Tipo de cabelo: você sabe identificar o seu? Saiba mais sobre a curvatura do fio

Foto: Instagram/Reprodução
Foto: Instagram/Reprodução

Você sabe mesmo qual é o seu tipo de cabelo? Liso? Cacheado? Crespo? Ondulado?

Todo mundo sabe que esses 4 tipos existem. Mas você já ouviu falar de outra classificação, que vai de 1 a 4C? É a chamada curvatura do cabelo.

Além dos tipos, foram definidos 10 subtipos que vão do cabelo lisão até o cabelo black power que não forma cacho. Veja abaixo:

Resultado de imagem para tipo de cabelo

É bem importante descobrir o seu tipo de cabelo predominante. Esse conhecimento será essencial na hora dos cuidados diários, para uma manutenção mais fácil e de maior eficácia.

E digo predominante porque é quase impossível encontrar um cabelo que tenha uma textura só. Isso se deve a diversos fatores, desde a forma que a gente deita com a cabeça no travesseiro até a quantia de nutrientes no couro cabeludo.

O meu cabelo, por exemplo, tem 3 tipos diferentes de curvatura: 3B, 3C e 4A, mas o predomínio é o 3C.

Confira os tipos e subtipos:

Tipo 1

É o liso escorrido, com fios finos e sem volume. Aquele tipo de cabelo que não “para nada”, nem com toda a quantidade de fixador do mundo.

Normalmente, esse tipo de cabelo é oleoso. Por isso, as mulheres costumam lavá-lo todos os dias e têm o shampoo a seco como seu melhor amigo. A influenciadora digital gaúcha Dóris Baumer é um exemplo desse fio.

buuuuudiaaaaa sabadão! 💓

Foto: Instagram @ddbaumer

Tipo 2

São fios que possuem alguma ondulação (em formato de S), que crescem de forma gradual de acordo com as letras (A, B, C).

2A – Cabelo levemente ondulado (bem levemente). Não é aquele liso escorrido, pois mesmo que menos perceptível, ainda tem certa ondulação.

Normalmente, os cuidados para esse tipo de fio são semelhantes aos do tipo 1. A raiz também pode ser bem oleosa e o comprimento sem volume. Ainda assim, esse tipo de cabelo permite alguns penteados e transformações de textura com fixadores e mousses. O uso de leave-ins valoriza as ondas.

A atriz Scarlett Johansson é um exemplo.

Foto: Tiziana Fabi/AFP

2B – Esse tipo de cabelo tem tendência a ter mais frizz e ondulações mais marcadas. A raiz ainda pode ser oleosa, mas não passa para o resto do comprimento. Há presença de volume.

O da atriz Kate Hudson é um exemplo.

Imagem relacionada

Foto: AFP

2C – A ondulação já é quase um cacho e a raiz é menos grudada na cabeça, mais volumosa.

Shakira relató los duros momentos que vivió cuando atravesó por problemas de salud. AFP/Metro

Foto: AFP

Tipo 3

São os cabelos cacheados com diferentes níveis de curvatura (em formato de mola). Alguns ainda podem ter a raiz oleosa, mas são mais soltas e volumosas.

Podem apresentar ressecamento, já que a oleosidade e nutrientes que saem do couro cabeludo nem sempre conseguem chegar as pontas, por conta dos cachos. A paixão de quem tem esse tipo de curvatura são os cremes finalizadores que deixam os fios definidos por mais tempo.

3A: Cachos bem abertos, raiz mais lisa, mas solta e com um pouco de volume. O frizz é mais presente que nos ondulados. O comprimento tem efeito de babyliss natural, mas pode ser que os cachos não durem muito tempo, pois os fios mais finos fazem com que o cabelo dê uma murchada ao longo do dia.

A maquiadora e influenciadora digital Duda Fernandes tem esse tipo de cacho.

Boa noite meus amores! Quem viu o vídeo dessa Make que saiu hoje? Nele falei Sore um Workshop BABADO! O espelho não tem poder para revelar a sua beleza, mas o workshop da Renata tem! Quem já ouviu falar que para fazer uma maquiagem precisamos entender o cérebro primeiro? É isso mesmo, maquiagem é muito mais do que mover o pincel de um lado para o outro, Ela vai te explicar porque voce tenta tantoooo e ainda não consegue acertar na sua maquiagem. Você acha que eu não vou assistir isso? Eu ja tô super inscrita nesse workshop, e o melhor de tudo: é GEATUITO. Não dá pra querer mais nada né?O workshop será do dia 27/11 a 11/12, e vai no ar às 19:00hr ele eh online, voce assiste no conforto da tua casinha! Se tu não conhece a Renata Meins ( não sei em que Instagram tu vive 😂)... A Re é formada na Austrália em visagismo na maquiagem ela vai estar dividindo técnicas exclusivas nesse workshop. Não vai perder! Para se cadastrar apenas clique no link que eu deixarei disponível no perfil, clica e te inscreve! 👊🏻💋 #makeupacademy #ad

Foto: Instagram @oficialdudafernandes

3B: Cachos desde a raiz com fios mais encorpados e definidos. O cabelo é mais volumoso que a subcategoria 3A. Um exemplo desse tipo de fio é o da influenciadora digital Steffany Borges.

Vou pela vida sorrindo ✨#sorria

Foto: Instagram @steffany_borges

3C: Cachos menores e mais fechados que os outros tipos de cabelos cacheados. Também são mais ressecados, por conta da curvatura maior, com raiz mais volumosa e mais frizz. Fios mais finos.

Como adiantei antes, meu cabelo se encaixa nessa categoria :)

Boa noite, lindezocas 🌙 esperando vocês no canal com um vídeo massa :) link no perfil #negrasecrespas

Foto: Instagram @negraecrespa

Tipo 4

Cabelo afro mais fechado e mais ressecado, por conta da oleosidade natural não conseguir atingir todo comprimento. Por conta disso, a maioria das mulheres que tem esse tipo de cabelo se joga nos óleos vegetais. Além disso, os fios são bem volumosos.

4A: Possui a raiz volumosa e os cachos super fechados, definidos e bem estruturados. Os fios possuem um aspecto mais ressecado.

A blogueira de maternidade e empoderamento negro Lydia Goes tem esse tipo de cabelo.

Me desculpem mas... EU SOU MARAVILHOSA!!! E você também viu!! Pic @cassiojpsilva #diadamulhernegralatinoamericanaecaribenha

Foto: Instagram @mamaepretacrespa/ Cassio JP Silva

4B: Cachos minúsculos, quase imperceptíveis, com muito muito volume e frizz.

Solange Knowles, irmã de Beyoncé, é um exemplo desse tipo de curvatura.

"Beyonce: Life Is But A Dream" New York Premiere - Arrivals

4C: É o cabelo black power. Não tem mais definição de cacho e alguns têm padrão de curvatura “Z”. Costumam sofrer mais com o fator encolhimento.

O cabelo da blogger Débora Cunha é assim.

African ✊🏽 by @parisbabi#naturalhair #cheveuxnaturels #cheveuxcrepux #blackvoyageurs #thecurlybelle #nhdaily #naturalhairdaily #crespa #travelblogger #travelnoire #paris #yellowbackground #yellow #amarelo #fundoamarelo #colored #happy #smile #crown #rainha #queen #negraecrespa #meninasdecabelocrespo #meninasblackpower #parisbabi #parisiense #bresilienne #bonnejournée

Foto: Instagram @debora_ninja

E aí, identificou o seu tipo de cabelo?

Leia mais:
:: Desembaraçar cabelo a seco, máscara depois do condicionador e mais: veja cinco “erros” que toda cacheada já cometeu
:: Volume no cabelo afro: dicas para não ter medo de se arriscar no cabelão
:: Marca de Beyoncé lança boné para cabelos cacheados

Leia mais
Comente

Hot no Donna