Teste: que perfume casa com seu estilo?

Donna tira dúvidas sobre cheirinho de primavera com uma perfumistas e ensina a descobrir que essência tem a sua cara

Foto: divulgação

A chegada da primavera inspira a renovar o estoque de perfumes, apostando em fragrâncias mais suaves. Para ajudar a descobrir em qual estilo investir, Donna conversou com a perfumista da Natura, Veronica Kato. Ela conta segredos por trás da criação de um aroma e propõe um teste para que você descubra o que casa com sua personalidade.

Donna – O jornal New York publicou recentemente uma reportagem mostrando que a rosa, que ganhou fama de brega durante algum tempo, está voltando com tudo na perfumaria, e ainda com status de chique e refinada. Ela retorna mesmo?

Veronica Kato – Aqui no Brasil a nota rosada, quando evidente, é percebida como antiga e cosmética, mas quando combinada com toques frutados, como damasco e framboesa ou especiarias como pimenta rosa, é bem aceita e percebida como jovem e moderna.

Donna – Quais as essências florais são, hoje, as mais amadas pelas mulheres em perfumes?

Veronica – Para as mulheres, até 2008, os florais, principalmente os mais delicados e refrescantes, dominavam o mercado. Ao longo dos anos, a consumidora demonstra a aceitação de perfumes mais descontraídos e joviais, como é o caso dos frutais, e a consolidação de perfumes mais marcantes e sofisticados que é a proposta dos adocicados. Complementando, as essências florais mais amadas pelos brasileiros continuam sendo as notas florais leves como o lírio, a magnólia, a peônia e a frésia, ou florais clássicos como a Rosa e o Jasmim quando combinados com toques frutados como pêssego e frutas vermelhas.

Donna – Lendo a descrição dos perfumes da Natura, vemos uma série de essências diferentes. Como é o início do processo da criação de um perfume? Uma nota específica “inspira” a criação da fragrância?

Veronica – Recebo um briefing do perfume com um resumo de como ele deve ser, o público que deve atingir e etc. Então crio um primeiro cheiro e o submeto às avaliadoras olfativas que trabalham comigo. Elas vão deixar o cheiro o mais próximo possível do conceito inicial, deixando-o mais doce, mais leve ou mais encorpado. Em seguida, eu faço os últimos ajustes até chegar na aprovação final. O processo pode levar meses ou até anos, o tempo médio de um projeto são dois anos. No caso do novo perfume, o Natura UNA Deo Parfum, recebemos um briefing que demandava o desenvolvimento de uma fragrância sofisticada para uma linha de maquiagem. Nos inspiramos nos tons da paleta de UNA  para criar a fragrância, na saída, mesclamos tons vibrantes como a tangerina, a pimenta rosa e ameixa, e nas notas de corpo, tons florais que trouxessem feminilidade e sofisticação como o lírio, a rosa damascênia e a peônia inspirados nos tons rosados de nossa maquiagem, e para as notas de fundo trouxemos notas cremosas e aveludadas como o sândalo, o musk,  o chocolate, inspiradas na textura dos produtos

Donna – Que estilo de perfume combina mais com o clima de primavera?

Veronica – Assim que o clima começa a esquentar, as fragrâncias mais indicadas são sempre as mais leves, frescas e menos invasivas. As alternativas são os florais frescos, verdes e frutados, fougère fresco e marine e chipre cítrico e frutado. Mas, caso o seu perfume predileto tenha uma característica olfativa mais marcante, como um oriental ambarado, deixe para usá-lo a noite ou procure a versão mais leve, como uma Água de Banho. Muitas empresas já apresentam a mesma fragrância com diferentes concentrações. 

Donna – Como fazer o perfume durar mais? Aplicando em uma região específica do corpo ele fixa por mais tempo?

Veronica – São três os fatores que contribuem para o tempo de duração de um perfume. Primeiro o caminho olfativo, um perfume que tem um caminho mais fresco, quer dizer com notas mais voláteis em maior proporção, elas vão embora mais rápido, um perfume mais adocicado ou amadeirado, que tem ingredientes menos voláteis em maior proporção na composição, tende a durar na pele por mais tempo. Outro fator que contribui na fixação de um perfume é a sua concentração, perfumes com menor concentração como as águas de colônia e os splashs duram menos, e perfumes como as colônias, as essências e o Eau de parfum, que têm uma concentração maior, duram mais tempo. E, finalmente, o tipo de pele, no qual fatores como alimentação, medicamento, camada lipídica contribuem também no tempo de duração do perfume. As regiões de melhor aplicação de um perfume são atrás das orelhas e nos pulsos, pois são regiões onde há boa circulação de sangue e a pele é quente, o que facilita a evaporação do produto.

Teste: encontre sua fragrância

O perfume é e sempre foi um instrumento utilizado pelas pessoas para se sentirem bem, charmosas e sensuais. Para encontrar o perfume ideal é preciso conhecer melhor o seu estilo, seu gosto e a ocasião em que você irá utilizá-lo. Respondendo as questões abaixo você irá encontrar o perfume que mais combina com o seu estilo!

1. Quando pensamos em como você se veste você diria que:

A) Dá preferência a cores básicas e discretas
B) Prefere roupas mais coloridas e descontraídas
C) Antes mesmo de escolher uma roupa, você já pensa nos acessórios que irá utilizar
D) O modelito escolhido sempre é diferenciado, com texturas e cortes exclusivos

2. Qual a viagem dos seus sonhos:

A) Machu Picchu
B) Europa
C) Uma praia paradisíaca
D) Estados Unidos

3. Qual o tipo de culinária que você mais se identifica:

A) Asiática
B) Italiana
C) Vegetariana
D) Japonesa

4. Qual o seu tipo de bebida:

A) Vinho
B) Energético
C) Prosseco
D) Suco de frutas

5. Qual o tipo de situação que mais te atrai:

A) Uma festa badalada
B) Uma Rave com muita música eletrônica
C) Um jantar a luz de velas
D) Uma trilha com os amigos

Marcou mais florzinhas?

Você é uma pessoa clássica!

Gosta de usar cores básicas com tecidos elegantes e discretos. Não segue o modismo, mas está sempre bem-vestido. No caso das mulheres, você terá preferência por fragrâncias bem femininas, como os perfumes florais, deste caminho você irá gostar dos mais verdes e aquosos, por serem mais discretos. No caso dos homens, você terá preferência por fragrâncias masculinas clássicas, como os perfumes amadeirados.

Marcou mais triângulos?

Você faz o estilo esportivo!

Leva a saúde em primeiro lugar, gosta de esportes e contato com a natureza. Busca conforto e informalidade no seu jeito de viver e de se vestir. Você dá preferência à fragrâncias leves, refrescantes e que podem ser usadas em abundância. Tanto o homem quanto a mulher deste estilo, terão preferência por perfumes dos caminhos olfativos Cítricos e Ervas.

Marcou mais estrelas?

Você faz o tipo antenado!

Busca sempre a diferenciação pela qualidade e sofisticação de suas roupas, acessórios e estilo de vida. Você não passa desapercebido, é uma pessoa muito charmosa e carismática. Você dá preferência à fragrâncias marcantes, presentes em perfumes surpreendentes. No caso das mulheres a escolha ideal são os perfumes adocicados, que irão abrilhantar sua personalidade. Os florais mais envolventes e sensuais também são uma ótima opção para você. Já para o homem, terão preferência por perfumes do caminho olfativo madeira, que tenham toques de couro e especiarias quentes.

Marcou mais losangos?

Você é a ousadia em pessoa!

Você é aberto ao novo, é descolado, alto-astral, informado e possui atitude. Você está sempre reinventando o seu visual, adicionando o seu toque pessoal às suas roupas. Tanto o homem quanto a mulher deste estilo terá sua preferência focada na escolha de perfumes que tragam ineditismo e que te surpreenda como é o caso das fragrâncias dos caminhos Frutal e Cítrico, que irão trazer uma vibração toda especial para o seu dia-a-dia.

Leia mais
Comente

Hot no Donna