Superguia de produtos para cuidados com os cachos

Foto: Luísa Samuel, divulgação
Foto: Luísa Samuel, divulgação

Para ajudar as cacheadas e crespas de plantão, montei uma lista de tudo que há de bom para nosso cabelos e que já tive a oportunidade de experimentar. Meu primeiro texto por aqui foi dedicado a quem está na transição e começando os cuidados com os cachos, agora esse é especial para quem está totalmente natural.

No mercado, nos últimos anos, apareceram inúmeros produtos para cabelo afro. E a gente fica se perguntando: será que precisamos de tudo isso? A resposta é sim, quase sempre. Cachos não são difíceis de lidar, nem muito complicados, mas, por serem mais ressecados, é fundamental tomar todos os cuidados para obter saúde capilar.

  1. Xampus

Existem diversos xampus para cabelo cacheados e crespos, tem inúmeros que eu gosto e o fundamental sempre é não ter cloreto de sódio e, se possível, o mínimo de sulfato (sempre bom verificar na lista de composição). A preferência é para os que fazem menos espuma e não são perolados, pois agridem minimamente nosso fios e cumprem a função principal desse produto, que é higienizar.

Shampoo_cachos

a) Shampoo Black Power – Tutanat b) Shampoo #cronopower Equilibra! – haskell c) Low Poo Sou + Cachos – Yenzah d) Shampoo Divine Waves – DeSirius

Dica fundamental: xampu anti resíduos a cada 15 dias. Nem todos os cremes e óleos que usamos sai com um xampu comum, o acúmulo desses produtos impede que os nutrientes penetrem nos fios. Indico esse da The Beauty Box, bem eficiente, além de dar uma sensação boa de refrescância ao couro cabeludo.

Shampoo_cachos_detox

Xampu Detox – The Beauty Box

2. Máscaras de tratamento

O creme de banho é um dos produtos fundamentais para repor nutrientes no cabelo, auxiliar o desembaraço e encorpar os fios. Eu prefiro as máscaras mais densas, porque percebo o resultado na hora e a quantidade usada de produto é menor. São divididas em três grupos, as de hidratação, as de nutrição e as de reconstrução.

Hidratação

Aquelas compostas por ceramidas, pantenol, vitaminas, seda, aloe vera, extratos de frutas e verduras, glicerinas, etc e podem ser usadas diversas vezes na semana.

Mascaras_cachos

a) Máscara Super Hidratante Dream Cream – Lola Cosmetics b) Hidratação Intensiva Hydra Cachos – Amend c) Máscara de hidratação intensiva Cachos S.O.S – Salon Line

Nutrição

As que têm qualquer tipo de óleo em sua composição. É preferível que seja usada uma vez na semana e caprichar nas pontas que é a parte que não recebe óleo naturalmente.

A imagem pode conter: 1 pessoa

a) Máscara Sou+Cachos – Yenzah b) Creme de hidratação Nutri-Fortificante Cachos Poderosos – Garnier Fructis

Reconstrução

Escolha aquelas que têm queratina, fundamentais para diminuir a quebra e queda dos fios, porém o uso excessivo tem efeito contrário. Deve ser utilizada preferencialmente uma vez a cada 15 ou 30 dias.

Mascaras_cachos2

a) Máscara Capilar Buriti – Nyata Cosméticos b) Máscara Capilart Queratina Creme – Coiffer

3. Condicionadores

O condicionador serve para fechar a cutícula. Há muitos produtos desse tipo para cachos e crespos. Não há regras para o uso desse creme, só não pode esquecer de finalizar a lavagem com ele. Só o uso de shampoo e máscara não é recomendado.

Condicionador_cachos

a) Condicionador Cachos Comportados – Seda b) Condicionador Tratamento Pra Abalar! #ToDeCacho – Salon Line c) Condicionador Superpotente #LoveCachos – Capicilin

4. Leave-in/ Ativador de Cachos/ Creme de pentear

Meus produtos favoritos! A missão de selecionar meus preferidos foi complicada. Gosto tanto dos leves quanto dos mais pesados, meu cabelo “suga” bastante produto, então o exagero quase nunca é um problema. Normalmente quem tem cabelo mais ondulado prefere produtos com uma textura mais leve e quem tem cabelo mais crespo produtos mais pesados.

Leavein_cachos

a) Ativador de Cachos Soul Cacheada – Richée b) Creme de Pentear Brilho Máximo – Salon Line c) Leave-in AFRO -Dhönna

Leavein_cachos2

a) Creme para pentear Crespo Divino #ToDeCacho – Salon Line b) Creme de pentear Cachos Suaves Origem – Nazca c) Leave-in Divine Waves – DeSÍRIUS

5. Óleos

Além de óleos vegetais que são sempre muito bem vindos, há os óleos capilares feitos mesmo para deixar o cabelo (principalmente as pontas) mais viçoso. Toda cacheada é viciada nesse produto, e é essencial ter uma embalagem na bolsa para ir nutrindo os fios ao longo do dia.

Oleo

a) Argan Oil – Lola b) Óleo Brilho Intenso Real Me – nuNAAT c) Óleo Capilar – Moroccanoil

6. Finalizadores

Além dos cremes e óleos, alguns produtos auxiliam na aparência dos cachos, auxiliando na definição, brilho e volume desses. É o caso de mousses, géis e gelatina.

Finalizadores

a) Gelatina Poderosa Meus Cachos – Novex b) Gel para controle de volume S.O.S Cachos – Salon Line c) Hair Mousse – NEEZ d) Mouse hidratante para cabelos cacheados – Lowell

Agora é só sair por aí e arrasar com os cachos bem hidratados e lindos.

 michael tousana GIF

Lembrando que cada cabelo é um cabelo único, então nem tudo que deu certo para o meu, pode dar certo para o seu. O ideal é ir testando e ver quais linhas e marcas se adequam melhor ao seu desejo.

Leia também
:: Empoderamento e feminismo negro: três mulheres compartilham histórias de vida

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna