Beleza pura: 10 aplicações do óleo de coco para pele, cabelo e boca

Foto: Julio Cordeiro
Foto: Julio Cordeiro

Por Natasha Heinz, especial

O óleo de coco é usado nas indústrias para fabricação de produtos (como sabão, por exemplo) e até na gastronomia de certas culturas asiáticas. Seu uso, no entanto, se popularizou em aplicações pró-beleza: pode ser usado na pele, nos cabelos, nas unhas e até na boca.

As celebridades aderiram: Angelina Jolie toma uma colher de óleo de coco todos os dias de manhã, Miranda Kerr mistura com o chá verde, Emma Stone diz que usa como removedor de maquiagem e Kylie Jenner, irmã mais nova de Kim Kardashian, divulgou que já aplicou nos dentes como tentativa de clareamento.

Consultamos a dermatologista Paula Chicralla para indicar as utilizações mais comprovadas na área médica. 

– O fato do óleo de coco ser um bactericida e antifúngico natural, com alto poder hidratante e facilmente absorvido pela pele, o torna multiúso – explica a dermatologista. – Existem vários tipos de óleo de coco, e o melhor de todos é o extravirgem. Para armazenar, a temperatura ambiente é suficiente, não é preciso refrigerar – completa.

Veja 10 usos indicados para o óleo de coco na beleza

Na pele

Foto: divulgação

1. Removedor de maquiagem
Pode ser aplicado no rosto diretamente ou com ajuda de um algodão para retirar maquiagens mais pesadas.

2. Hidratante para rosto e corpo
– Excelente hidratante, pois é absorvido rapidamente e chega até mesmo a camadas mais profundas da pele – explica a dermatologista Paula Chicralla. – No corpo, junte partes iguais do óleo e do seu hidratante para potencializar o tratamento.

3. Marcas na pele
Para gestantes: o óleo de coco ajuda a prevenir estrias.

4. Na depilação
Passar o óleo de coco antes da depilação ajuda a amaciar os pelos, facilitando o corte com a lâmina, e também a hidratar a pele. Seu efeito antimicrobiano também ajuda contra possíveis infecções.

No cabelo

5. Silicone de brilho
– Coloque a quantidade referente a uma moeda de 1 real na palma da mão, esfregue e aplique da metade do cabelo até a ponta – ensina Paula. Diferentemente de outros produtos que podem pesar nos cabelos, o óleo de coco deixa eles leves e com brilho natural.

6. Tratamento noturno
– Aqueça de três a cinco colheres de óleo de coco no microondas e, depois que ele esfriar um pouco, aplique no cabelo já lavado – indica a dermatologista para usar o óleo como uma máscara de tratamento.
Não esqueça de colocar uma touca e lavar o cabelo ao acordar.

Leia também
:: Óleo de coco extra-virgem, o novo queridinho dos consultórios de nutrição
:: Óleo de coco: gordura que queima gordura

Na boca

Fonte: divulgação

7. Hidratante labial
Para lábios rachados ou ressecados, ele pode ser usado como hidratante labial. A dermatologista indica: é possível criar seu próprio lip balm com o produto, pois, abaixo dos  25°C o óleo de coco começa a solidificar.

8. Melhorar o hálito
– Por conta das propriedades bactericida e antifúngica, é indicado usar o óleo de coco para um gargarejo – explica  Paula, apontando que uma colherada já é suficiente.
Fazendo isso, você elimina os germes que naturalmente acabam ficando na boca, garantindo um hálito mais fresco e dentes mais saudáveis.

coconutslide2

E tem mais!

9. Amaciador de cutículas
Passar o óleo de coco nas cutículas é uma ótima ideia para amaciá-las e ajudar na hora de cortar.

10. Limpar pincéis de maquiagem 
Ele também ajuda a eliminar a sujeira dos seus pincéis de maquiagem: a dica é misturar duas partes de sabonete bactericida e uma de óleo de coco e deixar os pincéis imersos por pelo menos uma hora.

Leia mais
Comente

Hot no Donna