Suki Waterhouse lava os cabelos com refri: isso funciona? Especialista explica o resultado

Fonte: AFP
Fonte: AFP

Suki Waterhouse tem um tratamento, no mínimo, curioso para o cabelo. A atriz e modelo de 24 anos contou à revista US Weekly que lava o cabelo com refrigerante.

– Eu enxáguo meu cabelo com Coca-Cola às vezes – disse a ex-namorada de Bradley Cooper. – Não gosto dele lavado, ele fica fino e liso. Com refrigerante, fica despenteado, como se eu tivesse atravessado a Amazônia, ou algo assim.

:: Conheça técnicas para aproveitar o verão sem comprometer a saúde e beleza dos cabelos ::
:: 5 truques infalíveis para manter os cabelos sedosos no verão ::
:: 9 maneiras de prevenir danos do calorão na pele e nos cabelos ::

Fãs da atriz e blogueiras curiosas na internet rapidamente começaram a copiar a técnica e verificar sua eficácia. No seu canal do Youtube, a vlogueira Ellko fez o experimento com duas garrafas do refrigerante e disse gostar do resultado: os fios ficaram com textura mais ressecada, ela disse, como se tivesse passado spray de sal. Além disso, o cabelo naturalmente liso da garota ficou com mais volume e algumas ondas, o que ela aprovou.

ellko

– A explicação científica está no fato de o pH do refrigerante ser ácido, devido à presença do ácido fosfórico, o que causa a mudança de comportamento nos fios – esclarece a dermatologista Danuza Dias Alves,  comentando que o refrigerante provoca uma contração da cutícula, deixando os fios inicialmente lisos mais ondulados. – Suco de limão e vinagre também podem produzir o mesmo efeito devido ao seu pH – revela.

Danuza comenta que o mesmo resultado pode ser obtido com produtos industrializados que apresentam pH ácido. Máscaras de diversas marcas como Tresemmé, Seda Profissional Regeneração Capilar e Amo Yenzah têm finalidades semelhantes: todas têm um pH próximo a 3. A dica, na hora de procurar cosméticos para deixar o cabelo mais volumoso, é ir em busca dos mais ácidos.

:: Cabelos sem vida? Conheça os quatro tipos de danos que comprometem a beleza dos fios ::
:: Alisamentos causam queda dos fios? 8 mitos e verdades sobre o crescimento dos cabelos ::
:: Cabelos secos e sem brilho? 10 dúvidas sobre a falta queratina nos fios ::

Para a dermatologista, não há problemas em usar o refrigerante para “bagunçar” os cabelos de vez em quanto, porém é importante levar em conta que o uso em excesso pode prejudicar a raiz e os fios.

– O pH normal dos cabelos é neutro, próximo a 7. Tanto manter os cabelos com o pH muito baixo (ácido) como muito alto (básico), pode diminuir a saúde do fio e fazer com que ele fique mais quebradiço e opaco – explica.

O que mais dá para passar no cabelo?

Você já ouviu que suco de limão com leite de coco dá brilho no cabelo? E que cerveja é um ótimo condicionador? Dizem que bicarbonato, por outro lado, elimina o excesso de oleosidade do cabelo. Vinagre de maçã ajuda cabelos quebradiços, mel é hidratante. Já o ovo, tem dois benefícios: a gema hidrata e a clara limpa os fios.

– Nós ouvimos de tudo no consultório. O uso dessas substâncias surge de invenções caseiras para substituir artigos industrializados que acabam sendo, normalmente, mais caros. O que acontece é que tanto o pH quanto a presença dos óleos vegetais nestes produtos alimentares acabam mudando a aparência do cabelo, pois hidratam ou mudam o seu pH – conclui Danuza.

:: Saúde na xícara e na beleza! 10 produtos com chá verde para cuidar dos cabelos e da pele ::
:: Aceita um cafezinho? Pesquisa revela os benefícios do café para os cabelos ::
:: Água de coco é o segredo dos cabelos de loiras como Isabelle Drummond e Yasmin Brunet ::

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna