Tendência! Sobrancelha natural e levemente delineada é a favorita entre as mulheres

Não é de hoje que as sobrancelhas desempenham um papel muito importante na harmonia estética do rosto. Dependendo do estilo adotado, elas podem valorizar os traços, revelar uma personalidade mais marcante ou até certa tristeza no olhar. Das mais finas e arqueadas até as mais cheias e desalinhadas, as tendências já foram muitas. Porém hoje, o formato mais natural possível é considerado o desenho ideal e o estilo mais pretendido pelas frequentadoras de designers de sobrancelhas.

— As mulheres têm andado muito afoitas em relação a sobrancelha. Aquelas mais tradicionais preferem o modelo da atriz Cleo Pires, por exemplo. Porque ela dá a ideia de ser natural, apenas levemente delineada. O que vale mesmo é manter a originalidade de cada uma — considera a esteticista Luzia Costa, criadora de uma rede especializada em embelezamento do olhar e da face.

:: Cabelos tingidos? 3 dicas de como acertar o tom das sobrancelhas
:: VÍDEO! Sobrancelhas perfeitas: como definir, preencher e destacar

A originalidade no formato como no caso da atriz Malu Mader está cada vez em alta. A especialista explica que existem medidas corretas para cada perfil de rosto que devem ser levados em consideração para o formato da sobrancelha, sempre respeitando as características específicas de cada uma. A regra básica é “manter a naturalidade“. E não pense que o fetichismo pelas cores de todos os tipos ficam restritas aos cabelos: tingir as sobrancelhas também é tendência.

(Reprodução) A blogueira e apresentadora Mari Moon é uma das adeptas das sobrancelhas coloridas

(Reprodução) A blogueira e apresentadora Mari Moon é uma das adeptas das sobrancelhas coloridas

— As mulheres estão sem medo e muitas estão descolorindo e tingindo com cores bem diferentes daquelas mais tradicionais. Aquelas com colorações e cortes diferenciados preferem apostar num visual diferente e aí temos cores como azul, rosa, laranja — conta Luzia.

Para a personal beauty e colunista de Donna Taís Andrade, os pedidos são sempre por uma sobrancelha mais grossa. Se nas passarelas a tendência é tirar quase nada para que as modelos fiquem com o desenho mais natural possível — e ainda dão aquela penteadinha para cima no estilo Cara Delevingne —, nos salões as clientes têm pedido por, no máximo, uma leve desenhada.

— Acontece muito de mulheres chegarem desesperadas porque acabaram afinando demais as sobrancelhas. Neste caso, damos uma desenhadinha no formato e começamos a cultivar. Não dá para tirar o fio quando ele está nascendo e aí surgem aquelas pequenas falhas. O que fazemos é preencher com truques de maquiagem como algumas sombras específicas ou lápis de sobrancelha — indica.

Nas passarelas, modelos como a top Cara Delavingne exibem sobrancelhas espessas e desalinhadas

Nas passarelas, modelos como a top Cara Delavingne exibem sobrancelhas espessas e desalinhadas

Com a diminuição da procura pelas sobrancelhas finas e arqueadas, existem algumas alternativas que podem ajudar a deixá-las mais marcadas e delineadas. A mais procurada pelas mulheres é a micropigmentação, onde os pequenos espaços entre um fio e outro são tingidos na superfície. A técnica é feita na camada mais superficial da pele e dura de seis meses a um ano.

:: O que você faz pelos seus cílios e sobrancelhas?
:: Os segredos para cuidar das sobrancelhas

Outra novidade é o mega hair para sombrancelhas. A técnica funciona a partir da aplicação de fios de seda, que são colados um a um nos pelos. O procedimento pode ser uma solução naqueles casos em que as sobrancelhas são menos espessas, porém segundo Taís, o resultado é imediato, mas não funciona a longo prazo.

Sobrancelhas naturalmente bonitas: certo x errado. Dá o play!

De lá para cá

Ao longo dos anos, assim como a moda dos vestuários ou dos penteados, o design das sobrancelhas também sofreu inúmeras mudanças, que podemos identificar nas faces de celebridades que marcaram épocas. Do cinema das décadas de 1920 e 1930, as atrizes Lil Dagover e Louise Brooks adotavam sobrancelhas muito finas, arqueadas e arredondadas ou até mesmo retas, definição de feminilidade e glamour na época. Os anos 1940 definiram um modelo de sobrancelha que preservava a naturalidade dos pelos, mas sempre bem arqueados, sinônimo de sensualidade. Após 1950, as sobrancelhas finas foram esquecidas, dando origem a novos desenhos, mais preenchidos, personificados por Grace Kelly, Marilyn Monroe, Catherine Deneuve, Shirley MacLaine e Sophia Loren.

Porém o natural só tomou força nos anos 1970, com Meryl Streep e Daryl Hannah. Mas foi nos anos 1980 que Madonna consolidou definitivamente a moda da sobrancelha cheia e desalinhada. Essa mesma proposta foi muito usada por grandes atrizes, como Sigourney Weaver. A partir dos anos 1990 a ideia do “natural” se manteve, mas o excesso dos pelos começou a ser retirado, deixando o visual mais leve. Demi Moore, Julia Roberts e Sharon Stone eram as principais adeptas desse novo visual. Em 2000, a moda retomou o desenho mais arqueado e fino. Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow são representantes do estilo.

Mas foi somente a partir de 2010, que as pessoas começaram a compreender que cada sobrancelha é única e que a beleza e a harmonia do rosto só podem ser alcançadas, quando respeitados os limites de cada rosto. Surgem então estrelas como Lily Collins, Emilia Clarke, Cara Delevingne, que se destacaram com as suas sobrancelhas bem marcadas, mas ao mesmo tempo naturais.

Leia mais
Comente

Hot no Donna