem dorme menos que o necessário, geralmente, é também mais agitado e pode apresentar sintomas de depressão. Na falta de repouso adequado, o corpo produz hormônios associados ao estresse. Isso altera funções e provoca vasoconstrição, ou seja, palidez e cansaço. Dormir menos do que precisamos deixa a pele sem brilho e com aumento dos vincos. As olheiras acentuam tudo isto fazendo com que a aparência fique muito abatida.

O principal responsável por isto é a redução da liberação do hormônio do crescimento (GH) que ocorre principalmente nas fases mais profundas do sono. Nos adultos, ele é fundamental para a troca e regeneração celulares, explica.

? O sono reequilibra o organismo produzindo, além do GH, a serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer, além de impedir a acumulação de cortizol, que melhora o humor e a boa disposição. Da mesma forma, o sono aumenta à sensibilidade à leptina hormônio responsável por informar ao organismo a ausência da fome, por isso qualquer dieta precisa também incluir pelo menos 8h de sono ? explica a consultora de sono da Duoflex, Renata Federighi.

Efeitos de um sono de má qualidade na aparência:

:: O hormônio do crescimento, que é liberado principalmente durante o sono, evita flacidez e promove a renovação dos músculos
:: A privação do sono engorda, pois deixa o metabolismo lento e promove um menor gasto de energia, que resulta na formação de gorduras localizadas
:: Redução de energia deixa o cabelo fraco e sem nutrientes
:: Rosto inchado faz com que os vasos sanguíneos se congestionem e dificultem a oxigenação, causando as olheiras
:: Olhos secos e irritados provocam ardência e vermelhidão

Para que sua aparência e saúde não sejam afetadas, Renata recomenda uma noite de sono de, pelo menos, sete a oito horas. Medidas simples, como atenção ao uso do travesseiro e postura podem auxiliar para uma boa saúde do sono, assim como um ambiente fresco e travesseiros bem conservados, livres de ácaros e bactérias.

Leia mais
Comente

Hot no Donna